A Páscoa já passou, a essas horas você deve estar enjoado de tanto comer chocolate e o que restou do significado real da data para sua vida pessoal e profissional. O que retemos da verdadeira mensagem da ressurreição de Cristo depois de dois mil e dez anos? Você retomou sua semana da mesma forma que antes? Curtiu este como mais um “feriadão”? Deixou-se levar pelo ritmo frenético do lucro, das metas e dos resultados? Parou para ouvir seu colega, seu filho, seu amigo? Os males de hoje persistem e não nos damos conta de que a mudança da sociedade começa por nós. A violência começa com a falta de sensibilidade ao tratar o mendigo que, muitas vezes, não teve a mesma oportunidade que nós. A rispidez no trato entre as pessoas tem origem na falta de um simples “Bom dia, você está bem?”. A ganância começa pelo nosso apego às coisas, ao status do novo modelo do i-phone e à ostentação material desmedida e desenfreada.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
As mesmas preocupações? Confie Diante de todas essas urgências da vida moderna, note que retomamos nossa rotina e voltamos a ficar “pré-ocupados”, com medo, falta de esperança… O consultor Deni Belotti coloca o dedo na ferida e pergunta como nos descreveríamos como “preocupados”: alguém que gasta muito tempo preocupando-se com o presente e o futuro e por quê? E vai além: quando foi a última vez que a preocupação nos ajudou a resolver um problema? Das medidas necessárias e possíveis para solucionar um problema, preocupação seria uma delas? A palavra preocupação, em inglês, provém de um antigo termo que significa “sufocar ou estrangular”. “É exatamente isso que a preocupação faz com nossa produtividade e alegria. Preocupação nada mais é que perda de tempo autodestrutiva”, assinala. No conhecido Sermão da Montanha relatado na Bíblia, Belotti afirma que ali encontramos algumas razões para não nos preocupar e ofereceu alguns segredos para vencermos a preocupação:
1) Preocupação é irracional: é inútil preocupar-se com o que não podemos mudar. É absurdo preocupar-se com o que podemos mudar. Cada vez que repassamos em nossa mente uma preocupação, ela se torna maior e mais opressiva. Preocupação amplifica os problemas, deixando-os fora de proporção.
2) Preocupação é antinatural: preocupação não nasceu conosco, é a resposta que aprendemos a apresentar diante das ocorrências da vida. Felizmente é possível desaprender isso. A única espécie que se preocupa é o ser humano.
3) Preocupação é inútil: ela não funciona, não pode alterar o passado, nem controlar o futuro. Preocupação não soluciona nenhum problema. Apenas faz que nos sintamos miseráveis hoje.
4) Preocupação é desnecessária: confie em Deus em cada área de sua vida. Preocupação nos dá a sensação de fazer alguma coisa, mas, na verdade, é apenas desperdício de energia mental e emocional. Confiar em Deus nos liberta desse fardo. Em segundo lugar, viva um dia de cada vez. Com frequência sofremos pelo que pode acontecer amanhã ou na próxima semana, enquanto os desafios do dia de hoje ainda não se revelaram para nós. Concentre-se em “o que”, e não em “se”.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
As liçoes que vêm da natureza Se você está “pré-ocupado” ou sentindo angústia por algo que pode ou não vir, medo, pânico e tantos outros sentimentos que nos arrastam, dê uma parada no que está fazendo por apenas um segundo e contemple a natureza. Ali, num simples dia nublado e cheio de nuvens, no vento balançando as copas das árvores ou no planar do voo dos pássaros pode estar a resposta para sua necessidade íntima – pessoal ou profissional. Existe tempo para tudo nessa vida e, conosco, que somos tido por Deus como seres perfeitos da criação, por que seria diferente?! Só precisamos ter a dimensão do todo para fazer nossa parte, uma de cada vez. Sejamos presentes no hoje e deixemos que o dia de amanhã seja tecido no tempo que lhe cabe.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
CURTAS
* A japonesa JTEKT inaugura nesta quinta-feira sua nova planta no Brasil, instalada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A empresa é especializada na produção de sistemas de direção e vai atender as montadoras. Investimento é sinônimo de 150 empregos na região.
* Amanhã a ONG Unilehu lança Relatório Social 2009/2010, com palestra do consultor em diversidade Reinaldo Bulgarelli, da Txai Consultoria. Será no Sindimetal às 15h. Informações: (41) 3333-6921.
* A Segunda Promotoria de Justiça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, está com inscrições abertas até amanhã para seleção de contratação de estagiário de pós-graduação em Direito. A prova objetiva será realizada no dia 9 de abril. Informações: (41) 3392-3918.
* Atenção mulheres: homens votam em homens para Conselhos de Administração. De acordo com pesquisa do Insper (ex-Ibmec), os homens tendem a barrar a presença feminina em cargos de comando das empresas. De forma geral, as mulheres ocupam apenas 8% do topo das empresas brasileiras. Porém, quando analisadas as empresas com Conselhos de Administração, há uma queda de 12% nas chances de uma mulher se tornar presidente. Eles ainda acham que nosso lugar é na cozinha (blargh!).
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Frases “Algumas pessoas estão fazendo uma preparação tão minuciosa para os dias de chuva que eles não estão aproveitando o brilho do sol de hoje.” William Feather
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para [email protected].
Ana Paula de Carvalho jornalista 41 | 3026-8755 41 | 9604-2102
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * ANA PAULA DE CARVALHO anapaula @stampanews.com.br
|