Façam suas apostas! Lancem mão dos búzios e cartas! A verdade é que não é preciso possuir nenhum dom especial para prever o que vem por aí no mercado de trabalho.
Basta apenas ficar atento aos sinais demonstrados pela economia, pelos negócios, pelas empresas e pela demanda do mercado. Na economia, a perspectiva dos especialistas é um de 6% a 8% ao ano, mas com inflação controlada em rédeas curtas e juros prosseguindo nas alturas. Na política, um governo nem tanto renovado, mas com investimentos maiores em saúde e educação. Até 2014, a Copa no Brasil pode render boas oportunidades no mercado de trabalho em todas as áreas. Olhos e ouvidos atentos. Além disso, as Olimpíadas de 2016 deixam caminho para muito trabalho, geração de empregos e muito canteiro de obras vem por aí.
Procuram-se líderes
De acordo com o professor de cursos Pós-graduação da ESPM, Paulo Campos, 2011 é um ano onde a caça pelos talentos continuará mais acirrada. Muita coisa para ser feita, muita gente boa e poucos líderes preparados. As empresas precisam de líderes capazes de articular ideias, construir relacionamentos e gerar resultados, descreve.
Dia desses escutei não me lembro bem onde sobre as invenções que motivaram mentes brilhantes no passado, como Thomas Edison, Einstein e outros e a relação com os momentos de hoje. Se não temos mais tantos inventos assim nos dias atuais, o desafio é fazer com que a genialidade surja de cada mente individualmente e isso caberá ao líder que motive e dê valor a ideias geniais dos seus liderados. Talvez aí esteja o sucesso das empresas no futuro e isso passa por valorização e retenção de seus talentos e não mais o tratamento arcaico como colaboradores, mas profissionais associados, que estão ali com um propósito, um objetivo.
Em que profissão apostar
Para quem ainda vai escolher a profissão que pretende seguir, Campos acredita que construção civil, telefonia, comunicação, petróleo, internet e educação são áreas com bastante potencial. Aos que já estão saindo das cadeiras da faculdade, além do curso superior e da fluência em inglês, vai contar muito as experiências de vida ou a capacidade de construir relacionamentos.
Diferenciais
Formação, língua estrangeira, MBAs, pós-graduação todos os profissionais caminham para reunir essas qualificações técnicas e imprescindíveis na hora de concorrer a um lugar ao sol. Mas Paulo Campos, que também é autor do blog do Mochileiro Corporativo da revista da Você S/A, acredita que as melhores profissões, independente da área que se optar, serão aquelas em que a rede de relacionamentos se torne um diferencial. O profissional precisa estar sempre atento às tendências, aprender sempre e ampliar o número de pessoas que conhece. É necessário criar uma rede re relacionamentos onde a todo momento o profissional esteja aprendendo e gerando resultados, aconselha.
Carreira solo, funcionalismo público ou empresa privada?
Para quem já se firmou no mercado de trabalho, sempre fica uma dúvida no ar. Para os que estão trabalhando, as oportunidades de empreendedorismo. Para quem sabe as agruras de um negócio próprio, o sonho do registro em carteira, 13º salário e férias. Campos acredita que, antes de tudo, deve estar a aptidão para fazer o que gosta. O melhor é a pessoa fazer o que gosta e o que acredita que faz bem. Tem que ter um propósito sobre por que vou fazer isso todo dia e perceber se o resultado dele é igual à expectativa do seu cliente, acionista ou líder direto.
CURTAS
* A DASA possui 20 vagas para pessoas com deficiência na região Sul. As funções disponíveis são de recepcionista, coletador, bioquímico, auxiliar de laboratório, apoiadores de gestão de gente, de comercial, de faturamento, de almoxarifado, entre outras. Os candidatos devem enviar currículo para o e-mail para recrutamento.pessoas.fa@dasa.com.br
* O grupo Poliservice está com vagas abertas para para serventes, masculino e feminino, para atuar com o cargo de auxiliar de serviços gerais. Informações: recrutadora@rcarh.com.br ou pelos fones 3351-1947 / 3351-1919.
* No twitter, diversas são as opções de vagas que são tuitadas. Siga @vagasnaweb, @empregolandia, @tramposTI, @tramposFreelas, entre outras.
Mas cuidado: tem empresa por aí que mascara vagas e, na verdade, pode estar de olho no seu dinheiro.
Dicas para clicar
Aproveitando a entrevista com Paulo Campos, acesse o blog Mochileiro Corporativo da Revista Você S/A (https://vocesa.abril.com.br/blog/mochileiro-corporativo/). Ali, muitas dicas e orientações sobre liderança e gestão. Vale a pena para quem é líder, para o que busca aprender a ser líder e mesmo para aquele que acha que é.
FRASE
O segredo do sucesso é a constância de propósito.
Benjamin Disraeli