A identificação dos processos de reestruturação empresarial tem se tornado um grande diferencial para muitas organizações. A separação dos negócios que dão lucro daqueles que só geram gastos, apesar de soar como tarefa simples, é uma das maiores dificuldades encontradas no meio corporativo. Conduzida de maneira correta, pode contribuir para uma escala ascendente de sucesso. O executivo Marcos Perillo, vice-presidente do Grupo Battistella é especialista no tema e explica como implantar uma política de reestruturação administrativa, financeira e societária dentro das empresas. O executivo é o vencedor do Prêmio Equilibrista 2012, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (Ibef-PR), cuja solenidade de entrega ocorre no dia 8 de novembro, no Castelo do Batel.

Lições e novos rumos
Perillo iniciou sua carreira no Mercado de Capitais na área de Open Market do antigo banco Multiplic, no Rio de Janeiro. Aos 26 anos, tornou-se sócio-diretor de uma ativa Distribuidora de Valores. Dois anos mais tarde, decidiu seguir novos rumos e abriu um pub-rock na região serrana do Rio. O negócio não deu certo, mas foi fonte de grande aprendizado sobre administração. Aliando essa vivência aos conhecimentos dos tempos de mercado financeiro, viu aí a oportunidade de se dedicar à área de administração, especialmente aos processos de reestruturação financeira, administrativa e societária das organizações.

Criatividade e resultados positivos
Segundo ele, um administrador financeiro e um empreendedor não crescem sozinhos. Ambos devem formar uma dupla que trabalha a favor do negócio. Segundo Perillo, de nada adianta ter uma boa ideia sem alguém para administrar, assim como uma boa administração sem uma sugestão criativa de serviço ou produto não gera resultados positivos. É preciso valorizar o trabalho e ter qualidade de desempenho. Disciplina, dedicação e força de vontade são os ingredientes necessários para uma carreira bem-sucedida, afirma o executivo.

Soma de experiências
O processo de reestruturação de negócios dentro de uma empresa exige planejamento e capacidade de organização. A partir das experiências anteriores na área administrativa, Perillo aplicou na prática todos os conceitos vividos. Na Battistella não foi muito diferente. De acordo com Perillo, o primeiro passo, invariavelmente, é mergulhar na controladoria, aperfeiçoando-a, pois será dela que sairão os indicadores que nortearão as decisões estratégicas. Isto feito, o segundo passo é analisar criteriosamente todos os negócios da companhia, identificando quais são de fato bons e quais não.

Separando o joio do trigo
Para que o processo de reestruturação dê certo, Perillo explica que é preciso reduzir o capital de giro de cada um dos negócios para que a combinação entre lucro e capital investido seja a mais rentável possível. Aí, sim, parte-se para a eliminação dos negócios ruins. Segundo o executivo, esse processo ocorreu especialmente no Grupo Battistella. Antes um grupo multissetorial e, consequentemente, sem muito foco. Hoje, depois da reestruturação, sabemos realmente nossos pontos fortes e nossa vocação, afirma Perillo. Após a reestruturação de negócios, atualmente o grupo dedica-se ao setor logístico de forma mais ampla, com destaque para o Porto de Itapoá, o mais moderno porto de contêineres do país, estrategicamente localizado e com excelentes condições naturais.

Prêmio Equilibrista 2012
Vencedor do Prêmio Equilibrista 2012, Perillo acredita que a conquista é o reconhecimento por mais de 15 anos dedicados a processos de reestruturação. É a sensação de ter alcançado grandes metas e ter contribuído em vários trabalhos importantes. Ser o ‘Equilibrista 2012’ é motivo de muito orgulho para mim, revela o profissional.

Curtas
* O Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever arrecadou cerca de 60 mil toneladas de material reciclável em 11 anos de atuação, entre papel, vidro, plástico e alumínio em todo o Brasil, consolidando-se como projeto-modelo de parceria entre varejo e indústria.

* Nos dias 26 e 27 de outubro, a psicóloga Maria Frazon Carbonar realizou o curso Mapeamento do Trauma, que pode ser associado a qualquer técnica e potencializar o trabalho terapêutico.

* A SOFHAR Gestão & Tecnologia promove entre os dias 19 e 23 de novembro o curso Symantec Backup exec 2012: Administração, dirigido aos profissionais responsáveis pela segurança de dados essenciais. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Informações: (41) 3350-1515 ou [email protected]

Frase:
O rio atinge seus objetivos porque aprende a contornar os obstáculos
(Lao Tsé)