Mulheres conquistam cada vez mais espaço estratégico

Hamilton Ferreira Fonseca

De acordo com ranking do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 117ª posição – de um total de 136 países – no quesito de igualdade salarial entre homens e mulheres. Se o país não avançou nesse quesito, por outro lado a presença das mulheres é cada vez maior e não se restringe apenas às funções administrativas como antigamente. Entre as mudanças mais importantes observadas nos últimos anos, está a contratação delas para cargos comerciais, que demandam pressão direta por metas.

*******************************************************************************************

Conquista histórica
Um exemplo do espaço conquistado por elas pode ser observado no setor de seguros. Na Previsul Seguradora, para potencializar os resultados de vendas, entre agosto e dezembro do ano passado, a companhia promoveu uma ação direcionada aos gestores que atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Distrito Federal. O gerente de sucursal e o consultor comercial com os melhores resultados em relação à meta no período seriam contemplados com uma viagem para Miami. Em 2013, pela primeira vez na história da companhia, duas mulheres ocuparam o primeiro lugar por apresentar os melhores resultados entre todas as sucursais. Acredito que o prêmio delas não é apenas a viagem para Miami, mas também a confirmação de que o setor tem espaço para todos, comenta Andreia Araújo, Superintendente da Previsul Seguradora.

*******************************************************************************************

Mudanças significativas
Com experiência de 24 anos no setor, a gerente de sucursal da Previsul, Edi Amorim, foi uma das ganhadoras e acompanhou importantes transformações na estrutura deste mercado. Antigamente as mulheres estavam apenas em funções internas e dificilmente eram vistas em atividades externas, mas agora isso mudou. Há algumas semanas participei de um evento e pude observar com orgulho que em minha mesa, das cinco pessoas presentes, quatro eram mulheres que atuam em cargos estratégicos nas empresas de seguros, comemora Edi.

*******************************************************************************************

Uma vocação
E o desempenho delas realmente tem superado as expectativas. A outra contemplada com uma viagem para Miami é a consultora comercial, Daniele Alvim, que trabalha com Edi. Com uma trajetória pouco convencional, a consultora trocou, há 19 anos, o curso de Ciências Biológicas por Administração ao iniciar um estágio em uma seguradora e se apaixonar pelo setor. Trabalhar nesta área é minha vocação e acredito que a realização do meu sonho de conhecer Miami se tornou concreta pelo resultado da superação diária de desafios. É uma conquista ainda maior porque eu realmente gosto do que faço, destaca Daniele.

*******************************************************************************************

Um novo cenário
As vésperas de completar 108 anos de atuação no segmento, a Previsul Seguradora está com um quadro de funcionários composto por 66% de mulheres e 34% de homens. Há 15 anos começamos a observar que elas estavam conquistando um espaço importante na companhia. Temos mulheres em cargos de diretoria, superintendência e gerência, uma realidade natural para a Previsul, avalia Andreia Araújo.

*******************************************************************************************

Curtas

* A Link Monitoramento, única empresa do país que atua com rastreamento de veículos no formato de franquia, inaugura no dia 13 de março sua unidade em Cascavel. O objetivo da empresa é atender às necessidades da região em sistemas de monitoramento, como gestão de frotas, veículos e pessoas. Cascavel é uma das mais importantes cidades do Paraná, com potencial para desenvolvimento do mercado, especialmente no setor do agronegócio, informa o diretor-presidente da franqueadora Link Monitoramento, Sílvio Torres.

* Para atender o público que vem para a cidade prestigiar os espetáculos do 23º Festival de Teatro de Curitiba, os hoteis da Atlantica Hotels na cidade – Four Points by Sheraton, Radisson e Quality – prepararam tarifas com descontos especiais.

* O Clube Curitibano, um dos mais tradicionais do Estado, completa 132 anos de existência com programação especial neste sábado, dia 15.

* O Extra lança no Brasil o Clube Extra, programa de recompensas multicanal da marca. A expectativa é de que mais de 3 milhões de pessoas estejam cadastradas no programa até o final de 2014. Para participar, basta se cadastrar gratuitamente no site www.extra.com.br/clubeextra, ou em qualquer loja da rede.

*  A Endossa loja colaborativa está de casa nova em Curitiba. Localizada na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1148, próximo à Praça da Espanha, traz uma nova proposta: tornar-se um ponto de encontro na região mais badalada da cidade.

*******************************************************************************************

Frase

Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.
(Pitágoras)