Ler bem pode fazer a diferença
Alguma vez você já quase perdeu um prazo de um trabalho por não dar conta de ler todo o projeto ou documentos? Ou pior: já sentiu sono, cansaço e perdeu completamente o fio da meada durante uma leitura? Se já se viu nesta situação, saiba que isso é mais comum do que se imagina e a boa notícia é que isso pode ser solucionado por meio de fisioterapia ocular, programa oferecido pela empresa Pilbra, que possibilita que você leia até 200 páginas em 20 minutos. Fomos conversar com a Diretora de Relações Públicas, Carla Gazapina, para entender melhor.
O que a empresa oferece e como é desenvolvido?
Nós trabalhamos com o PIL, Programa Integral de Leitura, que é um método de fisioterapia ocular, baseado em pesquisas científicas americanas, que, por meio de reprogramação neurovisual, possibilita que nossos alunos leiam no mínimo 2.000 palavras por minuto. Em nossa empresa contamos com pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e demais áreas que irão identificar e corrigir os maus hábitos de leitura.
Quais são esses maus hábitos de leitura?
A maioria das pessoas enquanto lê sente sono, se desconcentra, não compreende e não retém o que lê. Com isso, a leitura se torna algo enfadonho e cansativo. Essas pessoas, durante a leitura, normalmente balbuciam o que estão lendo, leem em voz alta ou mesmo mentalmente, assim, qualquer coisa externa acaba atrapalhando, como barulhos, e muitas vezes se perguntam: O que eu estava lendo mesmo? e acabam tendo que reler, o que é outro péssimo hábito.
Como funciona o programa e quem pode fazê-lo?
Inicialmente, nós aplicamos um diagnóstico gratuito de leitura, onde identificamos quais são os maus hábitos de cada pessoa. Assim, quando ela se torna nosso aluno, sabemos exatamente o que precisamos trabalhar com ela e qual será o profissional que melhor poderá ajudá-la. Trabalhamos com guias, onde diferentes habilidades são trabalhadas: velocidade na leitura, compreensão, retenção, análise e síntese. Como todos nós lemos, seja por lazer ou por necessidade, o PIL pode ser desenvolvido por crianças a partir dos oito anos até pessoas com 70, sendo que hoje nosso maior público é de vestibulando, concurseiros e profissionais que demandam de grande volume de leitura, como da área jurídica e médica.
Quais os benefícios de se tornar um leitor integral?
Ao se tornar um leitor integral, além de ler um maior volume de informação em menos tempo, ele ainda terá plena compreensão e retenção dos conteúdos lidos, assim, irá otimizar o tempo, ler aquele livro que sempre quis e nunca conseguiu e ter maior período de lazer ou família, pois, não estará preso às leituras obrigatórias. Sem falar que ler é um excelente exercício mental, ou seja, quem quer se manter longe de problemas como Alzheimer e Parkinson, deve usar e abusar da leitura.
Como é possível conhecer melhor o programa de leitura?
Basta ligar no 3091-2125 e marcamos um horário para que qualquer pessoa possa realizar sem custo e compromisso um diagnóstico de leitura. Nós vamos até a pessoa para realizar este atendimento.
CURTAS
* A rede de concessionárias Luson tem novo diretor geral e aposta na ampliação do seu market share. O desafio está nas mãos de Edinelson Max Góes, que atua há 27 anos no segmento automotivo.
* A Dell Computadores é a mais nova parceira da Previsul Seguradora. Para quem é fidelizado com o Cartão de Vantagens da seguradora, o desconto chega a 10% nas ofertas anunciadas no site oficial Dell Brasil.
* No dia 11 de setembro, será realizada a palestra Os relacionamentos nos dias de hoje pela empresária Sheila Rigler no Shopping Palladium.
* A Microsoft abriu inscrições para a Imagine Cup 2013. A competição, que premia estudantes com ideias inovadoras desenvolvidas em plataformas Microsoft, também abre caminho para o desenvolvimento de novos negócios baseados nos projetos apresentados. Na edição de 2012, alunos paranaenses ficaram em segundo lugar mundial da competição em uma das categorias. Mais informações em www.imaginecup.com
* O SINCAPR (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná) realiza no dia 17 de setembro encontro sobre recursos humanos. Informações: (41)3225-2526
* Nesta quarta-feira (04), das 19h30 às 21h, a ABRH-PR promove o encontro do Programa de Desenvolve RH: Mesas Temáticas, norteado pelo tema Case Renault: Pipeline de Liderança – Conceito e aplicação de um instrumento inovador no desenvolvimento de lideres de vanguarda. Inscrições e informações pelo telefone (41) 3262-4317 ou pelo email [email protected].
Frase:
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
(Carlos Drummond de Andrade)