Profissões em alta
Na mesma medida em que a produção de carros aumentou 9% de janeiro a agosto deste ano, a procura por mão-de-obra especializada também vem crescendo. Os setores de RH das montadoras, no entanto, estão carentes de profissionais da área de engenharia e de design. Não que inexistam. Há deficiência em encontrar os profissionais que sejam criativos o suficiente para criar modelos modernos e, ao mesmo tempo, ecologicamente corretos.
Para quem lida no ramo automotivo, está sendo preciso garimpar mão-de-obra no país todo. Falta gente especializada em sistemas de ar-condicionado, refrigeração de motores e gerenciamento de softwares.

As boas para engenheiro ou designer
A GM contratou 300 engenheiros em 2006 e 150 este ano, mas ainda precisa de outros 50
De janeiro até agora, a Fiat já contratou 150 engenheiros e designer
Devido à disputa por esses profissionais, os salários já subiram em média 20%

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vai fazer Direito?
Não. Vou pilotar fogão

Ainda que o sonho da grande maioria dos vestibulandos sejam as profissões como Direito, Medicina ou Publicidade, existem pessoas que buscam realizações em áreas menos ortodoxas. Uma delas é a gastronomia, que vem chamando a atenção de jovens talentos na culinária.Para quem se interessa por essa área, a Unicenp vai oferecer já em 2008 o curso de graduação em Bacharelado em Gastronomia e Hotelaria, com duração de quatro anos. Já no Centro Europeu, escola tradicional de formação de muitos chefs, o curso tem atraído número cada vez maior de jovens. “Em 2001, tínhamos uma turma. Hoje, o número de turmas cresceu muito, o que levou a estender o curso para dois semestres letivos e estágios de até seis meses após a conclusão do curso”, descreve o supervisor do Centro Europeu, Rogério Gobbi.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Quanto ganha
Atualmente, a oferta de profissionais não atende à demanda do mercado. “Sobram vagas de estágio neste ramo de trabalho”, conta Gobbi. Hoje, nos grandes hotéis, o chefe de cozinha pode chegar a ganhar até R$ 4 mil, mas, segundo o supervisor do Centro Europeu, o salário pode ultrapassar o do gerente-geral.
Mas não se iluda que basta preparar um macarrão caprichado para se tornar chef. Para alcançar sucesso, o aspirante precisa ter conhecimentos de manipulação de alimentos, padaria, cozinha internacional e, principalmente, gerenciamento. Não é só pôr a mão na massa, mas é preciso aliar talento com capacidade de administrar.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Falando nisso…
Por falar em administrar, até a profissão ortodoxa como medicina está exigindo mais do que o canudo, a residência e a especialização. Hoje, mais do que nunca, é preciso que os futuros médicos estruturem sua carreira de modo a fazer MBA em administração. Caso contrário, perderão espaço para administradores à frente de hospitais, clínicas, empresas de plano de saúde e outras organizações que partem para a profissionalização da gestão.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Exemplo que vem
do próprio mercado

Um dos exemplos mais recentes dessa realidade é a nova superintendente do Hospital Vita Curitiba, Carla Soffiatti, que assumiu o cargo de superintendente da empresa.
Quem pensa que ela é médica, engana-se. Carla é contadora, administradora, tem pós-graduação em Finanças e Controladoria e em Auditoria Integral, bem como reúne 15 anos de experiência na área. Portanto, futuros doutores, fiquem atentos aos novos tempos!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LIVRO
Sua Carreira
O autor, Ricardo de Almeida Prado Xavier, é um profissional com rara experiência nesse campo e aborda os temas de forma didática, usando sua experiência de consultor e de palestrante e conseguindo unir a teoria à prática.
Através dessa leitura, é possível realizar um roteiro de reflexão sobre as várias possibilidades de carreira, em qualquer fase da vida, e que, principalmente, não desvincula a carreira profissional da vida pessoal. É um manual para quem precisa saber sobre o que é efetivamente importante no mundo corporativo e o que diferencia os profissionais bem-sucedidos num ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FRASE
“De todos os caminhos que conduzem à riqueza, os mais seguros são a perseverança e o trabalho.”
Luis Reybaud

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para [email protected].
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
ANA PAULA DE CARVALHO
anapaula @stampanews.com.br