Após um ano intenso e recheado de acontecimentos pontuais sobre a crise internacional, que gera muitas expectativas se vai causar maiores impactos na economia brasileira, arrisco a dizer que o mercado de trabalho não deixará de produzir boas oportunidades para profissionais que se renovam, buscam aprimoramento e estão antenados aos novos negócios e investimentos no Brasil e no Paraná.
Setores e atividades empresariais em expansão
A exemplo das áreas de metal-mecanica, construção civil, comércio, shopping, papel & celulose, mineração e alimentos, entre outros, que estão buscando contratar profissionais e vão continuar procurando por talentos. Grandes multinacionais estão instalando plantas modelos em Curitiba e Região Metropolina, a exemplo da Caterpillar em Campo Largo e alemã Häfele em Piraquara, entre outras.
Olhar de fora sugere certo desaquecimento e maturidade
Analistas internacionais não compartilham da mesma opinião ao analisarem o futuro do mercado de trabalho no Brasil. Acreditam que a economia brasileira vai apresentar um certo desaquecimento em 2012, o que poderá afetar, sim, o mercado de trabalho. Entretanto, há especialistas que acreditam que o Brasil vai apresentar a sua melhor forma entre os BRICs, atraindo investidores em fuga dos mercados americanos e europeus.
Paraná é referência em emprego e qualidade de vida
O Paraná é um dos Estados que responde por uma das melhores condições quanto a geração de empregos e qualidade de vida no país. A cidade de Curitiba tem o terceiro melhor índice de desemprego no país, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Curitiba foi eleita a 7ª melhor cidade para se trabalhar e o intenso processo de industrialização do Estado proporcionou uma revolução do mercado de trabalho.
O otimismo do setor industrial paranaense para 2012
Atingiu o menor nível dos últimos três anos. A 16ª edição da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira (15) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), mostra que 76,95% das empresas entrevistadas têm expectativas positivas para o ano que vem. O índice é dez pontos percentuais menor do que o registrado no último levantamento. Para elaborar a Sondagem Industrial 2012, a Fiep entrevistou 425 empresas paranaenses, de todas as regiões do Estado e de diferentes portes. Essas indústrias empregam 106 mil pessoas, aproximadamente um quinto do número total de trabalhadores do segmento. A pesquisa apontou que 76,95% das empresas têm expectativa favorável para o próximo ano, contra 14,41% com perspectiva desfavorável. Outros 8,65% disseram não ter definição sobre seu desempenho em 2012. O otimismo dos industriais paranaenses registrou o nível mais baixo desde 2009, quando apenas 62,17% afirmaram ter perspectivas favoráveis. Nos dois últimos anos, as expectativas de desempenhos positivos haviam atingido índices elevados, de 86,42% para 2011 e 87,78% para 2010.
Confira a publicação com a pesquisa na íntegra no portal da FIEP: https://www.fiepr.org.br/
Curtas
* O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) finaliza 2011 com resultados significativos e a consolidação da importância do tema no Paraná. O Estado está entre os três primeiros colocados em número de profissionais que participaram de cursos e eventos oferecidos pela instituição no País, os outros dois Estados são São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo foi registrada a presença de mais de 530 profissionais do Paraná, entre executivos, conselheiros e outros agentes da Governança, quase 10% do total de seis mil participantes de todo o País. Durante o ano foram lançados novos cursos, publicações e pesquisas que justificam esse expressivo envolvimento. Outros números apontam que a região Sul se destacou também na organização de eventos para a formação em governança, realizando quatro dos 26 novos cursos abertos e seis dos 51 cursos in company (realizados em empresas), sendo dois no Paraná, dois em Santa Catarina e dois em Porto Alegre.
* A Eismann, líder no mercado europeu de alimentos ultracongelados e primeira do Brasil com atuação na venda direta, está em busca de representantes comerciais. Para se candidatar às vagas, é preciso ter carteira de motorista B e empresa constituída. Interessados devem mandar currículos para fabricio.alencar@family-frost.com.br .
* Ernesto Pedroso, que dirige a Previsul Seguradora, é destaque neste mês nas páginas da Revista Global Report da FDI Magazine, publicação do Financial Times. Pedroso concedeu entrevista sobre o crescimento da empresa e do mercado de seguros no país..
* O Extra reforça seus estoques para a época de volta às aulas e a expectativa é de um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período de 2011. Este ano, os destaques são os produtos com personagens, como Ben 10, Carros, Princesas e Marie.
* A Rede de Hotéis Deville investiu cerca de R$ 300 mil em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários nos últimos meses. Além de projetos voltados ao aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento comportamental, a empresa incentiva a atração e retenção de talentos, por meio de processos seletivos internos, bonificações e abertura de vagas para iniciantes. Em um ano, os programas de aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento comportamental contaram com 3.264 participações e totalizaram 14.640 horas de atividades.
* Até o dia 29 de janeiro, o Shopping Mueller dispõe de atividades para as crianças que permanecem na cidade. Em parceria com a Globo Marcas e VCT & Cia, o shopping quer estimular o hábito da leitura nas crianças através do Sítio do Picapau Amarelo – uma das obras mais originais do escritor Monteiro Lobato.