Lições do cinema para treinamento de equipes

Hamilton Fonseca, headhunter, fusões & aquisições | hamilton@hamiltonfonseca.com.br

 

Não são só os cursos formais e palestras que as empresas podem indicar aos seus funcionários. O cinema está repleto de obras com boas lições que podem fazer com que os colaboradores trabalhem com mais garra e afinco. Vejam alguns bons exemplos:
 
Ética, determinação e ousadia
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento –  a vida de Erin, interpretada por Julia Roberts, lembra a de muitas mães que trabalham arduamente para sustentar seus filhos. Com três crianças e um emprego em um pequeno escritório de advocacia, ela descobre que a água de uma cidade está sendo contaminada e espalhando doenças entre os habitantes. Ela convence o chefe a deixa-la investigar o caso e mobiliza toda a cidade por um bem maior. 

Perseverança e motivação
À Procura da Felicidade – o filme que conta a história real de Chris Paul Gardner (Will Smith) é um verdadeiro ensinamento de perseverança e motivação. Nele, o personagem principal, um vendedor de aparelhos médicos, tem o sonho de se tornar um corretor de ações. Sua jornada é repleta de grandes desafios, mas ele não desiste até que a meta seja cumprida.

Superação de adversidades
Compramos um Zoológico – o filme conta a história de um pai de família que para recomeçar sua vida após o falecimento da esposa se muda para um zoológico em péssimo estado de conservação, onde, com a ajuda de uma equipe de funcionários, tenta fazer com que o local recupere o brilho perdido. A lição trazida por esse filme é a de lidar com as diferenças e acreditar que a união faz mesmo a força. Superar adversidades, inovar e descobrir sonhos  são ensinamentos que o funcionário pode levar para o seu dia a dia. 
 
Atenção, humor e simplicidade
Patch Adams – O Amor é Contagioso – amor pelo próximo e pelo trabalho, persistência e coragem de fazer diferente são os maiores pontos abordados na história de Hunter Adams. Seus métodos pouco convencionais, prezando a alegria e o envolvimento emocional com os pacientes, acabam por gerar um grande conflito com o reitor da universidade, que tenta expulsá-lo a todo custo. Assim é possível concluir que nem sempre o excesso de racionalidade nas tomadas de decisões é fundamental. 
 
Adaptação e flexibilidade
Amor sem Escalas –  nesta obra, Ryan Bingham (interpretado por George Clooney) tem um trabalho nada simpático: o executivo está sempre viajando para demitir funcionários. Quando a empresa cria um programa de vídeo conferências para cortar os custos das viagens, ele precisa pensar em uma maneira de se adaptar a essa nova realidade e ainda encarar sua dificuldade em se conectar a outras pessoas. 


Curtas:


Frase:

"Na vida temos que ser ligeiros como os gatos e motivados como os cachorros".

(Rodrigo Milla)