Como headhunter, tenho observado cada vez mais que as crenças coletivas e valores morais passaram a despertar o interesse de empresas e instituições. Por ocasião das contratações, empresários e dirigentes já estão orientando as áreas de RH a procurar saber destes valores nos futuros colaboradores.
Alinhamento de valores pessoais e organizacionais
Para Alfonso Diaz Granados Daza, diretor da consultoria DGM, não tenho dúvidas que o sucesso e a sobrevivência de uma empresa nasce do desejo de seus líderes de conduzir as atividades segundo padrões éticos e morais que se traduzem em valores.
Para Alfonso, ex-diretor de Gestão Humana Corporativa de um conglomerado colombiano com fábricas no Brasil, comenta que a atitude ética de se posicionar com uma alta base moral, integridade e lisura, deu origem aos seus valores corporativos do grupo de empresas que trabalhei. O respeito e a integridade de agir honestamente com o próximo, além da preservação do meio ambiente, são incentivos que engajam muitos colaboradores até os dias atuais. Para Alfonso, parceiro de negócios da empresa de consultoria Critério Humano, os processos seletivos atuais, além dos requerimentos normais dos cargos, procuram certificar que os valores das pessoas estejam alinhados aos valores da organização, finaliza o consultor.
Comércio justo com padrões sociais e ambientais equilibrados
Para Antonio Carlos Pedroso Siqueira, diretor e sócio da Moore Stephens, empresa internacional de auditoria e consultoria, Já há alguns anos as empresas vêm buscando adequar-se às boas práticas de administração, bem como ao conceito fair trade. Na vanguarda dos negócios, o termo fair trade’ refere-se a um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas.
Sociedade em rede exige novos modelos convivência e lideranças
Para Siqueira, São essas práticas que dão a sustentação à criação dos valores morais das empresas, que devem praticá-las de forma autêntica e contínua. A busca que as empresas passaram a fazer, alimentando crenças coletivas e valores morais, pode representar uma possível solução para a formação e retenção dos novos talentos nas organizações. Para Siqueira, que também é diretor do IBEF- Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, Estamos migrando de um modelo de sociedade industrial, onde as hierarquias e lideranças eram bem definidas e preestabelecidas, para um novo modelo de sociedade que se comporta e age na forma de uma enorme rede distribuída. Siqueira adverte que A globalização e a comunicação, na forma de redes, faz com que todos saibam tudo sobre todos… e rapidamente. Por isso, comete grave erro aquela empresa que ‘fingir’ adotar essas práticas apenas no discurso. Se não houver integridade todo o esforço feito poderá representar um grande retrocesso; dificilmente recuperável. Mantemos a esperança de que essas mudanças nas empresas ocorram rapidamente, alastrando-se de forma quântica, como temos observado em tantas situações análogas atualmente, completa o empresário.
Boas relações refletem nos negócios
Para Gilson Faust, Diretor da Pactum Consultoria Empresarial, Passamos a maior parte das nossas vidas dentro das organizações, interagindo com pessoas e perseguindo objetivos. Portanto, quando o comportamento do grupo nas suas relações, que se reflete diretamente no clima organizacional, está orientado por virtudes morais como amor, fé, solidariedade e fraternidade, exemplarmente, os indivíduos desempenham suas funções com maior felicidade interior, criando-se um quociente espiritual positivo, que se reflete diretamente na perenidade das organizações, conclui o executivo.
curtas
*Lançamento de Coleções Primavera-Verão 2012 para Pronta Entrega. A cidade de Maringá, localizada na região Norte do Paraná e considerada o segundo polo confeccionista do país, vai realizar no dia 31 de julho o lançamento das coleções primavera-verão 2012 para pronta entrega. O evento, que pretende reunir cerca de dois mil lojistas de todo país, é realizado em parceria entre o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) e os quatro maiores shoppings atacadistas da América Latina. Segundo o presidente do Sindvest, Cassio de Almeida, a expectativa é de que as vendas este ano superem de 20% a 30% em relação ao lançamento do ano passado. Mais informações: Local: Centro de Eventos Excellence (Anél Viário Virgílio Manilia, 21784), Maringá – PR (44) 3026 3379.
*O Paraná está associado ao B2L – Business to Lawyers – uma plataforma de geração de negócios administrada por representantes de 19 Estados brasileiros, todos com ampla experiência na área negocial. O representante no Paraná é Ricardo Becker, que também comanda o escritório Becker, Pizzatto & Advogados Associados. O objetivo da entidade, em funcionamento há três meses, é permitir a troca de informações que gerem negócios entre os clientes dos associados, especialmente em relação às áreas de compra e venda de empresas, projetos financeiros, investimentos estrangeiros, captação de recursos, entre outros.
*A diretora executiva da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Maria de Lourdes Silva Nunes, confirmou participação no 22º Congresso Nacional de Executivos de Finanças (CONEF), que será realizado de 28 a 30 de setembro deste ano em Curitiba. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças seccional Paraná (Ibef-PR), o evento trará cases de sucesso em sustentabilidade.
Informações: www.ibefpr.com.br/conef2011
Frase:
É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos.
(Antoine de Saint-Exupéry)