Muito se fala em ter mais qualidade de vida, tentar colocar o pé no freio do trabalho e se dedicar mais à família, dar mais espaço ao lazer e a atividades prazerosas. Tudo muito lindo, tudo muito bom, mas o problema está em colocar em prática essas ideias que ficam, na maioria das vezes, apenas na nossa mente. Acredito que, até para isso, é preciso planejamento, saber onde você está e para onde quer ir e trabalhar (por que não?) para isso.
O consultor Jerônimo Mendes afirma que apregoar qualidade de vida pelos outros é fácil e, muitas vezes, nem se sabe ao certo o que é isso afinal. “Quando se fala em qualidade de vida, o ser humano é remetido automaticamente a um padrão de conforto mais elevado. Assim, ele imagina que cargos importantes, casa, carro, eletrodomésticos, internet, roupas de grife, celular e outras bugigangas podem melhorar a qualidade de vida”, enumera.
Valores
O consultor alerta que, mesmo que as pessoas tenham reunido uma quantidade razoável de bens materiais, como dinheiro, fama e status, existem valores relacionados com a qualidade de vida que não vão muito além do materialismo, como sentido de realização, reconhecimento, sentido de contribuição, paz de espírito e pertencimento, entre outros. “Qualidade de vida tem a ver com momentos inesquecíveis, emoções positivas, conquistas memoráveis e coisas foram do comum que, graças à sua capacidade de resiliência, persistência, perseverança, disciplina e foco, foram passíveis de realização”, enumera.
Depressão pós-aposentadoria
Muitos aposentados acabam se deprimindo depois que param de trabalhar justamente porque qualidade de vida relaciona-se com a superação de desafios. “Se a continuidade não for planejada, é o fim do desafio, da emoção, do reconhecimento e o início de uma jornada que nada tem de melhor idade”, orienta Mendes.
Altos e baixos
Como a qualidade de vida tem relação direta com a superação de desafios e a capacidade de realização do ser humano, é natural admitir picos de oscilação positiva e negativa durante toda a nossa existência. Partindo-se do pressuposto que você não vai conseguir tudo, por maior que seja o esforço, mas pode conquistar muito, dependendo do seu esforço, prepare-se para os altos e baixos.
De acordo com Jerônimo Mendes, momentos bons e ruins fazem parte da vida de qualquer pessoa. “A forma como você administra esses momentos e as lições que você aprende a partir deles determina a sua qualidade de vida”, define.
Dicas
O consultor traz orientações para quem quer aumentar sua qualidade vida.
” Torne-se mais produtivo: pense no que você não faz e no que você pode fazer para conquistar o padrão de vida que deseja. O que você está fazendo para extrair o melhor da vida e o melhor de si mesmo? Suas metas e objetivos estão alinhados com os seus valores? Você usa o tempo a seu favor? Caminha regularmente?
” Reveja seus valores: eles estão inseridos em todas as áreas da sua vida. Valores energizam o espírito e contribuem para aumentar o sentido de realização. Aquilo que a sociedade apregoa é exatamente o que você deseja para si mesmo? Como você quer viver? Quem você quer se tornar? Que exemplo você quer deixar?
” Avalie seus desejos e necessidades: você precisa de tudo o que você compra? Seus desejos são legítimos ou cada vez que você se deprime vai para o shopping e estoura o limite do cartão? Existe algo que você pode abrir mão para desperdiçar menos tempo e energia e aumentar a sua qualidade de vida?
” Examine seus relacionamentos: que tipo de pessoas você atrai? Que tipo de relacionamento você deseja? Quantas pessoas você está carregando nas costas? Por acaso você é algum tipo de super-herói? Livre-se das sanguessugas.
” Reflita sobre seu emprego e sua empresa: qual é a empresa ideal para você? Como está o clima organizacional? Os valores da empresa estão alinhados com os seus? Será que é isso mesmo que você quer para sua carreira? A zona de conforto é sua eterna morada?
” Torne-se menos influenciável: quanto mais você pensa pela cabeça dos outros, mais se torna suscetível. Toda adversidade é causada por múltiplas responsabilidades. Não fuja da sua, mas não assuma a parte dos outros. Quanto mais você espera dos outros, mas você se frustra, portanto, não espere nada, não reclame e continue fazendo a parte que lhe cabe.
CURTAS
* De hoje até sexta-feira no Cietep acontece o 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos, evento organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regional Paraná (SBCTA-PR).
* Oportunidades no terceiro setor: https://site.gife.org.br/ogife_oportunidades.asp
* J.D. Rodrigues, presidente do Grupo OM de Comunicação, e Claudio Freire, diretor de criação da CCZ, foram os grandes vencedores do 34.º Prêmio Colunistas Paraná, promovido pela ABRACOMP (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda). Foram eleitos publicitário do ano e profissional de propaganda do ano, respectivamente.
FRASE
Fracassar não é cair; fracassar é continuar no chão”
Anônimo