Negócio não aceita desaforo
A expressão é antiga mas continua muito atual, basta analisar as estatísticas de mortalidade das micros, pequenas, médias e empresas. As razões para a descontinuidade de tantos negócios são, quase sempre, as mesmas: falta de informação sobre o negócio, principalmente dos riscos e armadilhas inerentes à cada segmento. Neste sentido, o planejamento estratégico é uma peça fundamental para a viabilização de empresas de qualquer tamanho. Para conhecer melhor a importância de se planejar um negócio, conversamos com Gustavo Galleazzo, sócio diretor da Trixx Consulting, empresa de consultoria na área de gestão.
Pequenas e médias empresas acham que pensar estratégicamente o negócio é só para grandes?
Uma dos erros mais comuns é pensar que as tecnologias de gestão usadas pelas grandes empresas não podem ser utilizado pelas pequenas e médias. Por isso, muitos empresários não adotam essas tecnologias achando que o custo é muito alto, que o resultado não pode ser mensurado, que é difícil de implantar, etc. Uma das grandes constatações que fazemos é que muitas organizações não realizam seu planejamento, as vezes, por acharem que é muito caro e com um retorno inimaginável. Ledo engano. Toda empresa pode e deve pensar estrategicamente. É uma realidade que, ao planejar, os horizontes se tornam mais claros, se tem ciência das oportunidades, das vantagens internas para empresa, se avalia a concorrência, se prepara os investimentos, enfim, tem-se um alvo.
Como aculturar as pequenas e médias empresas ao uso do planejamento estratégico?
Este é um desafio. Não basta fazer o planejamento, gerar um documento extenso e o mesmo ficar na gaveta, como ocorre inúmeras vezes. É necessário criar ações e métodos de medir o resultado. Não há receita de bolo, mas sim um roteiro e modelo para cada empresa. O fato é que ao se planejar deve-se medir a realização dos planos propostos e verificar o quanto foi ou não alcançado. Se não houver maneiras de medir, ou se o plano for por demais mirabolante, tenha certeza, vai ser abandonado e criar uma anti-cultura. Os processo de mensuração devem ser definidos também durante o planejamento, devendo ser viável e flexível, além de ser fácil estruturação e manuseio.
Planejamento estratégico engloba ações de marketing?
Uma das funções de definir uma estratégia, é avaliar como a empresa é vista no seu mercado de atuação. Isto envolve conhecer seus produtos, formas de comunicação, processos de marketing, processos comerciais, etc. Uma vez estruturado o planejamento estratégico, permitirá ao empresário corrigir as eventuais distorções sobre sua marca e produtos. É uma ação que qualquer empresa de qualquer tamanho pode desenvolver. As diferenças se baseiam no tamanho e complexidade do negócio, mas os princípios são os mesmos. Pode-se apreender o planejamento em cursos de formação de administradores, pode-se apreender em pós-graduação, por meio de livros ou contatos com terceiros. É importante ressaltar que neste caso a experiência é um fato extremamente importante.
Quais dicas e orientações você daria?
Conhecer muito bem o seu negócio; entender o processo de gestão; ter uma equipe que participe e atenda o projeto; ter em mente que o planejamento não surte efeito imediato, no mínimo em médio prazo; saber que ao planejar haverão mudanças estruturais e culturais e preparar-se para a aceitação e mudança; comunicar a todos os envolvidos das idéias e ações emanadas do planejamento.
Curtas
*O Hospital Costantini promove no dia 07 de julho palestra do Clube do Coração, com o tema Alimentação Saudável. A palestra, gratuita e aberta a comunidade, acontece das 9h30 às 11h30 no auditório do Hospital. Mais informações pelo telefone (41) 3013-9000.
*Nas férias escolares de inverno, o Shopping Mueller preparou uma atração especial para a criançada. De 5 a 22 de julho, das 14 às 20 horas, o Piso Cinemas será palco para o evento Click Oficinas com Daniel Warren. O evento é gratuito e direcionado ao público de 3 a 12 anos. Mais informações pelo site www.shoppingmueller.com.br
*A Microsoft anunciou que está disponibilizando gratuitamente o Office 365 for Education para todas as instituições de ensino. A ideia é trazer soluções na nuvem para mudar a experiência de produtividade, comunicação e colaboração entre alunos e professores. As instituições interessadas em adotar a solução devem solicitar uma versão de testes para um período de 30 dias pelo site: https://www.microsoft.com/education/office365
Frase:
“A maioria das empresas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”
(John L. Beckley)