Para a maioria das pessoas, as Olimpíadas do Rio de Janeiro acontecem apenas em agosto de 2016, mas para os atletas que sonham com uma vaga na competição, a preparação já começou. A nadadora Rafaela Raurich, do Clube Curitibano é uma das várias esportistas que desejam participar do maior e mais importante torneio do mundo. A jovem tem 14 anos de idade e 12 de natação, já possui incontáveis medalhas e sete convocações para a seleção paranaense e brasileira.


Quando você começou a nadar?

Pratico o esporte desde os dois anos e conto com o apoio dos meus pais, principalmente da minha mãe. Durante um tempo, morei em Belém do Pará e conciliei a natação com a ginástica rítmica. Quando voltei para Curitiba, em 2008, tive que escolher uma das modalidades, e optei pelas piscinas. Um ano depois entrei na equipe do Clube Curitibano, onde comecei a participar de competições oficiais.


Quais são seus objetivos na natação?

Já estou focada nas Olimpíadas, mas como ainda sou nova, para 2016 vou tentar uma vaga nos revezamentos, onde tenho mais chances. Já em 2020, pretendo disputar finais olímpicas e, quem sabe, ganhar medalhas. Para este ano, também busco uma vaga no Campeonato Mundial Júnior de Singapura. No Torneio Regional Sul, que aconteceu este mês, nadei os 200 metros livre em 2:03:37 e se eu repetir esse tempo em abril, no Troféu Maria Lenk, consigo a vaga para o Mundial.


O que é essencial para atingir esses objetivos?

É preciso estabelecer metas altas e focar nos objetivos. Quando você realiza alguma meta pessoal, não pode se acomodar, sempre tem que pensar no próximo passo para conseguir atingir objetivos maiores.


Curtas

* Símbolo clássico da capital paranaense, o Clube Curitibano celebra 133 anos com o tradicional Baile de Gala. No dia 21 de março, o imponente Salão Rubens Arles Bettega (Azul) recebe os associados para uma noite de celebração e glória.

* Seguindo a tradição de incentivo à cultura, o Colégio Medianeira fecha parceria com a produtora O QUADRO, para ser cenário das gravações do longa-metragem Garota de Azul Anil.

* No dia dia 26 de março, às 19h, a AsBEA-PR (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná) e a Universidade Positivo (UP) promovem uma palestra inaugural do curso de extensão Desenvolvimento em Gestão Empresarial para Arquitetos, com o tema A importância da administração e as principais ferramentas de gestão. Será na UP, com entrada gratuita. As aulas iniciam dia 01 de abril e terminam em outubro.


Frase

Uma nação em crise não precisa de plano. Precisa de homens.
(Eugênio Gudin)