O município paranaense de Laranjeiras do Sul, com cerca de 30 mil habitantes, está inovando. A administração municipal passa por um planejamento estratégico e traça novas diretrizes. Com o trabalho, que é conduzido com o apoio do Sebrae/PR, a ideia é aprimorar a gestão pública municipal, trazendo uma visão empreendedora que contemple ações a médio e longo prazos. Para dar início à visão de futuro, proposta pela administração atual, as 13 secretarias da Prefeitura de Laranjeiras do Sul passaram por um levantamento, que envolveu desde informações sobre infraestrutura até projetos que já estão em andamento.
Inspiração na iniciativa privada
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, a prefeita eleita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, procurou a entidade em busca de apoio para construir o planejamento estratégico da Prefeitura, que leve em conta, além de uma visão empreendedora, uma gestão mais próxima do que é praticado na iniciativa privada. Conhecendo os trabalhos que o Sebrae/PR realiza nos municípios do Território da Cantuquiriguaçu, bem como as ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo, a prefeita Sirlene nos procurou, depois de ser eleita, ainda no ano passado, para pedir apoio na elaboração de um planejamento estratégico, que começou a ser realizado em meados de dezembro, conta Edson Braga.
Plano de ação fica mais fácil
O consultor do Sebrae/PR explica que o levantamento das informações foi realizado em cada uma das 13 secretárias, o que contribuiu para dar um panorama de cada pasta. Cada secretaria tem a sua especificidade, como projetos para a captação de recursos estaduais e federais, orçamento, itens para melhorar, como na infraestrutura, por exemplo, além de outros itens, como máquinas e equipamentos.
Ações compartilhadas e valorização dos funcionários
A prefeita Sirlene Svartz está entusiasmada com os resultados do planejamento estratégico feito pela administração municipal, em parceria com o Sebrae/PR. Estamos fazendo um ‘choque de gestão’ junto com o Sebrae. Tenho consciência de que o planejamento é fundamental em todas áreas e ajuda muito na tomada de decisões, assinala a prefeita. Para Sirlene Svartz, o trabalho tem outra função importante, que é a valorização dos servidores públicos que foram ouvidos no processo.
Ambiente mais colaborativo e sustentabilidade
O secretário de Finanças e Orçamento de Laranjeiras do Sul, Marcelo Passarin, destaca que um dos pontos positivos na realização do planejamento estratégico foi, justamente, o envolvimento dos servidores públicos. Funcionários de carreira, que há anos trabalham na Prefeitura, tiveram a oportunidade de falar e trazer toda a sua experiência. Isso contribuiu em todo o processo para realizar o planejamento estratégico, o que torna o ambiente muito mais colaborativo. Nesse primeiro ano, nós vamos adequar as ações ao orçamento que já estava previsto pela outra gestão para a Prefeitura. Mas, a partir do ano que vem, queremos dar a nossa cara às ações. Iniciativas de adotar o planejamento estratégico rompem a barreira eleitoral dos quatro anos, porque criam sustentabilidade, disse Marcelo Passarin.
Curtas
* Sebrae/PR em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon/PR) realizam nos próximos dias 27 e 28 de abril, das 8 às 18 horas, a segunda edição da Rodada de Negócios da Construção Civil. O evento será na sede do Sinduscon/PR, que fica na Rua da Glória, nº 175, Centro Cívico, em Curitiba, e está sendo esperada a presença de 22 construtoras- âncoras e de cerca de 150 fornecedores do mercado imobiliário, móveis, acabamento e decoração.
* Congresso Paranaense do Cardilogia 2013. Data: de 26/04 a 27/04/2013. Realização: Curitiba. Local: Expo Unimed Curitiba. R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. Fone: (41) 3317-3000.
* XVIII Salão Noiva Sul. Data: de 24/05 a 27/05/2013 . Local: Centro de Eventos FIEP. Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim BotânicoInformações: www.noivasul.com.br . E-mail: comercial@noivasul.com.br
Frase:
Liberdade significa responsabilidade. Talvez por isso tanta gente tem medo dela.
(Bernard Shaw)