Saber se comportar de maneira adequada no ambiente virtual é uma atitude muito importante para quem deseja manter uma boa imagem na rede. Ainda mais quando o espaço na rede torna-se um importante diferencial na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. As mídias sociais figuram como grandes ferramentas de RH e demandam uma “etiqueta” por parte do usuário. De acordo com o especialista em segurança e tecnologia, Antonio Borba, que também é diretor executivo da Magic Web Design, adotar um comportamento mais reservado na web pode render bons frutos profissionais.
O que não fazer
Na avaliação de Borba, quem realmente está disposto a usar as mídias a favor de contatos profissionais deve estar ciente de alguns posicionamentos a serem tomados. “Ao enviar e-mails profissionais e currículos, evite o uso de emoticons, bem como letras garrafais e destacadas. Dessa forma, o candidato apresenta uma postura séria e equilibrada diante do recrutador. Além disso, é recomendável não postar fotos íntimas ou com bebidas alcoólicas nas redes sociais, nem depreciar empregos e chefes anteriores”, revela o consultor.
Panorama
De acordo com pesquisa realizada pela empresa AVG Technologies junto a 230 profissionais de recursos humanos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, 90% dos recrutadores analisam os perfis de candidatos na hora de realizar o processo seletivo. Só isso já é motivo para acender o sinal amarelo ao postar seu próximo comentário nas redes sociais ou compartilhar assuntos delicados ou com tom preconceituoso ou até mesmo raivoso. Ainda segundo a pesquisa, as principais plataformas utilizadas para avaliar os candidatos nos Estados Unidos são Google (85%), Facebook (81%), Linkedin (71%), seguido de Twitter (39%), Instagram (18%) e Flickr (15%). Mas o dado mais importante revelado pela publicação é de que metade dos profissionais de RH já excluiu pessoas de seleções por conta de seus perfis na web.
Tendência de mercado
Para Borba, da Magic Web, a tendência é de que cada vez mais as empresas utilizem os recursos virtuais para validar uma contratação. “Para a geração Y, que não desgruda das telas do computador e das plataformas móveis, as redes sociais tendem a permanecer como importantes catalisadoras de vagas. Vale ficar atento às oportunidades”. Mas sem se descuidar do conteúdo compartilhado para o universo – e os recrutadores.
Curtas
* O presidente do Grupo Hübner, Nelson Roberto Hübner, tomou posse como vice-presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) no dia 29 de julho. Durante a solenidade, na qual o ex-presidente da entidade Marino Garofani recebeu o título de “Personalidade AECIC 2013”, a diretoria e o conselho deliberativo da instituição para o biênio 2013/2015 foram apresentados. “Estou muito feliz com a oportunidade de colaborar na gestão da Aecic. Isso só foi possível graças à dedicação e ao apoio que recebo da minha família”, afirma Hübner.
* Mudança no comando de hotéis em Curitiba. A Atlantica Hotels International anuncia mudanças na gerência geral dos três empreendimentos que administra em Curitiba. Os profissionais já têm vasta experiência em hotelaria e já fazem parte do grupo de excelência em atendimento da rede. Nilson Bernal torna-se o gerente geral do Four Points by Sheraton Curitiba após passagem de 3 anos pelo Radisson Hotel Curitiba, que agora passa a ser liderado por Márcia Coelho. Com oito anos de Atlantica Hotels International, a executiva já comandou o departamento de controladoria dos três empreendimentos da capital paranaense e atualmente gerenciava o Quality Hotel Curitiba. Em seu lugar assume Yvanna Alves Silva que está na rede há sete anos e sua trajetória incluiu cargos gerenciais no Comfort Suites Alphaville e no Quality Resort & Convention Center Itupeva.
* A Microsoft anunciou a disponibilidade para download do Windows 8.1 Enterprise, ocasião para testar o sistema operacional com recursos premium em desenvolvimento para atender necessidades de mobilidade, segurança, gerenciamento e virtualização das corporações de hoje.
* Camilo Godoy, futuro presidente da Previsul Seguradora, realiza o primeiro pronunciamento depois durante comemoração dos 107 anos da empresa. O evento também contou com a presença de Thierry Claudon, presidente do Grupo Caixa Seguros e Ernesto Pedroso, membro do conselho administrativo da Companhia.
* O Hospital Cardiológico Costantini promove entre os dias 9 e 10 de agosto o seminário Cardiopatia Congênita no Adulto. O evento é voltado para cardiologistas, clínicos gerais e estudantes de medicina. Informações: (41) 3013-9267.
Frase
O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo saber. Agora, é um bem público ligado ao verbo fazer
(Peter Druker)