Dia desses me deparei com a declaração de um alto executivo americano da área de software que dizia ficar estressado durante as férias. Isso não é mérito apenas dele. Tenho visto no retorno ao trabalho muitas pessoas confessarem que não conseguiam se desligar do computador e, mesmo em meio à natureza exuberante e às paisagens desfrutadas por esses privilegiados, saíram à caça de uma lan-house mais próxima.
Ouvi pessoas alegando o seguinte contrasenso: descansar é bom, mas sentiam falta do stress. Pode?!
Desequilíbrio
Costumo comparar a vida a uma mexerica ou mimosa (como queiram definir a fruta), onde cada gomo se refere a uma área específica, como família, lazer, trabalho, espiritualidade, amizade e espiritualidade. Vamos nos ater apenas a esses seis “gomos” de vida.
Para estar tudo em sintonia, não podemos dar peso maior a um desses gomos, mas tentar ao menos contrabalançar o trabalho com uma ida à academia, o trabalho com um happy-hour com amigos, o trabalho com um jantar em família e assim por diante.
O que não pode – e muitas vezes fazemos – é dar prioridade à carreira e fazer encaixes na nossa agenda como médicos. Deixar em segundo plano os outros gomos da nossa mimosa chamada vida é, no mínimo, negligência conosco e com os outros.
Meu nome é trabalho
O consultor Jerônimo Mendes fala uma verdade quando nos anulamos como pessoa para adotar o sobrenome da empresa onde trabalhamos, dando muito mais valor a essa área da vida do que a outras.
Sem esse “apêndice” chamada firma, parece que não somos ninguém, assim como parece estarmos nulos quando tiramos do pescoço o crachá corporativo. Tem gente que vai até almoçar ostentando o crachá como se aquilo o representasse na totalidade.
Um triste exemplo da realidade
Aproveito essa oportunidade para infelizmente citar um caso real que ocorreu no final de 2009. Um alto diretor de uma grande empresa paranaense era respeitadíssimo como profissional e um dos alicerces da organização, levando-a nas costas muitas vezes.
Por esse motivo e também por amar o que fazia, não tirava férias por 14 anos. Foi então que, finalmente, decidiu fazer jus a esse período de descanso, indo à praia.
No entanto, não pôde aproveitar nem um dia de férias sequer, porque foi tomado por um infarto fulminante, vindo a falecer.
Essa história me deixou extremamente triste pelo fato de que deixamos para amanhã o que precisamos fazer hoje. Damos prioridade ao trabalho e deixamos de viver, de ter recordações, de lembranças, dos risos, da saudade da temporada…
Ninguém é insubstituível
Nessa roda corporativa, ninguém, mas ninguém mesmo, é insubstituível e existem profissionais que não saem de férias por receio de não ter mais emprego para retornar. Agarram-se às mesas corporativas como tábua de salvação, mas que pode se transformar em calvário eterno.
Para que acumular dois anos de férias se é necessário descansar hoje? Por que adiar a ida ao médico, especialmente os homens, se essa dor no braço ou no peito está ficando cada vez mais incômoda? Por que sempre damos a desculpa de que qualquer hora vamos tomar aquele cafezinho com o amigo?
Nunca sabemos nossa hora de partir daqui e não nos cabe, graças a Deus, saber. Mas, como diz o poeta Renato Russo, “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.
CURTAS
- Quem se formou em Medicina pela Faculdade Evangélica no último dia 8 de janeiro foi Carolina Cabral, mas não foi só essa a conquista. A médica fará este ano residência no Hospital de Clínicas, onde foi aprovada. Parabéns e sucesso!
- Abertas as inscrições para o Curso de Habilitação em Laser na Odontologia, promovido pela Odontolaser. Informações: www.odontolaser.org.br ou (41) 3016-5599.
- A Scritta Serviço de Notícia, de São Paulo, procura trainees e estagiários de Jornalismo ou Relações Públicas para auxílio no atendimento de contas. A empresa também seleciona estudantes ou recém-formados em Publicidade e/ou Marketing para atuar na área de novos negócios, com ênfase na prospecção de clientes. Os interessados devem enviar currículo para scritta@scritta.com.br.
- A UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) abriu ontem as inscrições para o Vestibular Agendado para preenchimento de vagas remanescentes. As provas serão realizadas a partir do dia 19 de janeiro. Informações: www.unibrasil.com.br.
- A ADVB-PR reelegeu Rodrigo Florenzano à frente da entidade para a gestão 2010-2011. Além dele, assumem como vice Julio Sampaio, Adriano Lunardon, Aldo Malucelli, Ronie Pires e Cesar Aymoré.
FRASE
“Estamos tão envolvidos em fazer coisas para alcançar metas de valor exterior que nos esquecemos que o valor interior, o êxtase que está associado com estar vivo, é o que importa.”
Joseph Campbell