O ser humano nunca está satisfeito. Se tem cabelo liso, quer cabelo crespo. Se tem um carro popular se mata para pagar prestações e carregar o status de um veículo top de linha. E, no mercado de trabalho, isso também acontece. Ouço muitas pessoas que dariam tudo para conseguir um emprego estável, assim como muitos funcionários com carteira registrada e estabilidade almejam um negócio próprio, trabalhar como autônomo, ter horário mais flexível, ou seja, ser dono do próprio nariz.
Imprevisibilidade
No último sábado, quando trabalhei (minha profissão sai da regra segunda a sexta e horário de expediente), peguei táxi até o aeroporto e fui batendo papo com o motorista. Ele me contou que sempre foi autônomo e que concilia o táxi com o trabalho de guincho. E disse que, ao contrário de outras profissões, a dele não tem horário: precisa sempre estar disponível, porque nunca se sabe quando um carro vai bater na cidade e precisar de guincho ou que horas a central de radiotáxi vai solicitar seu serviço.
Flexibilidade de horários
Se, por um lado, não dá para prever quando estará em serviço ou é possível combinar um simples churrasco com os amigos, por outro ser autônomo significa mais liberdade para conciliar horários entre o trabalho e o lazer.
Mesmo assim, é preciso se disciplinar para finalizar as prioridades e sair despreocupado para fazer uma academia, ver um filme no cinema ou combinar um happy-hour.
Motivação
Aos autônomos, donos do próprio nariz, a motivação para o trabalho é um só: gostar do que se faz, ter paixão. Isso vale não só para esse perfil de profissional, mas para todos os demais.
Mas o desafio é maior quando os profissionais não têm horário de almoço ou jantar, precisam estar disponíveis a qualquer hora… A paixão ao que se faz deve ser muito forte, porque do contrário corre-se o risco de ir atrás de um trabalho menos apaixonante e com outros adicionais, como férias, 13º salário, horário de expediente…
Períodos de “estiagem”
Embora seja interessante não ter horário fixo, não é qualquer profissional que se adapta a esse formato de trabalho. Para se dar bem, é preciso estar antenado, ter boa aparência, pensamento ágil e correr atrás dos objetivos”, diz ela.
É também essencial saber lidar com a questão instabilidade, quando num mês você consegue faturar alto e no outro a renda cai. Nem todo mundo consegue trabalhar com essa oscilação e precisa ter o holerite no final do mês. Por esse motivo, quem é autônomo precisa ter reservas para períodos de estiagem de trabalho ou de gastos extras. ‘E separar pelo menos 10% do rendimento mensal para suprir a ausência de FGTS e 13º salário.
Mas, para quem está no caminho ou pensa em ser dono do próprio nariz, a disciplina com prazos é um dos diferenciais ao apresentar seu trabalho. Além disso, aprender a cobrar, embutindo no preço do seu produto ou serviço despesas fixas extras, como telefone.
Perfil
Verifique se você possui perfil para trabalhar por conta própria:
* A instabilidade financeira não lhe assusta
* Facilidade em transformar ideias em ações
* Investir em conhecimento constantemente por conta própria
* O trabalho deve ser uma fonte de prazer
* Geralmente, o profissional autônomo não precisa de alguém dizendo o que precisa fazer
* Saber lidar com fracassos, vê-los como oportunidades de crescer e seguir em frente
* Estar disposto a ficar sem férias, 13º salário e outros benefícios. Para isso, é preciso planejamento para poder usufruir das vantagens que os funcionários com carteira assinada possuem
CURTAS
* A prefeitura da Lapa abriu concurso público, cujos salários variam de R$ 481 a R$ 8 mil. Informações: www.lapa.pr.gov.br
* O 4º Congresso Internacional de Bioprocessos e Biotecnologia, que acontece pela primeira vez no Brasil, recebe mais de 700 trabalhos científicos na área de Bioprocessos e Biotecnologia na indústria de alimentos. O evento acontece de 5 a 8 de outubro, em Curitiba.
* Médicos podem se candidatar a concurso público aberto em Prudentópolis. Informações: www.kvg.com.br
* O presidente da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, estará em Curitiba nesta quinta-feira para lançamento do Programa Copa na Mesa. O objetivo é capacitar os funcionários de bares e restaurantes para a Copa de 2014 no Brasil.
FRASE
“Não há falta de oportunidades para se ganhar a vida com aquilo que você ama; há apenas uma falta de determinação para fazer com que isso aconteça.”
Dr. Wayne Dyer