O  bom convívio no trabalho em grupo não vai adiante se as atitudes individuais não são construtivas ou não vinculadas às linhas mestras da organização. Todos temos a sensação de que somos cobrados por tarefas e atribuições que, algumas vezes, nos parecem pesadas, mas a colaboração é vital. Enquanto uma boa notícia de promoção não vem e os tempos são de reestruturação e enxugamento, onde os cargos estão sofrendo mudanças e recebendo novas tarefas e atribuições, pequenas atitudes no dia a dia podem ser grandes diferenciais para um ambiente de trabalho saudável. O nosso modo de ser e nossas atitudes podem fazer a diferença quando mais necessitamos, melhorando nossa vida e a de outros à nossa volta.

Hora e a vez do RH estratégico

Especialistas em recursos humanos avaliam o comportamento gerencial e as atitudades de satisfação das pessoas nas empresas. Entre as feramentas mais utilizadas, a pesquisa de clima organizacional é um importante instrumento para avaliar o momento atual empresa e, principalmente, a percepção de seus colaboradores quanto a diversos aspectos da companhia, entre eles: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Isto ajuda a alinhar o ideal das pessoas às crenças e valores da organização, com desdobramentos valiosos em produtividade nos negócios.

Cordialidade e empatia
Se relacione com todos, em todos os níveis hierárquivos, com educação, cordialidade e interesse em ouvir de verdade. Seja solidário e contribua com o real interesse de resolver os problemas quando solicitado – e quando possível. Apenas faça com boa vontade e não espere retorno por seus atos.
Responda aos e–mails de todos sempre, não apenas quando interessa ou quando foi o chefe que os enviou. Seja simples, direto e educado.

Interagir com educação

Aprenda a incluir os outros na conversa quando o seu interlocutor estiver acompanhado. É deselegante e grosseiro ignorar outras pessoas (principalmente só olhando para uma delas) ao falar no meio de um grupo. Afinal, se fosse algo particular seria mais adequado esperar para tratar a sós.
Quando possível, evite limitar–se a um pequeno grupo de parceiros dentro do próprio departamento. É recomendado ter um bom relacionamento com todos e focar–se no trabalho com profissionalismo e ética.

Criticas e auto criticas
Quando trabalhar em equipe, aja com naturalidade e esteja aberto às críticas e opiniões alheias. Use a razão para mostrar que seu ponto de vista está correto, caso necessário, com argumentos sólidos e precisos. Fique longe das fofocas e conversas paralelas de corredor. A impressão de boicote, armação ou preconceito contra o trabalho de outros é altamente destrutiva para qualquer ambiente corporativo. Se tiver problemas de relacionamento com alguém que trabalha com você, o mais adequado a fazer é falar diretamente com essa pessoa para resolver as dúvidas ou mal–entendidos e esclarecer a situação. Terrível é comentar por trás e tornar aberto para outros colegas algo que poderia se acabar com uma boa conversa. Jamais comente o erro de algum colega ou um desafeto.