São vários os fatores, além da escassez mão de obra, que levam as empresas fazerem de tudo para manter seus talentos unidos e motivados. Tenho observado algo recente em algumas organizações: uma certa compreensão, por parte das chefias, quanto aos pequenos erros, não fazendo deles tempestades em copo d’água. Agindo assim, muitas chefias evitam atitudes de perseguição e caça às bruxas, preservando a unidade da equipe e evitando desgastes interpessoais.

Acertos dependem de erros
O desenvolvimento das equipes passa por tentativas e erros e as organizações que realmente pensam na sua perenidade precisam entender os erros e conviver com eles. Claro que ninguém gosta de errar e claro que há limites, mas é preciso, sobretudo, superação para não desestimular a criatividade nem os talentos. Claro que no mundo dos negócios é inadmissível a existência de erros, sobretudo, quando a função do planejamento é definir o que fazer, como fazer e quando fazer. Para o psicólogo e cientista comportamental Carl Jung Os erros são, no final das contas, fundamentos da verdade.

Modelo de gestão e liderança favorecem
Os novos modelos de gestão trazem aspectos extremamente positivos porque permitem formas de distribuição das tarefas e a criação de clima organizacional bem mais flexível e independente, favorecendo o ótimo desempenho da equipe, a partir de um bom convívio no ambiente de trabalho.

Chefias assumem erros das equipes
Quem ocupa posições de liderança e chefia tem muito mais responsabilidade sobre o erro do que quem erra, por isso a importância de conhecer bem a equipe e suas potencialidades. Acertar na delegação de qualquer tarefa, atividade ou projeto minimiza as chances de dar errado.

Sociedade valoriza em demasia o sucesso
A sociedade de modo geral enfatiza e valoriza muito o sucesso, mas é do fracasso, dos erros, que são colhidos os acertos. Em defesa do sucesso, há milhões de publicações e milhares de palestrantes, como se no mercado existisse espaço para tantos líderes e dando a impressão de que os liderados seriam uma espécie de profissionais de segunda linha, que erraram ou não alcançaram o tal êxito.

Olhar construtivo sobre o erro
No entanto, é preciso dar espaço ao erro e tirar lições a partir dele nas corporações. Por exemplo: reuniões de ‘feedback’, que nada mais são do que puxões de orelha, não ensinam nada, só servem para apontar para o erro, que geralmente é alheio. Ao nos deparar com erros, é preciso atuar de forma construtiva, propondo soluções para não repeti-lo. É a partir dessa perspectiva que os erros passam a contribuir e ensinar.

Participaram: Ana Paula Carvalho e Mauricio Buckeridge.

curtas
* A escola de inglês Phil Young’s está investindo na formação humana de seus alunos em Curitiba. O projeto Phil Green traz para alunos de 7 a 9 anos educação ambiental e consciência planetária atreladas ao ensino de inglês. São diversas ações de sustentabilidade, entre elas separação de lixo, uso responsável da água e plantio de uma horta dentro da escola.

* A Auto Viação Catarinense registrou um crescimento de 44.753 passageiros a mais transportados no primeiro bimestre de 2012. Os números mais expressivos foram registrados nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Joinville, São Paulo. Outro número que chama atenção é o crescimento global de 36% nas vendas de passagens pela internet.

* Os internautas que fotografarem street looks por Curitiba poderão participar da 3a edição do Concurso Fashion People, que selecionará os dez finalistas para estampar o Look Book do Shopping Mueller. Os interessados devem postar as fotos no Facebook do shopping até o dia 7 de maio.

* Gestão de pessoas e liderança é o tema do café com palestra promovido pelo Conselho Regional de Administração do Paraná hoje. O palestrante é o economista Marco Aurélio de França, mestre em Administração pela PUC/MG. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Informações: www.cra-pr.org.br

* A Perkon admite Analista de Materiais com conhecimentos de elaboração de planilhas de custos, análise de matéria prima, excel avançado e pacote Office. Cursando: logística ou administração. Interessados devem enviar cv para [email protected]

Frase:
Não há nenhum segredo para o sucesso. É o resultado de preparação, trabalho duro, e aprender com o fracasso.
(General. Colin L. Powell)