Mudança de emprego bate recorde
Em busca de melhores salários no mercado trabalho aquecido, a quantidade de profissionais que muda de emprego bateu recorde. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que 30,5% dos desligamentos ocorreram no primeiro bimestre por decisão do trabalhador. O país teve um volume de quase 1 milhão de desligamentos por iniciativa do empregado.
Pesquisa teve inicio 2003
O fenômeno é novo e os dados mostram, também, que desde 2003, ano do inicio da pesquisa, as saídas voluntárias somavam 17,7%. As informações anualizadas confirmam a tendência de aumento do índice de desligamentos espontâneos. Na média do ano passado, 28,3% das demissões foram por iniciativa do funcionário – em 2003, a proporção foi de 16,8%.
Flexibilidade na legislação aumentaria o índice
Para advogados e especialistas em relações sindicais-trabalhistas, numa situação de desemprego mais baixo, a viabilidade de obter um emprego melhor tende a ganhar mais força. Alguns chegam a afirmar que haveria ainda mais desligamentos voluntários se a legislação trabalhista fosse menos rígida ou mais flexível.
Mercado de trabalho deve diminuir ritmo
O mercado de trabalho deverá continuar aquecido neste ano. Porém o crescimento do emprego terá um ritmo menor do que o verificado em anos anteriores. Os números do Caged sobre criação de vagas já mostram uma tendência de redução da alta. Em fevereiro, foram abertos 150,6 mil postos, resultado 57% menor do que no mesmo mês de 2011. O mercado deve continuar aquecido, mas o crescimento deve ser menos veloz. É mais fácil reduzir a taxa de 10% para 9% do que de 5% para 4%, segundo especialistas da Fundação Getúlio Vargas.
Região Sul lidera ranking
A Região Sul, que tem os melhores índices de educação no País, é a que tem o maior índice de desligamentos por iniciativa do trabalhador. Santa Catarina é o único Estado em que os desligamentos espontâneos superam as outras formas de demissão. Entre janeiro e fevereiro, 46,2% dos trabalhadores catarinenses pediram demissão. Na sequência do ranking nacional, estão Paraná (40,1%) e Rio Grande do Sul (35,9%). Com o crescimento dos pedidos de demissão, a influência das empresas no total de desligamentos perdeu um pouco a participação. No ano passado, os desligamentos, por decisão das empresas, corresponderam a 55,7% do total, o mais baixo da série histórica.
Inversão de posições
Estudiosos avaliam que o mercado de trabalho atravessa um período único, já que antes eram as empresas que colocavam exigências na hora da contratação. No passado, quem tinha mais de 40 anos era descartável, enquanto os jovens não conseguiam emprego pela falta de experiência. O aumento da oferta de trabalho fez os profissionais qualificados serem disputados por empresas que sofrem com falta de mão de obra qualificada para expandir seus negócios, enquanto os profissionais com pouca formação mudam de emprego em busca de aumento, pois também são beneficiados pela demanda crescente por seus serviços.
curtas
* A marca espanhola Noa Ecco chega à Endossa/loja colaborativa trazendo acessórios exclusivos em pedras, madeira e tecido. Inspirada nas pinturas de artistas como Modigliani, Renoir e Van Gogh, a grife combina arte, cor balanço e versatilidade.
* Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que busca eleger as melhores iniciativas em sala de aula que usam a tecnologia para contribuir com o aprimoramento da qualidade de ensino no país. Mais informações: www.educadoresinovadores.com.br
* O Sindicato do Comércio Atacadista no Paraná (Sinca-PR) promove nesta quinta-feira (14/06), no Sebrae, seminário sobre liderança com o palestrante Jair Santos. Com vagas limitadas e gratuito, os interessados podem se inscrever pelo fone (41) 3225-2526 ou e-mail [email protected].
* Quem gosta de carros superesportivos e automobilismo de alta performance tem um novo canal de informação. É o blog RaceMod (www.racemod.com.br), conceito criado pela equipe de mídias sociais da Magic Web Design, empresa especializada em soluções tecnológicas.
* Até o dia 24 de junho, os casais que escolherem o Shopping Mueller para comprar o presente de Dia dos Namorados concorrerão a três viagens para Paris, Londres e Milão. Para participar, os clientes devem trocar R$ 400 em notas fiscais por um cupom que dará o direito de concorrer às viagens com um acompanhante.
Frase:
Nada existe de permanente a não ser a mudança
(Heráclito)