Atire a pedra quem nunca vivenciou uma situação de saia justa no trabalho. Menciono isso porque dias atrás em um evento corporativo cumprimentei um cliente e, logo em seguida, perguntei quando a esposa dele chegaria. Minha memória me armou a saia justa: ela já tinha morrido e, se ali existisse um buraco, tinha feito como a avestruz…
E você, também já teve alguma saia justa que teve poucos efeitos ou que gerou consequências mais drásticas?!
“Vaquinhas” compulsórias
Uma colega minha também dia desses me contou uma saia justa que é frequente, especialmente agora, com a chegada do final do ano. No aniversário de uma colega de trabalho, com a qual não tem afinidade e tão pouco contato, o pessoal da empresa passou pelas áreas coletando a tal “vaquinha”. Ela, a contragosto, teve que contribuir de maneira que gera um conflito interno e, com certeza, uma saia justa: contribuo contra a vontade ou me nego e sou mal vista na empresa?
Se você não sente vontade de participar de “vaquinhas” para comprar presentes de aniversário para os colegas, seja sincero: não é errado dizer não, mas justifique com delicadeza. Não importa a negativa, mas a forma como você vai se negar.
Rótulos
É comum nas organizações a criação de rótulos. Aquele ali é assim, o fulano do comercial é assado… Ser sociável é importante, cria um envolvimento, relacionamentos e facilita a comunicação interpessoal. No entanto, ninguém é forçado a fazer nada por obrigação.
Lembro de conhecidos meus que, por imposição da “terra do futebol”, tiveram que assistir à Copa contra a vontade. Se você não participa, fica marginalizada. E se você não assiste à novela das oito então: é um crime, você é visto como uma aberração. Ouço comentários do tipo: “como você não sabe que a fulana traiu o galã da novela? Como você não viu o capítulo em que Odete Roitmann foi assassinada?”. Você, realmente, não pertence a esse planeta…
Aprenda a dizer NÃO
Em bolões e vaquinhas…
Quando se tratar de um bolão interessante ou do aniversário de alguém com quem haja afinidade, é relevante participar para não ganhar o rótulo de “mão-de-vaca” ou “antissocial”. Mas, se não houver interesse, a falta de dinheiro é sempre a melhor desculpa.
Quero presentear sozinho meu chefe…
Evite parecer “puxa-saco” e entregue o presente do modo mais discreto possível. É importante mostrar que você está dando presente por consideração e admiração, e não para diminuir seus colegas. Não se deve comprar algo íntimo demais, mas sim artigos que remetam ao ambiente profissional.
á Bota-fora de colegas
Uma despedida não é obrigação social ligada à organização. Se não há uma boa relação entre as pessoas, comparecer pode não parecer uma ação natural. Pese os prós e contras e tome a melhor decisão.
Happy hour
Vá ao encontro se tiver afinidade com as pessoas. Nesses casos, sempre é possível dar alguma desculpa sobre compromissos já assumidos anteriormente. Se for, combine antes como será o pagamento da conta, de preferência por comanda, onde cada um paga o que consumir. Essa coisa de pagar para todo mundo já era.
curtas
* O SINCA-PR (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná) sedia a ABAD 2010 (30ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor), que vai até quinta-feira. O setor é responsável pela geração de 245 mil empregos no país.
* O jornalista Aroldo Murá Haygert lança hoje, no Shopping Crystal, às 18h30, o livro “Vozes do Paraná 3 – Retratos de Paranaenses”, publicado pela Editora Esplendor.
* A Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) dá início essa semana aos cursos de garçom e manipuladores de alimentos. Informações: (41) 3029-4244.
* Confira as oportunidades de colocação no terceiro setor: www.gife.org.br
* A ESIC Business & Marketing School promove hoje, às 18h, a palestra gratuita “Relacionamento interpessoal” direcionada aos diretores e coordenadores do ensino médio de escolas públicas e privadas. Informação: (41) 3376-1417.
* A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai realizar concurso público para contratação de 151 professores. O edital já está disponível no site www.uel.br. As inscrições serão realizadas de 6 a 13 de setembro.
* A Segunda Promotoria de Justiça de Campo Largo do Ministério Público do Paraná abriu inscrições para contratação de estagiário. Podem se habilitar acadêmicos matriculados a partir do 3º ano até o dia 27 de agosto. Informações: (41) 3392-3918
* O Centro de Formação Lady&Lord, em Curitiba (PR), inicia no dia 30 de agosto (segunda-feira) o curso Intensivo de Corte Feminino, com o objetivo de capacitar novos profissionais na área. Informações: (41) 3311-8600.
FRASE
“Quando perdemos o direito de ser diferentes, perdemos o privilégio de ser livres”
Charles Evans Hughes