Mercado de trabalho teve bom desempenho em 2011

Hamilton Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Dados do IBGE referentes ao mês de novembro, relacionados ao desempenho do mercado de trabalho, mostram que a taxa de desemprego foi apenas de 5,2% da força de trabalho. Diga-se de passagem, o mais baixo desde 2002, quando passou a ser utilizada metodologia mais adequada com os critérios internacionais de aferição.

Pequenas diferenças regionais
A situação de pleno emprego se verifica na maioria das capitais, ainda que se deva considerar pequenas diferenças regionais que, por sua vez, pode ser visto com um reflexo na falta de mão de obra qualificada em vários setores da economia.

Elevação do custo de mão de obra
Como desdobramento desse desemprego baixo, em termos comparativos, é o impacto crescente da elevação de custo da mão de obra sobre a inflação. Existe um relativo senso comum entre especialistas em questões trabalhistas de que, no Brasil, a taxa neutra de desemprego se situa em torno dos 6,5%. Em termos práticos, isso representa que o desemprego pode puxar a demanda geral para além da capacidade de oferta da economia, situação que favorece a alta mais acentuada dos preços.

Empresários paranaenses foram otimistas
O empresariado industrial paranaense opinou positivamente sobre o ano de 2011. 86% deles foram otimistas, 9,40% pessimistas e 4,18% indefinidos. Este foi o quarto maior nível de expectativas favoráveis registrado desde 1996.

A estratégia de maior importância
Uma das estratégias de maior destaque a ser adotada pelas indústrias paranaenses é a satisfação do cliente 58,26%.Segue entre os mais citados, o desenvolvimento de negócios 57,63%, a flexibilidade para incorporar novos produtos à linha. O aprimoramento de funcionários 30,51%. A pesquisa e desenvolvimento e inovação de produtos 28,81 e a satisfação de funcionários 27,33%

Para onde irão os investimentos
Os investimentos a serem realizados pelas empresas paranaenses se destinam a várias áreas. 54,66% em modernização tecnológica, 51,69% em produtividade, 50,42%em melhorias de processos, 48,31% em desenvolvimento de produtos, 44,70% aumento de capacidade produtiva, 28,39 em recursos humanos, 18,43% em pesquisas de novas tecnologias, 17,80% em propaganda e marketing, 12,08 em racionalização administrativa e 5,93% em comércio eletrônico.

curtas
* O tradicional Templo da Cerveja acaba de inaugurar loja na praça de alimentação do Shopping Mueller. Comandada pelos empresários William Fleming e Beto Onofre, a nova casa traz sommeliers especializados em cerveja e mais de 250 rótulos à disposição.

* A SOFHAR começa o ano oferecendo três cursos com ferramentas Microsoft, todos previstos para início no dia 9 de janeiro no período noturno. Informações: (41) 3350-1515

* A marca Baby Chocolate, conhecida por embalar seus produtos nos mais diversos formatos de doces, inovou ao disponibilizar a seus clientes o serviço de delivery. Basta escolher entre as opções do site, ligar e fazer a encomenda. Além do serviço de venda por telefone, a marca das empresárias gaúchas Georgia Arioli Biazús e Renata de Azevedo Sant’Anna tem quiosques nos Shoppings Mueller e Crystal.

* O Buscapé apresentou representação contra o Google junto à Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça. A alegação é de que o Google Busca passou a favorecer artificialmente seu próprio comparador de preço chamado Google Shopping no resultado de suas buscas orgânicas.

* O presidente do IBEF-PR (Instituto Brasileiros de Executivos de Finanças no Paraná), Luiz Antonio Cavet, aponta que a desaceleração da economia mundial, cuja tendência deve prosseguir em 2012, conforme previsões da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), pode trazer reflexos positivos para o Brasil. Mesmo podendo sofrer os impactos da turbulência global, o país pode aproveitar essa crise para atrair investimentos estrangeiros.

Frase:
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Afinal, doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
( Carlos Drummond de Andrade)