Em um ano de 2013 que promete altos e baixos na economia, um estudo da Ernst & Young intitulado CFO and beyond: the possibilities and pathways outside finance revela que os CFOs (Chief Financial Officer) estão em alta no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados estão sendo mais solicitados do que nunca para ocupar posições nos conselhos de administração das empresas devido à sua expertise financeira. O levantamento global, feito com 800 CFOs (Chief Financial Officer), atesta que a elevada demanda pelos profissionais da área das finanças tem sido motivada pelas dificuldades econômicas e pela expansão de sua atuação nas empresas. Em um momento em que as companhias enfrentam uma economia volátil, as empresas querem uma boa abordagem em relação aos custos, riscos e gerenciamento de capitais – três áreas que estão dentro do foco das habilidades dos CFOs, afirma Mauro Terepins, vice-presidente de Mercados da Ernst & Young.
Não basta habilidade financeira
A evolução do papel do CFO na última década ampliou de forma significativa a contribuição que os líderes financeiros podem oferecer ao ocupar cargos no conselho. Embora sejam cruciais, as habilidades financeiras não necessariamente constituem um bom membro. Muitos CFOs de hoje em dia têm as habilidades financeiras, assim como uma combinação única de capacidades analíticas, técnicas e estratégicas. Tal conjunto de habilidades representa uma importante contribuição para o conselho, acrescenta Terepins.
Experiência para gerar oportunidades no mercado de trabalho
Os principais CFOs entrevistados para o estudo falaram sobre usar sua experiência como membro do conselho para aprimorar sua performance como CFO. Entender a dinâmica de um conselho de administração de uma perspectiva diferente é o principal benefício de servir como membro, de acordo com 75% entrevistados. Cerca de metade dos entrevistados considera a experiência uma oportunidade de ganhar exposição em outra companhia ou indústria, o que os capacita a aprender procedimentos valiosos que podem valer para sua função principal. Experiência em um setor diferente é vista por muitos CFOs como bastante valiosa, com a oportunidade de ganhar conhecimento e transferir as boas práticas entre diferentes indústrias, afirma Mauro Terepins.
Profissionais assumem cargos cada vez mais jovens
Outra característica do estudo revela que os CFOs de hoje também assumem cargos de conselho em idade mais jovem do que há uma década. A maioria dos profissionais que assumiu funções não-executivas têm idade entre 40 e 49 anos. Os CFOs e os líderes financeiros futuros interessados em assumir esses cargos devem começar cedo – a competição e as expectativas crescem a cada dia, por isso é importante planejar a carreira, aconselha Terepins.
Requisitos para contratação no futuro
Segundo Terepins, os profissionais devem ter em mente que, na próxima década, as diretorias irão valorizar cada vez mais o conhecimento nos mercados de rápido crescimento, análise e outras tecnologias dinâmicas como as mídias sociais. Por último, os recrutadores procuram agora por conhecimento técnico profundo em áreas como fusões e aquisições e mercado de capitais. Construir uma experiência sólida em um setor particular dará aos candidatos uma boa chance de ser escolhido para posições específicas em diretorias específicas, conclui Terepins.
Curtas
* O Centro de Formação Lady&Lord promove diversos cursos profissionais. Um deles começa hoje das 13h30 às 21h30. Trata-se do curso de unhas decoradas para profissionais interessados em se aperfeiçoar em novas técnicas de manicuro. O curso acontece no próprio Centro de Formação, localizado na Rua Marechal Deodoro, 475. Informações: (41) 3311-8600 ou www.centrodeformacaoladyelord.com.br.
* Pesquisa realizada pela Microsoft mostra que a segurança da família na internet é uma das grandes preocupações no mundo. Proteger crianças de predadores on-line e de conteúdo ofensivo liderou a lista das preocupações dos pais com 87% das respostas, segundo o estudo. Os resultados colaboraram para a criação da política de segurança do Windows 8.
* Até o dia 28 de fevereiro acontece a Campanha de Arrecadação de Livros de 2013 do Instituto Grupo Pão de Açúcar. A ação ocorre lojas Pão de Açúcar e Extra de todo Brasil. A ação faz parte da política da empresa de despertar nos clientes a importância de ações solidárias. Para participar, basta fazer a doação de livros novos ou usados, em bom estado, em uma das lojas da rede.
Frase:
Não dá para ter um sistema de valores para uso no mundo dos negócios e outro para a vida pessoal. O caráter de uma pessoa rege toda a sua vida.
(John C. Maxwell)