Eles são nascidos na chamada geração Z, a primeira que cresceu imersa na cultura digital. Empresas e profissionais devem se posicionar perante a velocidade das redes sociais e os anseios deste novo público. A partir deles, os termos convergência de meios, integração de plataformas, fluxo de conteúdo informativo, multimidialidade e interatividade estão cada vez mais presentes no dia a dia dos profissionais de marketing, jornalismo e comunicação digital. Neste ambiente virtual, surgem demandas refinadas e o profissional de multimídia tem um novo papel. Conversamos com uma especialista em comunicação, Marcella Rasêra Carneiro, diretora da Convergix, além de Mestre em Comunicação com ênfase em Jornalismo Digital e Professora certificada pelas Universidades de Manchester (Inglaterra) e de Minnesota (EUA).
O que buscam os nativos digitais?
Este público apresenta peculiaridades como consumidores de informação, não querem consumir nada em formato analógico e pedem inovações decorrentes da sua peculiar percepção sobre informação e linguagem. Ao contrário dos imigrantes digitais, eles captam as mensagens pela imagem em movimento, passando para a imagem fixa, seguida do som e, por fim, a atenção ao texto. Essa maneira diferente de decifrar sinais pede uma reformulação na forma das empresas se comunicarem com o mercado e com o consumidor.
Como você explica a chamada cultura da convergência e como ela funciona?
A velocidade da internet exige que as empresas trabalhem sua informação de maneira integrada e convergente. A notícia pode ser a mesma, mas a forma de apresentá-la deve considerar as especificidades de cada plataforma. Este fenômeno é chamado de cultura da convergência, uma realidade que solidifica de vez as mídias digitais em todo o mundo. A cultura da convergência prega o diálogo entre os meios, tendo como ponto central a audiência. A sacada é aprisionar o público e fazer com que ele circule por todas as plataformas da marca. Um caso emblemático foi a fusão da Time Warner Inc. com a American Online Inc, unindo uma empresa de mídia tradicional com um provedor de conteúdo de internet e resultando na AOL Time Warner, marco inicial de uma era ou século da tecnologia da informação. Depois disso, cito o Tampa News Center, Financial Times e The New York Times (Estados Unidos), Schibsted (Noruega), Guardian Media Group (Inglaterra), Clarín (Argentina) e o Grupo Estado de S. Paulo.
Como esta convergência pode ser conquistada?
É preciso trabalhar a informação por profissionais qualificados, que pensem de forma estratégica com uma visão macro da comunicação. É necessário entender o que este novo público quer, para, em seguida, fazer o chamado reempacotamento da notícia. Não basta um simples copiar e colar, o fluxo do conteúdo deve cativar o nativo digital para que o veículo não perca audiência ao longo dos anos. Ou seja, a televisão, rádio, internet e o braço online de veículos impressos têm que ser complementares, usando uns aos outros como elo de interconexão. O grande diferencial consiste em saber como trabalhar estes veículos de forma integrada e cooperativa. Por isso, a cultura da convergência pede a reorganização das redações jornalísticas e do processo produtivo da notícia, de forma a garantir a integração das equipes e a unificação da comunicação. As grandes organizações que não fizerem isso estarão deixando de lado a audiência do futuro.
Mais informações:www.convergix.com.br
Curtas
* A Agência Divulgue realiza o Projeto Ascende Curitiba e trás ao palco das Livrarias Curitiba do Shopping Palladium o duo Curitibano de musica dançante Mixtape, formada em 2008 que conta com o hit Find your won way home, que já alcançou mais de 370 mil visualizações no You Tube. No dia 27 de novembro, A partir das 20horas, entrada gratuita.Mais Informações: (41) 3528-5648.
* A EY (antes Ernst & Young), em parceria com a AMCHAM, realiza no dia 19 de novembro palestra com o tema Perspectiva Econômico Financeira para o ano de Copa do Mundo.
* A SOFHAR Gestão&Tecnologia e a PUCPR estão colhendo os primeiros frutos da parceria que estabeleceram em 2011. Hoje, as instituições trabalham em alguns projetos juntas e se preparam para anunciar os primeiros resultados concretos do trabalho.
* A Abradi PR realiza nesta quarta-feira (13) um ciclo de palestras sobre gerenciamento de mídias sociais no meio corporativo. O evento acontece a partir das 19h na Associação Comercial do Paraná.
Frases
As oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu!
(William Shakespeare)