Sabe administrar conflitos?
Procurando saber porque o assunto preocupa tanto empresas como profissionais, entrevistamos a psicóloga Rachel Cherubini Caldeira e a consultora Heloisa Gappmayerr Biscaia. Ambas estarão no dia 16 de maio, às 19:00h, na UNINDUS, facilitando o workshop Como Lidar com o conflito interpessoal, evento destinado aos líderes e promovido pela ABRH-PR.

O que é conflito interpessoal?
De acordo com o dicionário Houaiss, conflito é definido como: profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes. Nós compartilhamos desta definição, bem como a apresentada por Fela Moscovici (1980) que defende que as pessoas agem, pensam e sentem de maneira diferente, e destas percepções singulares é que surge o conflito. Assim sendo, o conflito advém de situações antagônicas, por choque de pontos de vista, crenças e valores, nas mais diversas situações.  E dependendo de nosso  auto-controle, podemos ou não nos envolver num combate.

O que está por trás das atitudes conflituosas?
Os conflitos são inevitáveis, ainda mais em uma organização onde jogos de poder estão presentes. Usualmente, o que está por trás, é uma disputa por algo que eu acho correto e o outro não concorda. Isto pode ocorrer por inúmeros motivos: informações pouco precisas, prazos não cumpridos, metas não alcançadas, pelo chefe ter comunicado de uma forma e o funcionário ter entendido de outra, por pontos de vista, crenças e valores diferentes. A visão da pessoa que está no meio de um conflito é que ela está certa e o outro está errado.

O conflito pode ser positivo?
Embora possa soar estranho, nem todos os conflitos são necessariamente ruins. O que é negativo é a relação combativa e a disputa que se instala sob o parâmetro do Ganha-Perde. E neste caso, não se verifica esforços em busca da melhor solução de um problema e sim quem vencerá o embate. Por outro lado, os conflitos podem ser positivos quando advém da diversidade de opiniões e não da disputa. Observa-se uma discussão construtiva quando todos estarão imbuídos de buscar a melhor solução para o problema. Diferentes percepções sobre o mesmo impasse podem levar a soluções mais criativas e neste sentido, o conflito pode servir como catalisador de esforços e ideias.

Como evitar o conflito?
Primeiramente, procurar escutar o que o outro tem a dizer e manter um clima de respeito e disponibilidade interna em busca do entendimento. Evitar o sarcasmo e a postura agressiva, pois só servirão para deixar o outro ainda mais exacerbado e a situação ainda mais tensa. Para evitar o conflito, é não comprar a briga, ou seja, encarar que não existe ‘inimigo’ e sim, que todos estão tentando encontrar a melhor forma para solucionar algum desafio.

curtas
* Curitiba recebe amanhã, às 19h30, a inauguração oficial da loja exclusiva Jorge Bischoff no Shopping Mueller, com lançamento da coleção Outono-Inverno da grife de calçados, bolsas e acessórios femininos.

* A PUC PR está com inscrições abertas para o Curso Literal Link de Assessoria de Imprensa, com carga horária de 60 horas e duração de três meses. A primeira turma começa no dia 21 de maio. Informações: (41) 3015-2222

* Neste sábado, a partir das 16 horas, a dupla de artistas Pupillas, formada por Verônica Alves e Mariana Degani, realizarão uma “montagem performática” de sua exposição na Endossa Loja Colaborativa, localizada na Av. Vicente Machado, 1047.

* No dia 19 de maio, das 9h30 às 11h30, o Hospital Costantini promove palestra do Clube do Coração com o tema Terceira idade e tecnologia no mundo atual. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo fone (41) 3013-9000.

* A Associação Alírio Pfiffer realiza até o dia 30 de maio bazar de mercadorias apreendidas e doadas pela Receita Federal, com itens de vestuário, perfumaria, brinquedos, entre outros. O valor arrecadado será revertido para Associação, que fica na Rua Mariano Torres, 106.

* Curitiba vai sediar o Open S.A. Congresso e Feira das Oportunidades Empresariais. Realizado pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), o evento terá palestras, workshops e expositores, com o objetivo de proporcionar acesso às mais modernas práticas de gestão empresarial.

Frase:
Está provado: os erros crescem quando você se abate com eles.
(Roberto Shinyashiki)