Jovens não fazem plano de carreira e querem independência financeira

Hamilton Ferreira Fonseca

Planejar a carreira e guardar dinheiro parecem ser dois hábitos distantes dos jovens profissionais brasileiros. É o que aponta um estudo feito para entender o comportamento dos jovens das classes C e D no mercado de trabalho. De acordo com os dados, apenas 7% dos entrevistados pensam em um plano de carreira e 80% deles estão em cargos subordinados. Além disso, 56% desses jovens gastam os seus salários com lazer e bens de consumo.


Diferentes segmentos e algumas capitais analisadas
O levantamento foi realizado entre março e junho deste ano com 812 participantes entre 16 e 22 anos, que estavam trabalhando em empresas de varejo, telemarketing, fast-food, companhias aéreas, bancos e pequenos negócios, em cinco diferentes regiões do Brasil: São Paulo, interior paulista, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Ainda de acordo com o levantamento, 61% desses jovens cogitam sair de seus empregos no curto ou médio prazo, enquanto que 50% permanecem no máximo por um ano nas corporações.


Desencontro de valores
Percebemos que o jovem entra nas empresas sem pensar em planos de carreira ou em constituir uma reputação. Essa postura faz com que tanto empresas quanto gestores – por serem de outras gerações – critiquem essa massa de jovens em vez de procurar entendê-los, para daí então tentar motivá-los. Os desencontros de valores são alguns dos motivos que ocasionam o alto índice de rotatividade, explica Jean Soldatelli, diretor de Novos Negócios e Comunicação da consultoria Santo Caos, responsável pela pesquisa.


Ascensão econômica das classes C e D
De acordo com Soldatelli, os números refletem a ascensão econômica das classes C e D, quebrando o paradigma de que todo jovem dessas camadas sociais é obrigado a ajudar os pais no sustento da família. Segundo o executivo, a pesquisa mostra que 30% dos jovens entram no emprego buscando independência financeira, enquanto apenas 19% entram no mercado de trabalho para ajudar nas despesas do lar, ou por buscarem apenas um primeiro emprego. Outros 13% querem ter experiência profissional e, para apenas 5%, a relevância da marca no mercado é essencial para sua entrada na respectiva companhia.

Gastos com lazer superam os ganhos
No entanto, 56% confessaram gastar com lazer e consumo, inclusive os que estão trabalhando para ajudar nas despesas familiares. A procura por um emprego é motivada por independência financeira e, consequentemente, os gastos com lazer e consumo acontecem cada vez mais cedo e numa frequência muito maior, aponta Com a equipe de redação do Salario BR

 


Curtas
* O IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná) realiza nesta quinta-feira (dia 30) a entrega do prêmio Equilibrista 2014 e do Prêmio Destaque Finanças. O vencedor do prêmio Equilibrista 2014 é o executivo Mauricio Marchesini Carvalho, gerente financeiro e Tesouraria da Faurecia para a América do Sul.

* De 3 a 8 de novembro acontece mais uma edição da Festa das Linguagens Medianeira (FLIM). O evento, gratuito e aberto ao público, terá palestras com autores convidados, apresentações de dança, teatro, mostras de cinema e fotografia. Entre os palestrantes está o premiado escritor Ricardo Azevedo. Programação completa: https://www.colegiomedianeira.g12.br/blogs/flim2014/

* Incorporando responsabilidade social e saúde animal, a Inovavet lança produto inédito no Brasil, que libera um feromônio sintético capaz de enviar uma mensagem sensorial que permite reduzir o estresse no manejo exigido pela suinocultura.

* A Cnova N.V., uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo e parte do Grupo Casino, continua sua internacionalização com a abertura do Cdiscount.com.br no Brasil. O site oferece aos clientes oportunidades únicas para adquirir itens de qualidade com economia significativa. A Cnova já é conhecida no país pelos portais Extra.com.br, Pontofrio.com e Casasbahia.com.br.

*  Gerente de comercial e de operações para agencia de viagens situada no centro de Curitiba.  Experiência com turismo, envolvendo aspectos administrativos e vendas de pacotes e roteiros turístico, gosto por viagens e cultura geral. Trabalho agradável e para inicio imediato. Curriculos com fotos e indicação salarial aos de: hamilton@hamiltonfonseca.com.br


O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.
(Alfred Montapert)