Fiquei surpreso, certa vez, quando soube que uma das herdeiras dos Rockfeller, pioneiros da industrialização americana, morou alguns anos na favela do Jacarezinho no Rio, onde se propôs a conhecer na prática a auto suficiência e a independência das favelas em relação ao Estado. Na correria em que vivemos na vida e no trabalho, não temos tempo para nos interessar sobre o que se passa no interior das comunidades faveladas. Temos uma tendência a menosprezar este mundo à parte, por razões de mecanismos defesa à nossa segurança e correlação à marginalidade.
As favelas movimentam o equivalente ao PIB da Bolívia
Outra vez me surpreendo ao saber que existem empreendedores pioneiros neste segmento de mercado, e que geram oportunidades de trabalho e negócios. Aí é que vejo, também, uma das demonstrações do empreendedorismo do brasileiro, mesmo em condições adversas. Aproveitando os benefícios proporcionados pelo programa bolsa família, indiscutível gerador de consumo, as favelas brasileiras somam aproximadamente 12 milhões de pessoas, um número que faz delas o quinto estado brasileiro em população. Juntas, os moradores movimentam 56,1 bilhões de reais por ano, valor comparável ao PIB da Bolívia.
Classe C cresce mais nas favelas
Os dados, levantados pelo Data Favela, em parceria com o instituto Data Popular e Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa), revelam o extraordinário e pouco explorado mercado consumidor dessas comunidades. Segundo Renato Meirelles, diretor do Data Popular: Historicamente, as empresas olharam para as favelas com desinteresse, por enxergá-las como um lugar entregue aos bandidos, mas esse quadro vem mudando com a pacificação. Ele ressalta que 65% da população das comunidades já se enquadra na classe média. A classe C cresce mais nas favelas do que no Brasil.
Empreendedores já colhem resultados
Algumas companhias se adiantaram e vêm colhendo os frutos da aproximação com esse mercado, que está criando oportunidades de trabalho para profissionais que entendem as necessidades desse segmento da população. Inaugurada há dois anos, a agência de viagem Vai Voando — com 70 lojas instaladas em favelas e subúrbios — embarca 3.000 passageiros por mês e, neste ano, pretende inaugurar mais 50 lojas só no Rio, além de começar a operar em Belo Horizonte e Brasília.
Sistema inédito de pré pagamentos evita consultas a SPC e Serasa
Um dos segredos do sucesso da agência está na adaptação ao fato de que só 16% dos moradores das favelas possuem cartão, muitos deles com restrições ao crédito. Por isso, a Vai Voando criou um sistema pré-pago, que torna consultas a órgãos como SPC e Serasa desnecessárias. Depois que o cliente termina de pagar as prestações das passagens, que podem ser parceladas em até 12 vezes, emitimos o bilhete, diz Thomas Rabe, sócio-diretor da agência. Menos de 1,5% dos clientes interrompe o pagamento. Para chegar a esse formato, a Vai Voando contratou 16 profissionais com experiência em varejo e na chamada compra programada. É um sistema diferente, porque nele não há avaliação de crédito, como no crediário, diz Thomas.
Curtas
* Miscrocópio virtual é destaque de sistema de educação on-line. A agência Redsuns, em parceria com a empresa de tecnologia educacional BlueFive, desenvolveu uma plataforma que oferece materiais didáticos virtuais e interativos, com o objetivo de inovar o conceito de sala de aula virtual. Unindo criatividade, tecnologia e conhecimento, o projeto integra o ensino formal e os sistemas virtuais educativos, promovendo a inclusão digital e ampliando o acesso a ferramentas educativas. Mais informações: www.bluefive.com.br.
* Vagas de trabalho são divulgadas nos ônibus de Curitiba. O RH Coletivo, braço da Fundação de Asseio e Conservação do Paraná (Facop) para o recrutamento de mão-de-obra para as empresas do segmento, passará a noticiar as vagas disponíveis nos ônibus que circulam pela capital paranaense e pelos terminais de integração. Mais informações: www.facop.org.br ou pelo telefone 41 3699-0090.
* A Phil Young’s está com as matrículas abertas para uma nova aula: Drama Studies, estudos dramáticos em inglês. Nas aulas os participantes vão trabalhar leituras, análises de textos, interpretação oral e atuação, além da prática da língua. Mais informações pelo fone (41) 3335-9226.
* A Redirect assumiu a conta integral da rede de Hotéis Mabu, desenvolvendo uma estratégia que prevê ações integradas, baseadas na visão 360 graus para a entrega dos serviços em publicidade online e offline.
Frase
Ser um líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é.
(Margaret Thatcher)