O IBGE revelou que em junho o país atingiu 215.393 novos postos de trabalho. Os números são muito auspiciosos, mas será sentimentos como inveja e medo podem fazer com que os funcionários prata da casa, sintam-se ameaçados de perder espaço? Prata da casa, são os recursos humanos próprios do lugar ou das instituições a quem pertencem.
Equilibrio gerações diferentes com competências semelhantes
O equilíbrio entre as gerações de profissionais novos e maduros é fundamental. Áreas envolvidas na gestão de pessoas bem preparadas devem mostrar que a ameaça eventual está no confronto interno entre os jovens e veteranos. Com este pensamento, o engenheiro Hário Tieppo, Diretor de Interporti Terminais Portuários, empresa de Itajaí do grupo Júlio D’avila e sócia da Columbia Logistica Integrada declara que A economia aquecida oportuniza a convivência em ambientes com ampla diversidade de profissionais. Quando jovens são contratados e iniciam a convivência com os mais experientes, ganha a empresa que consegue administrar esta mistura vibrante.
Para Hário Comportamentos que evitam a integração dos iniciantes e que limitam o acesso às informações, certamente provocarão a criação de grupos distintos sem sinergia e com baixa produtividade. Da mesma forma, se o ímpeto jovial desrespeitar as regras existentes, não haverá espaço para estabelecer um ambiente motivador. Hário enfatiza que Na medida em que se demonstra que a mistura da disposição e criatividade pode ser uma oportunidade de maior evolução ao juntamos a experiência e conhecimento dos veteranos, forma-se um time onde todos terão espaço para serem produtivos. Para isto, será imprescindível que a empresa tenha forte poder de comunicação e convencimento para mostrar que os bons resultados serão repartidos com todos, jovens e veteranos, finaliza ou executivo.
RH tem papel fundamental
Segundo Lilliana Bortolini Ramos, advogada trabalhista e sócia do escritório Becker, Pizzatto & Advogados Associados Para novas contratações, cabe ao dapartamento de RH promover o melhor ambiente de trabalho, exercendo a governança trabalhista plena, integrando o contratado de forma ampla, fazendo-o conhecer os processos de trabalho e a companhia. Também cabe uma preparação dos antigos profissionais, evitando resistências e promovendo a união, possibilitando a todos a busca por novos desafios.
Empresa não deve paternalizar a relação entre novos e antigos
Para o executivo Anderson Taborda, Gerente Financeiro do Hospital Vita Novos funcionários sempre serão uma ameaça aos funcionários da casa (novos ou antigos) que estejam acomodados. Para os funcionários que estão afim de trabalhar toda a ajuda é bem vinda. Taborda é enfático quanto ao melindre que antigos funcionários podem sentir Cada profissional tem suas qualidades, pode ter a mesma formação, a mesma faculdade, mais são histórias de vidas diferentes, a capacidade, habilidade e o gosto por fazer algo certamente serão diferentes. Neste sentido Taborda acrescenta que Trocar experiências e conhecimentos pode ajudar ambos a crescerem na empresa.
Não entendo que devemos competir uns com os outros e sim compartilhar, unir forças e conhecimento para um bem maior, bons resultados e crescimento da empresa. Se visualizarmos um colega de trabalho como um rival (seja colaborador novo ou antigo), não temos como realizar bons trabalhos e atingir bons resultados. Como executivo financeiro, Taborda é bem objetivo e realista Como ninguém faz nada sozinho, se o profissional novato não tiver apoio, certamente ele irá procurar o apoio de outra pessoa na empresa. Se ele não encontrar este apoio é pouco provável que ele permaneça muito tempo na empresa. O melhor do que realizar um bom trabalho é saber que tem alguém interessa nele, fazer por fazer não faz sentido, desta forma ao menos o interessado deve apoiar. Os profissionais novos devem encontrar por si só a melhor forma de se relacionarem com os antigos. Com este pensamento, Taborda acredita as empresas ou os administradores não devem interferir, não podem agir como se fossem pais educando irmãos. Em um ambiente profissional todos os colaboradores devem se portar de forma adequada, e o relacionamento é fundamental nesta relação, conclui o profissional.
Profissional seguro de si nada tem a temer
Para Luis Gameiro, diretor da Trade Enrgy, empresa de comercialização de energia Nossos colaboradores sabem onde estão e onde podem chegar, dentro de todo quadro da empresa, nos diferentes níveis hierárquicos. Entretanto, temos algumas posíções estratégicas, que tratamos de forma excepcional, atingindo um excelente clima organizacional. Segundo o diretor da Trade Energy, que no ano passado a empresa realizou um planejamento estratégico, que resultou em sete planos de ações, sendo um deles, o aperfeiçoamento do nosso plano de cargos e salários. Luis assinala que Com doze anos de existência tratávamos alguns aspectos de modo um pouco informal. O crescimento da empresa exigiu um plano de cargos e salários bem elaborado, de forma que estamos absorvendo novos colaboradores, sem prejuizo aos antigos colaboradores.
curtas
*Sob o comando de Ernesto Pedroso, a Previsul chega aos 105 anos e comemora o resultado financeiro da empresa, especialista em seguro de pessoas. Nos últimos cinco anos, dobrou a rentabilidade, situada hoje em R$ 130 milhões. Levando em conta que no Brasil aproximadamente 50% das empresas fecham antes de comemorar o oitavo ano de vida, o aniversário da Previsul é prova de que o ciclo de vida de uma empresa de sucesso pode se perpetuar para futuras gerações.
*A Universidade Federal do Paraná vai realizar concursos públicos para contratar cinco professores para seu quadro permanente. Os interessados têm até dia 23 de agosto para se inscrever. O regime de trabalho das vagas abertas é de dedicação exclusiva e a remuneração total é de R$7.333,67. Informações: www.progepe.ufpr.br.
*O Canteiro da Educação, programa educacional voltado para o trabalhador da construção civil, precisa de voluntários que queiram atuar como professor da disciplina de Ciências. Não é preciso ter formação na área, já que todo projeto é realizado e orientado por profissionais do Sindicato das Escolas Particulares – SINEPE/PR. Informações: (41) 3078-6933.