Segundo estudos no campo da aerodinâmica, realizados através de túneis de vento, o besouro é um inseto que seria incapaz de voar. O peso e a forma do seu corpo, em relação ao total de vento circulado, tornam-lhe impossível alçar voo. No entanto, sem saber dessas verdades científicas o besouro voa de qualquer maneira. Se analisarmos as competências que levaram o besouro a alçar voo, poderíamos dizer que a ousadia foi utilizada como motriz para desafiar as leis da gravidade.

Inovação vale ouro com os pés no chão
Para as corporações, toda iniciativa de inovação, decorrente de uma atitude ousada, é sempre bem vinda desde em consonância e na direção dos negócios e projetos da organização. Quantos de nós temos excelentes idéias e sonhos, na vida e no trabalho, porém nos prendemos demasiadamente aos conceitos e padrões pré estabelecidos e somos vencidos pela força do pensamento vigente? Nos dias atuais, não só no mundo corporativo das grandes empresas, mas, também, no universo dos pequenos e médios empreendedores, há cada vez mais espaço e necessidade de se estimular funcionários e empreendedores a serem ousados em suas atitudes e apresentar idéias inovadoras.

Ajustagem de modelo mental
Para Reinaldo Frascino, diretor geral da HG Brasil Service Conservação e Limpeza, as empresas tem cobrado de seus empregados processos e idéias inovadoras, mas também tem falhado no principal ingrediente de modelagem mental, que permita o desenvolvimento das ditas idéias inovadoras. Para Reinaldo As empresas, e por decorrência as lideranças executivas e gerenciais, tem esquecido três ingredientes fundamentais:1º) Gerar um ambiente de engajamento e comprometimento que permita às pessoas (livremente) externalizarem suas idéias e conduzirem projetos; 2º) O valor genuíno de respeito e consideração ao ser humano, afinal todos gostamos de ser bem tratados, valorizados e reconhecidos; 3º) Permitir o erro como algo natural ao processo de gestão empresarial, não fazendo uma espécie de caça às bruxas.

Empresa deve criar condições para inovação
Reinaldo acredita que Estes incentivos e facilitadores à inovação são muito mais significativos do que simplesmente pedir para que pessoas sejam arrojadas e inovem, como se o nosso cérebro tivesse gavetinhas que pudessem ser abertas e de lá brotassem idéias geniais.

Aprendizado com os erros
Para o publicitário, palestrante e escritor Elo Zanetti Bons empresários têm algo em comum: se arriscam. No início, quebram a cara e a empresa. Com o tempo, aprendem a reconhecer, trabalhar e lapidar seus erros. Persistentes, continuam se arriscando, mas cientes dos perigos do caminho, avaliam melhor os momentos de agir e de se comprometer.

Saber conviver com a sorte
Para Eloi Como a Deusa da Sorte não marca hora com ninguém, saber conviver com ela é uma arte: às vezes temos de esperá-la, porque ela não se apressa, em outras, é necessário saber o momento certo em que ela está presente. Eloi finaliza com um conselho prático: Se estiver num momento de azar, não aja com ousadia, retire-se e poupe-se de falhar.

curtas
* O empresário Ismael Akiyama da Cruz venceu a categoria Emerging do Prêmio Empreendedor do Ano 2012 da Ernst & Young Terco. A solenidade de entrega da 14ª edição do prêmio aconteceu no último dia 29 de março. Fundador da empresa paranaense Akiyama Corporation, sediada em Curitiba, o empreendedor representou, de acordo com os jurados, o negócio emergente por se destacar pelos resultados e potencial de crescimento.

* Hoje (03/04) o Shopping Mueller inaugura a exposição Ovos Fabergé – A Páscoa dos Czares. A mostra conta a trajetória das famosas obras de arte feitas no século XIX e que até hoje são conhecidas mundialmente.

* Nesta terça-feira (3 de abril), a especialista em energia eólica Marília Pioli, advogada da Becker, Pizzatto & Advogados Associados, é uma das palestrantes do Brazil Wind Energy Conference (BWEC), que acontece em São Paulo. A advogada vai tratar dos desafios jurídicos para viabilizar as concessões de energia eólica no país. Marília é a representante legal, no Brasil, do braço eólico do Grupo espanhol Gestamp – investidores em energia no Nordeste.

Frase:
A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.
(Jack Welch)