População cresce menos e disfarça índice de desemprego
O Brasil era considerado um País com uma das maiores taxas de crescimento populacional e, ao mesmo tempo, cultiva na atualidade uma das melhores taxas de desemprego, entre os países do chamado Bric´s. Recentemente, economistas fizeram uma correlação de dados e descobriram que a forte queda da taxa de fecundidade tem afetado o ritmo de alta da população em idade ativa (PIA) e, com isso, diminuído a velocidade de expansão da oferta de trabalho. Pelo menos é o que revela estudo realizado pelo economista Jorge Arbache, assessor da presidência do BNDES e professor da Universidade de Brasília (UnB), dando conta que o comportamento do mercado de trabalho, num quadro de economia estagnada, é uma evidência significativa de que a questão demográfica é fundamental para explicar o baixo desemprego.
População em idade ativa perdeu
Segundo o estudo, nos últimos meses, o ritmo de crescimento da população em idade ativa perdeu um pouco mais de fôlego. Nos 12 meses até maio, a alta foi de 1,2%, inferior ao 1,3% de 2010 e também de 2011. Em 2005, o avanço tinha sido de 1,8%. A expansão mais modesta da PIA tende a reduzir também a velocidade de crescimento da população economicamente ativa (PEA), que reúne as pessoas já ocupadas e as que buscam emprego, embora as duas não andem necessariamente juntas. A desocupação é calculada pela comparação do número de desempregados com a PEA.
Baixo PIB e menor oferta de mão de obra
Um dos fatores, segundo o estudo, que também se verifica é a menor oferta de mão de obra com um dos principais motivos para explicar a resistência do mercado de trabalho, num ambiente de PIB anêmico. E a escassez de mão de obra ocorreu simultaneamente ao desempenho mais forte do setor de serviços, um setor considerado grande empregador. Dados de maio, considerado um dos melhores meses para os negócios, por exemplo, a ocupação no segmento de serviços a empresas cresceu 4,9% sobre o mesmo mês de 2011 nas seis principais regiões metropolitanas, acima da média geral de 2,5%.
Mais tempo dedicado o estudo
O estudo destaca que a população economicamente ativa tem crescido menos, contribuindo para derrubar o desemprego. A alta mais fraca da população em idade ativa revela uma história razoável para o fenômeno, que também pode ser influenciado por outros motivos – com o aumento da formalização e a alta de salários, é possível que os filhos dediquem mais tempo ao estudo, demorando mais para entrar no mercado de trabalho, por exemplo.
Escassez de mão de obra inibe geração de empregos
A escassez de mão de obra também ajuda a explicar a aparente contradição entre os números da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, na visão do ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman. Os dados do IBGE mostram desemprego em queda e forte alta da ocupação, enquanto o Caged – restrito ao mercado formal – indica uma perda de fôlego na criação líquida de empregos, ou seja, na diferença entre contratados e demitidos.
curtas
* Natal chegando! O evento Árvore Encantada, organizado pelo Radisson Hotel, faz parte do calendário oficial ‘Curitiba Capital do Natal’ e chega à 5ª edição em 2012. O majestoso show com coral infantil, luzes e fogos atrai milhares de pessoas nas 4 apresentações em frente à Praça do Japão. Estão abertas para comercialização as cotas de apoio e patrocínio. Associe sua marca a quem faz sucesso! Mais informações com dpto de marketing: 41 3340-4100 | 3351-2222
* Um dos cases apresentados durante o evento Governança Trabalhista como Vantagem Competitiva será mostrado pelo gerente de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, Paulo Henrique Lapis Cavalcante. O evento, organizado pela Becker, Pizzatto & Advogados Associados, acontece no dia 28 de agosto no Estação Business School com entrada gratuita. Informações: (41) 3252-1052
* A Sofhar está promovendo curso sobre Gerenciamento de Projetos com MS Project 2010. As aulas acontecem de 17 a 21 de setembro. Informações: (41) 3350-1515 ou [email protected].
* O SINCAPR sedia workshop Liderança Eficaz, com o palestrante Luiz Carlos Souza. O evento, organizado pela Fecomércio, ocorre a partir das 18h30. Informações: (41) 3225-2526.
* Começa amanhã a 5ª Mostra Mueller Ecodesign, renomada exposição com móveis e itens de decoração criados sob o conceito da sustentabilidade. A mostra, totalmente gratuita, vai até o dia 16 de setembro no Piso Cinemas do Shopping Mueller.
Frase:
Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.
(Thomas Jefferson)