Participação nos lucros ou resultados ajuda na motivação dos talentos

Hamilton Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Parte I
Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para reter seus funcionários e mantê-los motivados é a remuneração variável. Um dos elementos vitais para a implantação deste sistema de remuneração é a adoção de programas de participação nos lucros ou resultados, também conhecidos por PLRs. Infelizmente, uma prática ainda pouco adotada pela maioria das organizações brasileiras e que ajuda na motivação de talentos para atingimento de metas e resultados.
Quando surgiu e como funciona
O PLR foi regulamentado pela Lei nº 10.101/2000, onde cada empresa faz um planejamento de quanto e como será destinado dos recursos financeiros ao programa. No Brasil, algumas empresas dividem 14% do orçamento final com os colaboradores. Os programas são, praticamente, autocusteados e baseados em ganhos reais para a organização, incluindo todos os colaboradores.

Motivações para implantar

Para as empresas:reduz custos e despesas, melhora a rentabilidade do negócio, aumenta a produtividade, flexibiliza as relações no trabalho e melhora significativa no clima organizacional.

Para os colaboradores: os ganhos são a melhoria real do padrão salarial, o sentimento de parceria e comprometimento, convicção, engajamento e envolvimento no negócio. Expõe as virtudes dos mais talentos e aumenta as possibilidades de ascensão profissional.

Alinhamento das estratégias da empresa aos objetivos dos colaboradores
Esses programas proporcionam, também, o alinhamento das estratégias das empresas ao desempenho dos funcionários. São autocusteados e a distribuição dos lucros ou resultados aos funcionários só é feita caso as metas pré-estabelecidas entre patrões e empregados sejam atingidas.

Vantagens para empresas e colaboradores
Entre as principais vantagens para a adoção de PLRs:
* Associa o pagamento adicional ao resultado do negócio;
* Envolve os empregados e ajuda a mantê-los interessados pelo negocio;
* Aumenta a sinergia entre os times;
* Contribui para a superação de metas;
* Aumenta a produtividade;
* Compromete as áreas da empresa com os resultados;
* Boa alternativa de ganho a mais para o empregado;
* Reconhecimento do trabalho em equipe recompensa proporcionalmente o esforço e dedicação;
* Ajuda na melhoria do clima organizacional;
* Reduz custos, elimina desperdícios e amplia margem;
* Desconto de benefícios, como o INSS e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), sai reduzido nas despesas finais da companhia.
Acompanhe, na próxima coluna, a parte II desta matéria com depoimentos de dirigentes e gestores de RH.

Curtas:
*Cursos pré-congresso serão realizados no dia 26 de junho no 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que acontece no ExpoUnimed em Curitiba, e reunirá perto de 4 mil especialistas do Brasil e do exterior. Informações: secretaria@qeeventos.com.br
*O IBEF-PR-Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças seccional Paraná- comemora a abertura  do Comitê IBEF-PR Jovem. O presidente do grupo, Evaristo Bicalho, explica que o espaço é basicamente para profissionais considerados jovens no setor financeiro. O objetivo é ser um veículo de troca de informações entre os profissionais veteranos e experientes com aqueles chegados há pouco tempo no mundo executivo, acadêmicos ou pessoas interessadas em interagir com as gerações mais recentes. Informações: facebook/ Comitê Ibef PR Jovem e twitter.com/ibef_pr_jovem
*A Endossa está com nova oportunidade de emprego. A loja procura um profissional para trabalhar no atendimento de segunda à quinta das 17h às 20h e aos sábados, das 10h às 17h. A oportunidade é nova e uma boa chance para quem quer aumentar a renda e trabalhar em horário diferenciado durante a semana, explica Francisco Del Rio, sócio da Endossa. Aos que se interessarem pela oportunidade, basta enviar currículos para cwb@endossa.com

Frase:
Problemas fazem parte do fato de estarmos vivos. Superá-los é o melhor caminho para conhecer sua força. Avance e dê uma oportunidade ao mundo de conhecer a sua energia.
(Roberto Shinyashiki)