Se saber interagir como negociador/a em nosso próprio país e idioma é uma tarefa que exige muito preparo, imagine fazer negócios em outro país ou participar de rodadas de negociações com estrangeiros de passagem por nossas terras. Para entender melhor sobre o que é necessário para negociar de igual para igual com estrangeiros, conversamos com Giovanna Fernandes, empreendedora na área de idiomas e facilitadora de negócios para brasileiros e estrangeiros.
Falar ou tro idioma qualifica uma pessoa a negociar bem?
Nem sempre. Pelo fato de terem trabalhado em empresas multinacionais e praticarem com alguma regularidade um outro idioma, normalmente o inglês, muitos profissionais acreditam que possuem pleno domínio da língua, mas na hora de fazer negociações com estrangeiros se vêem em apuros e acabam perdendo a oportunidade. É preciso ser estrategista para identificar os interesses dos dois lados e ser ágil o suficiente para a criação de valor que gere situações ganha-ganha. Também é importante harmonizar os objetivos da negociação com as metas da empresa, as quais devem estar bem claras para todos os funcionários envolvidos.
Como se preparar?
Saber distinguir as questões pessoais daquelas relacionadas à negociação profissional. Ter uma boa autoestima e firmeza para não embaralhar a transação em si com o relacionamento. Aproveitar cada fase da negociação para melhorar ainda mais a sua posição. Isso significa estudar e chegar para reuniões e visitas, munido de dados, fatos e propostas. Aproveitar a própria negociação para aprender mais sobre os limites do seu interlocutor. Observar tudo. Atuar como um jogador de pôquer em meio à sombra de incerteza. Por isso, é importante estar ciente da cultura em que a outra parte está inserida, analisando o que é considerado como comportamento “normal”.
Como reconhecer possíveis obstáculos a um acordo?
Saber como costurar alianças. Criar a reputação de dignidade e confiança. As negociações são totalmente fundamentadas na confiança e o que se diz se cumpre. Porém, se o profissional não tiver uma ótima comunicação, vocabulário amplo, domínio dos níveis de formalidade e desenvoltura no idioma estrangeiro, dificilmente a negociação será bem-sucedida. É importante colocar-se no lugar do outro? Sem dúvida. Uma dica muito importante é identificar quem é o executivo que toma decisões, pois de nada adianta uma ótima performance se estiver conversando com a pessoa errada. Salientar, também sobre a importância de focar nas necessidades do interlocutor, não somente sua, para que ambas as partes saiam satisfeitas.
Quais modalidades mais comuns de negociação?
As negociações podem ser realizadas em diferentes âmbitos: cliente –fornecedor, colaboradores – empresas, fusões ou aquisições e contatos comerciais para abertura de novos mercado. Existe, também, as negociações relacionadas a disputas judiciais que englobam acordos contratuais, trabalhistas, comerciais, etc. Mais informações:[email protected]
Curtas
* O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (IBEF-PR) orienta as pessoas a consumir com responsabilidade com os valores extras que vêm com o 13o salário. Evitar parcelamentos e gastos excessivos são algumas dicas dos especialistas para este Natal.
* Há mais de dois anos presente nas lojas Pão de Açúcar e Extra, o Alô Recicle, programa de reciclagem de celulares e acessórios, em parceria com a Nokia, comemora o volume de 2,2 toneladas de material arrecadado nas 279 lojas das duas redes em todo o Brasil. Até outubro de 2012 foi registrado aumento de 280% em relação ao mesmo período de 2011.
* Quem participar das atrações da Praça de Natal do Shopping Mueller neste ano vai contribuir com a causa da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN). As pessoas que passarem pelo Piso Cinemas encontrarão brinquedos típicos da infância. Parte do valor arrecadado com a utilização dos brinquedos será revertido para a instituição.
* Muitos empresários aproveitam o final de ano para lançar sua marca no mercado e buscar a aceitação dos consumidores. Este é o caso das 15 novas grifes que chegaram à Endossa/loja colaborativa no mês de novembro. Até o Natal, a expectativa é de um crescimento de 50% nas vendas da loja.
* Uma Festa de Natal promete alegrar hoje, às 10 horas, o dia de cerca de 40 crianças e adolescentes que esperam por um transplante de medula óssea no HC. Organizada pelo Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer, a entrega dos presentes da será feita no Ambulatório do Serviço de Transplante de Medula Óssea, no Anexo B do Hospital de Clínicas.
Frase:
A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
(Paul Valéry)