Vivemos na sociedade do conhecimento e onde as informações e relacionamentos talvez sejam o bens mais preciosos que temos. No entanto, em meio a tantas informações que nos rodeia de nada adianta se não soubermos administrar os contatos em rede que temos disponível. Pensando nisto, foi criada a SkyCard, uma empresa especializada na organização e otimização de contatos profissionais. Através de um método diferenciado, a empresa identifica as informações de contato contidos nos cartões de visitas e as converte em formato digital. Para entender melhor sobre essas ferramentas, conversamos com Cláudio Dominguez, diretor comercial da empresa.

Como surgiu o negócio?
A idéia da SkyCard surgiu através da experiência anterior de seus três sócios em diferentes áreas comerciais. Tínhamos sempre uma questão em comum: Como fazer para otimizar a prospecção de nossas vendas? Pensamos então nos aspectos que, melhorados, pudessem nos trazer esta solução. Foi assim que decidimos focar nos já conhecidos cartões de visita. Percebemos que, apesar de a prática de troca de cartões entre profissionais ser muito utilizada, o uso das informações de contato coletadas nem sempre é aproveitada da melhor maneira, e isso acontece pela simples falta de uma ferramenta adequada para essa prática, o que chamamos de gerenciamento de networking.

Como funciona esse gerenciamento?
É a prática de administrar e organizar as suas informações de contato, de maneira a manter ativo o seu relacionamento com aquelas pessoas com as quais já se tem uma relação comercial ou no futuro possam vir a se tornar clientes, parceiros ou fornecedores. Basicamente, é contar com um sistema que proporcione ao profissional agilidade e praticidade na busca das informações de contato de sua rede de relacionamentos, seja profissional ou pessoal.

Como funciona o sistema da SkyCard?
Primeiramente, as informações de contato contidas nos cartões de visita são digitalizados. Nosso sistema reconhece as informações e as organiza por classe (nome, cargo, empresa, etc.). Essas informações, acompanhadas da própria imagem do cartão, passam a estar disponíveis em formato digital em nosso site, armazenados em nuvem, onde o cliente pode ter acesso através de um nome de usuário e senha exclusivos. O interessante é que essa base de dados pode ser editada, atualizada e novas informações podem ser incluídas a qualquer momento, além de poder exportar essas informações para outros formatos e utilizá-las no Outlook, CRM, etc.

Quais modelos semelhantes existem?
Este tipo de serviço é bastante utilizado nos E.U.A. e Europa, onde há diversas empresas oferecendo ferramentas similares. Como é um serviço que já existe há mais tempo nesses países, muitas empresas têm contado com o gerenciamento de networking para manter sua rede de contatos ativa e otimizar o trabalho de prospecção de seus vendedores, principalmente no final de cada feira e eventos de negócios, quando normalmente os vendedores voltam com aquele monte de cartões.

Qual o diferencial deste sistema?
São muitos, mas podemos destacar dois. Primeiramente é a praticidade na organização de seus contatos, ou seja, com o nosso sistema é possível encontrar a informação de algum contato em segundos, além de tornar possível a divulgação de comunicados, promoções e informações através de campanhas de e-mail para grupos de pessoas de maneira muito prática. E em segundo lugar, no plano empresarial, a empresa tem a garantia de conservar as informações de contatos de todos seus vendedores.Para maiores informações, acesse www.skycard.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected]


Curtas
* A Ernst & Young Terco está em busca de oito trainees para atuar na unidade da empresa em Curitiba, que devem ser contratados até outubro deste ano. No Brasil, o processo seletivo obteve recorde de procura esse ano, com mais de 90 mil candidatos para ocupar as 900 vagas oferecidas. Informações: www.traineeseyt.com.br.

* Durante os dias da Oktoberfest, a Auto Viação Catarinense espera um crescimento de 20% em relação às viagens realizadas no mesmo período do ano passado. No total, a empresa já programou 200 horários extras, sendo que 80 destes devem sair de Curitiba.


Frase:
Aquele que perde a reputação pelos negócios, perde os negócios e a reputação.
(Francisco Quevedo)