Parte II
Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para reter seus funcionários e mantê-los motivados é a remuneração variável. Um dos elementos vitais para a implantação deste sistema de remuneração é a adoção de programas de participação nos lucros ou resultados, também conhecidos por PLRs. Infelizmente, uma prática ainda pouco adotada pela maioria das organizações brasileiras e que ajuda na motivação de talentos para atingimento de metas e resultados.
Quando surgiu e como funciona
a PLR foi regulamentado pela Lei nº 10.101/2000, onde cada empresa faz um planejamento de quanto e como será destinado dos recursos financeiros ao programa. No Brasil, algumas empresas dividem 14% do orçamento final com os colaboradores. Os programas são, praticamente, autocusteados e baseados em ganhos reais para a organização, incluindo todos os colaboradores. Esses programas proporcionam, também, o alinhamento das estratégias das empresas ao desempenho dos funcionários. São autocusteados e a distribuição dos lucros ou resultados aos funcionários só é feita caso as metas pré-estabelecidas entre patrões e empregados sejam atingidas.
Patrões e colaboradores não dependem de regulamentação
Para Gustavo Galleazzo, diretor-sócio da Trixx Consultores, empresa da área de TI e gestão de negócios, dependendo da cultura da empresa e da visão dos dirigentes, a PLR pode ser substituído por um algo tão eficiente quanto, independente da regulamentação, por exemplo, apoio a formação e educação profissional, além de um sistema de atingimento de metas.
Para o empresário, que já implantou programas de produtividade e melhoria nos resulados quando se propõem repartir os resultados, muitas vezes, se pensa somente na parte positiva, desta forma, todos devem merecer a sua parte pelo sucesso do empreendimento, pois nesta visão o gestor não faz nada sozinho, ou seja, a força da equipe vale muito mais.
Galleazzo diz que, embora a PLR seja uma ferramenta relativamente nova, já nos tempos bíblicos se premiava quem melhor desenvolvia suas habilidades em prol da comunidade ou da empresa. Para Gustavo, o importante é que patrões e colaboradores tenham em mente o estabelecimento de metas viáveis de serem atingidas, assim como a definição clara de um sistema de distribuição equitativa dos resultados , finaliza.
Definição clara de metas e sistema de premiação
Já Hario Tieppo, executivo corporativo de grandes empresas na área de logística integrada e responsável, também por RH, o dirigente ou empresário que compreende a dinâmica do desenvolvimento dos negócios através das pessoas, já deu o primeiro passo e hoje estas organizações já desfrutam de maior crescimento e rentabilidade pela aplicação destes programas motivadores e integradores.
Para Hário, as metas claras e processos transparentes de medição e controle, apresentados e discutidos com seus colaboradores, geram confiabilidade. Neste sentido, aconselha o executivo com transparência de intenções e de ações, todos compreendem que o objetivo não é dividir ganhos, mas sim de participar de uma parte dos bons resultados, pois combinaram, planejaram e conquistaram as metas juntos.
Curtas
Paraná foi escolhido para nova fábrica da Cargill. A empresa finalmente anunciou que escolheu o Paraná para receber a sua nova fábrica. A negociação com governo com três Estados demorou quase três meses e agora a indústria está em dúvida entre cinco municípios paranaenses: Ponta Grossa, Castro, Guarapuava, Maringá e Londrina. O que justifica o grande interesse pela indústria é que com ela virão mais seis empresas satélites. Juntas, elas planejam investir R$ 1,2 bilhão. Só a Cargill investirá mais de R$ 350 milhões.
UFPR abre concurso para professores.
A Universidade Federal do Paraná está com inscrições abertas para a seleção de professores. As inscrições para professor do quadro permanente da UFPR, nas áreas de conhecimento: Anatomia dos animais domésticos, do setor de Ciências Biológicas; Técnica operatória veterinária e anestesiologia veterinária, no campus Palotina; Físico-química experimental do setor de Ciências Exatas e Projetos de indústrias químicas, do setor de Tecnologia. Outras quatro vagas, também para professor do quadro permanente da UFPR, estão abertas com período de inscrição até 15 de junho. São elas: Manejo florestal; Psicologia sócio-histórica: fundamentos, pesquisa e supervisão; Psicologia da Educação/Fundamentos da Educação Especial e Informática e Cidadania (setor Litoral). Também estão abertas, até o dia 17 de junho, as inscrições para o teste seletivo para professor substituto. As áreas de conhecimento para o teste seletivo são: Mecânica das estruturas e Economia de Engenharia e Comunicação em Língua Brasileira de Sinais (campus Palotina).
Mais informações sobre documentos, local de inscrição, titulação exigida, provas e taxas podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (https://www.progepe.ufpr.br), no link concursos.
Frase:
O que é mais caro: o custo de fazer o que é necessário para reter as pessoas mais valiosas na empresa ou o custo de perder e substituir essas pessoas ?
(Leigh Branham)