Por aí constatamos no mercado vários profissionais bem-sucedidos que já “herdaram” profissões, clientela e isso é bem nítido na área de saúde. Netos, bisnetos e tataranetos de médicos geralmente conseguem manter o legado, isso sem mencionar o ramo político, onde pululam exemplos de herdeiros que perpetuam a “profissão” (se assim podemos chamar).
Mas, para nós, simples mortais, nem sempre as oportunidades vêm prontas de berço. Lutamos, transpomos obstáculos e suamos a camisa em performance parecida com os grandes maratonistas. É preciso matar um leão por dia e provar, a ferro e fogo, o nosso valor.
Exemplo disso brota todos os dias e serve para alimentar a esperança por dias melhores e de que há chances para quem não vem de berço e só carrega como sobrenome a palavra trabalho, dedicação e ética.
Existem aqueles também que vieram do berço mas vivenciaram a dificuldade do negócio de seus pais e conseguiram colocar as coisas em ordem. Embora de origem privilegiada, deram a cara a tapa para vencer pelo seu próprio esforço.
Office-boys rendem bons empresários
Em Curitiba, existe um empresário que hoje é um dos diretores do Coritiba Futebol Clube que atuou como office-boy, assim como outro que se tornou diretor de jornal e outros exemplos desse tipo.
Na revista Pequenas Empresas Grande Negócios, a descrição da origem humilde do empresário Alcides Braga me chamou a atenção em especial. Fabricante de baús para caminhões com um gordo faturamento anual, ele conta que herdou dos pais apenas valores como a persistência e a paixão pelo trabalho. Filho de pai encanador e mãe faxineira, ele alçou voo solo e abriu a empresa Truckvan.
Respeito pelo outro
Sabe o que geralmente diferencia pessoas que vêm de camadas mais humildes e conseguem ascender social e economicamente? Elas dão valor às pessoas, dificilmente humilham outras na frente dos colegas, sabem que todos fazem parte de um todo, enfim, sabem como ninguém fazer do RH uma área estratégica para o negócio.
O empresário da reportagem da revista soube também explorar a contratação de profissionais sem experiência, que, por não terem “vícios corporativos”, podiam ser formados com os visão da empresa.
Segredo do sucesso
Ao contrário do que muita gente pensa e imagina sobre o futuro, a máquina pode até substituir muita mão de obra, mas o atendimento e a proximidade com o cliente demanda profissionais, gente, ser humano. Daí a dica do empresário para o mercado. “Precisamos muito de talentos. Dominar a tecnologia e ter profissionais preparados é fundamental”, afirmou ele à reportagem da Revista PEGN.
Vou além: acredito que nessa era da comunicação digital é cada vez mais importante o relacionamento com o público-alvo das empresas e, por isso, mais do que uma equipe treinada e motivada, é preciso ter nas equipes verdadeiros defensores da marca, da organização.
Nas turmas de pós-graduação que estou cursando, costumo conhecer profissionais das mais variadas empresas e consigo identificar de longe as organizações que conseguiram incutir sua visão e seus valores aos colaboradores. Alguns inclusive chegam na aula com o uniforme da firma, ostentam com o orgulho o crachá pelas ruas e reforçam, de maneira inconsciente, esses valores por onde passam.
curtas
* O Sinca (Sindicato do Comércio Atacadista) realiza ação beneficente chamado “Passeio Turístico de Natal” a pessoas da terceira idade. Solidariedade que pode ser copiada por outras entidades.
* O headhunter Hamilton Fonseca firmou parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (SETCEPAR). O objetivo é criar um banco de currículos de executivos e mão de obra gerencial especializada no setor de logística,transportes e comércio exterior. Informações: (41) 3018-4115 / 9123-7933 ou e-mail [email protected]
* Pesquisa feita pela ISMA-BR (International Stress Management Association) mostrou que no mês de dezembro os níveis de tensão são bem mais altos do que no resto do ano. O estudo foi feito com 678 pessoas, de 25 a 55 anos e 80% afirmaram que o nível de stress aumenta no último mês do ano.
* A Revista Você S/A desse mês traz como uma das matérias a procura no mercado por tradutores, cuja remuneração mensal pode chegar a R$ 15 mil.
* O site Empregolância (https://www.empregolandia.com) dispõe de diversas oportunidades de trabalho em várias cidades do país.
FRASE
“A diferença entre uma pessoa de sucesso e as outras não é a falta de força, nem a falta de conhecimento, mas particularmente a falta de determinação.”
Vincent T. Lombardi