Um exemplo de que nada é inalcançável vem dos Estados Unidos, onde vive até hoje uma pessoa chamada Temple Grandin (tornou-se filme com o mesmo nome). Diagnosticada com autismo quando criança na década de 50, quando ser autista significava uma sentença de morte, ela conseguiu se superar constantemente.
Sua mente busca referências, mostra imagens e exemplos concretos do assunto tratado, seja uma mera menção a sapatos ou a mecânica envolvida no ato de se abrir um portão. Sua mente funciona de forma concreta, logo, evoluiu na direção da obtenção de resultados como conclusão de qualquer ideia.
Essa qualidade a levou à faculdade e depois ao doutorado em engenharia agropecuária. Sensível ao bem-estar animal, ela projetou currais curvos, destinados a reduzir o estresse de animais levados ao abate. Além de expert em sistemas de abate na agropecuária, Temple tornou-se consultora e conferencista em assuntos de autismo, tendo criado, ainda durante a faculdade, a “máquina do abraço”. Sensível ao toque das outras pessoas, ela criou um sistema semelhante ao que aprisiona bois nos currais para substituir o abraço humano e acalmá-la durante os momentos de maior tensão no convívio nem sempre fácil com os outros.

Exemplo de superação
Na semana passada, tive a oportunidade como assessora de imprensa de acompanhar entrevista sobre a questão da disponibilização de cardápios em braille aos cegos e conheci a jovem Daiane, que ficou cega há cerca de um ano. Em virtude da diabetes, ela foi perdendo a visão e disse que “dormiu enxergando e acordou cega no outro dia”.
Atualmente, através do Instituto Paranaense dos Cegos, está reaprendendo a se comunicar com o mundo, uma simples caminhada até fazer bolo.
Do dia a dia tiramos lições de vida que nos faz refletir sobre a questão de que realmente nada é impossível e as agruras que vivenciamos com chefes, subordinados, colegas é de uma insignificância tamanha que devíamos rever nossos reclames do cotidiano.
Ao invés de “vomitar” nossas desilusões sobre quaisquer situações do trabalho, vamos parar para pensar sobre essas duas lições de vida e superação e sair do limbo das reclamações vazias.

Deixando pela estrada as cargas da vida
É preciso saber olhar para o que realmente vale na vida, seja pessoa ou profissional. Se você conseguir controlar as cargas da vida, vai viver mais e se estressar de menos. O consultor Deni Belotti comenta que, em uma conferência, ao explicar para a plateia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
Qual o peso deste copo d’água?  – As respostas variaram de 250g  a 700g.
O palestrante então disse:
– O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado. Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se mantiver levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância.
E ele continuou:
– E isso acontece também com o estresse e a forma como o controlamos. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la. Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga.

Dicas para a vida toda

* Mantenha sempre tuas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.
* Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
* Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os outros.
* Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.
* Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile apenas levante e dance…pronto.
* Lembre-se que é o segundo rato que come o queijo – o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.
* Quando tudo parece estar vindo na tua direção é porque provavelmente você está no lado errado da estrada.
* Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez…outros não…
* Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.
* Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso, a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.
* Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo “queria ter estado lá”.
* Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

FRASE
“O único modo de descobrir os limites do possível é ir além deles para o impossível.”
Arthur C. Clarke