Recuperação da economia depende da confiança e reformas no governo, diz especialista

Hamilton Fonseca, headhunter, fusões & aquisições | hamilton@hamiltonfonseca.com.br

Em palestra no 1º Fórum Empresarial JValério

O 1º Fórum Empresarial JValério Fundação Dom Cabral realizado em Curitiba teve o Novo Contexto Brasileiro como temática. De acordo com especialistas e autoridades convidadas para o debate, o cenário é propício para retomada do crescimento, que deve ser impulsionado a partir de novos investimentos, reformas estruturantes e confiança do consumidor.

Índice de confiança do consumidor e estimativas do 1º ano de governo
Conduzida pelo ex-diretor de Política Econômica do Banco Mundial e também professor da FDC, Carlos Primo Braga, a palestra “O Futuro da Economia Brasileira” apresentou dados detalhados da economia brasileira, destacando o índice de confiança do consumidor e traçando estimativas para o primeiro ano do governo Bolsonaro, que com apoio expressivo, pode emplacar mudanças econômicas decisivas. “Neste momento a torcida é grande, mas os riscos são elevados”, comentou.

Cenário brasileiro tão otimista quanto incerto
Para o palestrante, o mercado vive com o governo um período que ele denomina de “lua de mel”: tempo esperançoso, típico do início do mandato. Contudo, apesar de otimista, a expectativa sobre Jair Bolsonaro é a pior desde 1989, quando comparada com outros presidentes eleitos. Esse paradoxo entre expectativas a lenta recuperação brasileira faz o cenário brasileiro tão otimista quanto incerto. Para a melhoria de estimativas, é preciso a retomada da confiança – tanto interna quanto externa – e esta, segundo Braga,  depende da aprovação de reformas estruturais.

Falta de consenso entre parlamentares
Tomando a agenda reformista como prioritária para ajuste fiscal, Braga comentou ainda sobre a dificuldade de encontrar consenso entre os parlamentares. “Vai ser uma disputa partidária fatiada pelos grupos de interesse envolvidos: não é fácil obter apoio popular para uma reforma dessa magnitude”, concluiu.

As rápidas mudanças e disrupturas através da tecnologia
Sobre o mercado internacional, o professor destacou a rápida mudança do centro da gravidade econômica, a desaceleração da economia global, tendências protecionistas, choques geopolíticos, as disrupturas ocasionadas pela tecnologia e o crescimento exponencial da China. O destaque conquistado pelo gigante asiático é uma tendência que deve continuar e ser seguido pela vizinha Índia. Créditos e parceria: Ester Athanásio/ DePropósito Comunicação de Causas. 

Curitibanos na festa do Mustang nos Estados Unidos
No próximo mês de abril, um casal de empresários de Curitiba parte para uma grande aventura pelas estradas dos Estados Unidos. A bordo de um Mustang conversível o casal Maurício Sebastiany e Vanessa Lombardi irá viajar por mais de 4.000 km para participar da festa oficial de comemoração dos 55 anos do Mustang. A Ford Americana está organizando o evento em Charlotte, na Carolina do Norte e a viagem começa dia 11 de abril. Acompanhe por aqui todos os detalhes desta viagem inesquecível. Contatos com o casal: Mustang 55anos@mustangbrazil Mauricio e Vanessa.


Curtas:


Frase:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”.
(William Shakespeare)