Lembranças no local de trabalho suavizam a jornada

Ana Paula de Carvalho — anapaula@stampanews.com.br

Alguns optam por colocar porta-retratos, outros preferem bichinhos de pelúcia, enquanto há os que gostam de adornos dos mais diversos. E, como é usual o discurso de não trazer os problemas de casa para o trabalho, as pessoas costumam ficar rodeadas com boas lembranças da vida pessoal, que de alguma forma suavizam a jornada competitiva do dia a dia.
A consultora em usabilidade Adriana Betiol afirma que, além de nossa bolsa, laptop e outros apetrechos, levamos para a mesa de trabalho um pouco de nossa personalidade. Segundo ela, a tendência é valorizar o aspecto emocional no trabalho. “O aspecto emocional tem impacto no cognitivo. Aquele objeto pessoal, uma foto, uma lembrancinha, causa uma reação positiva capaz de afetar a memória e o raciocínio.

Capital humano
Hoje, toda a preocupação é com o bem-estar dos colaboradores. O designer Dari Beck, gerente do Estúdio Flexiv, reforça este conceito e aposta em uma humanização do móvel. “O posto de trabalho é algo mutável. Quando trocam um funcionário de lugar, ele imprime ali a sua personalidade e dá outras funções para um móvel ou um acessório que já estava lá”, acrescenta.

Identidade no espaço de trabalho
A tendência de valorizar a personalização veio para ficar e, no escritório, é sinônimo de aumento da produtividade. Adriana Betiol ainda explica que existem três aspectos fundamentais que devem ser considerados no espaço de trabalho: funcionalidade, usabilidade e o aspecto emocional. “Quando os três estão alinhados, o funcionário consegue produzir mais e melhor”, aponta.
Marcio Nantes, que trabalha na área de criação da agência digital Redirect, é exemplo de que trazer lembranças para o ambiente de trabalho causa impacto positivo. Sua mesa conta com bonequinhos de desenho animado e foto da família. Como bom ilustrador, é fã de desenhos animados, quadrinhos e personagens. “Para mim, é importante poder ter por perto, no meu local de trabalho, elementos que me trazem descontração e diversão e ainda me ajudam a imprimir no meu espaço de trabalho a identidade de quem sou. Do mesmo modo, a foto da família faz da minha mesa uma pequena extensão da minha casa, deixa o meu espaço mais pessoal e ainda serve como um motivador”, explica o ilustrador.
Eu, por exemplo, adoro colecionar imãs para pendurar recadinhos para mim. E, lógico, sempre tem uma garrafinha de água ao lado do computador para não precisar perder a concentração durante o trabalho. Outro detalhe: como adoro móbiles, tenho uma borboleta (artificial, claro) para trazer natureza para perto.

Personalizar com equilíbrio
Claro que a personalização do espaço de trabalho deve ser feita com bom senso.
“Também não é para levar a casa inteira para o trabalho, mas sim trazer elementos
que conduzam a uma sensação boa, agradável”, explica Adriana.

Siga algumas dicas:
* Como sua mesa de trabalho não é exatamente sua, mas um lugar da empresa cedido para você ocupar no dia a dia, evite acumular coisas demais sobre ela;

* O espaço de quem trabalha também não é uma loja de brinquedos. A imagem que passa é de infantilidade. Prefira acessórios do tipo anti-stress, como bolinhas para virar nas mãos, almofadas de apertar para aliviar o stress, pêndulos e minijardins de areia;

* Plantas são bem-vindas, mas não transforme sua baia em um jardim;

* Seja discreto ao expor fotos e evite as que expõem muito sua vida pessoal, como de biquini ou sunga na praia;

* Para as mulheres, todo cuidado para não transformar a mesa de trabalho em penteadeira: reserve um espaço fechado para lixas, maquiagem, batom e esmaltes.

CURTAS
* A Associação de Profissionais da Copel (APC) empossou ontem nova diretoria com reunião no Hotel Bristol. A entidade luta pelos direitos dos colaboradores da estatal.

* O SESCAP-PR realiza no dia 20 de julho o curso “Trabalho temporário e terceirização de mão de obra”, ministrado pela advogada e especialista em Direito do Trabalho, Yara Ejczis Henriques Goldman. Informações: (41) 3222-8183 ou www.sescap-pr.org.br

* A ESIC Business & Marketing School está com inscrições abertas para o vestibular agendado de vagas remanescentes do curso de Administração. As inscrições e as provas podem ser feitas até o dia 19 de julho, na sede da instituição em Curitiba ou pela internet (www.esic.br).

* Mais vagas disponíveis pelo IEL Estágio. Confira: www.ielpr.org.br

* A Associação Junior Achievement Paraná realizou formatura de miniempresas criadas por estudantes de 2º ano do ensino médio dentro das escolas. O programa, que é um dos principais da entidade, abre a oportunidade aos jovens vivenciarem o mundo dos negócios. Boa iniciativa!

FRASE
“É preciso ter o caos em si mesmo para ser capaz de dar à luz uma estrela dançante.”
Nietzsche