Saiba como as redes scoaisi podem impulsionar a carreira e os negócios Lembro da minha primeira experiência de coletiva de imprensa, quando o presidente da Siemens mundial dizia que o futuro da tecnologia seria a convergência das diversas mídias: televisão, internet, celular. Isso em 1995! Essa realidade hoje esta aí e, mais do que nunca, isso revolucionou a relação entre empresas e consumidores. Considerando que 92% dos consumidores recomendariam uma empresa se tivessem uma experiência positiva de diálogo, as redes sociais deixam de ser usadas como diários fúteis para se transformar em diferencial, tanto nos negócios quanto na carreira. Octavio Pitalunga, diretor da Top Executivos Net, conceitua redes sociais como sendo ferramentas de relacionamento de aplicação pessoal ou corporativa na internet, divididas em categorias, como fóruns de debate (Yahoo Groups) e comunidades sociais em geral com subgrupos, tais como vídeo (You Tube, Metacafe), fotos (Flirck), sociais propriamente ditas (Orkut, Facebook), blogs (Blogger, WordPress), diretório de Negócios (LinkedIN, Spoke), comunidade de negócios (TEN – Top Executives Net, Ryze, Xing), gerenciador de contato (Plaxo, Unyk), comunicadores (Skype, MSN, Gtalk), microblog (Twitter).
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Pré-requisito para carreira A boa notícia para o mercado de trabalho é que já existe espaço para especialistas em redes sociais. Nos Estados Unidos, todas as posições de marketing estão pedindo conhecimento e experiência nas mesmas. “Redes sociais já está deixando de ser um assunto da moda para se tornar num assunto estratégico e, em breve, será um pré-requisito necessário para aqueles que queiram desenvolver seus negócios ou carreiras rapidamente”, avalia Octavio Pitalunga, especialista em redes sociais. Prova disso é a loja de perfumes virtual Sepha, administrada pela WB4B/C’. De acordo com o diretor de marketing e novos negócios da empresa, Ricardo Cabianca, a empresa criou uma ferramenta onde os consumidores deixam suas opiniões, criticam e abordam as vantagens e desvantagens dos produtos. “O novo consumidor 2.0 só tem a possibilidade de espalhar para centenas de milhares de pessoas as suas opiniões sobre produtos e serviços que usa, tanto para reclamar quanto para elogiar, se houver um diálogo com a empresa. Os consumidores fazem isso porque querem participar”, assinala.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Como tirar vontagem dessa onda Não são apenas as empresas que podem se beneficiar das redes sociais, mas também os profissionais. “As redes sociais permitem que todos publiquem seu conteúdo livremente. Se o mesmo for de valor, o autor ganhará visibilidade e atratividade, que poderá resultar em negócios ou empregabilidade”, avalia Pitalunga. E já tem gente se dedicando a esse trabalho. Na revista Você S/A, o publicitário Roberto Loureiro é gerente de mídias digitais da Tecnisa (SP) e é pago para usar o Twitter. Seu trabalho é assegurar que a marca de sua empresa apareça bem noTwitter e em outras mídias sociais, como Facebook e Flickr. É responsável por 12% do tráfego do site da Tecnisa e fica online o tempo inteiro. E assegura que a empresa tem obtido resultado com a estratégia.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Passo a passo O consultor carioca Octavio Pitalunga (www. topexecutivesnet.com), que vem a Curitiba nesta quinta-feira para realizar palestra onde vai abordar as vantagens das redes sociais, dá dicas para os iniciantes: • Escolha suas principais redes sociais por categoria; • Preencha seu perfil completamente (as redes sociais não fazem milagre se você ficar parado); • Crie valor agregado, incluindo fotos, vídeos, wikis, discussões e artigos; • Organize eventos locais e sirva sua rede de contatos; • Compartilhe informações e conhecimentos relevantes; • Para ganhar destaque profissional na internet, o Twitter é uma ferramenta interessante que, conforme você é citado, aparece mais vezes nos buscadores a custo zero.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
CURTAS
• Nesta quinta-feira, acontece o 1º Top Ten Happy-Hour, promovido pela Top Ten Executives Net. O encontro vai abordar as estratégias em torno das redes sociais. Informações: (41) 3079-5208 ou tenpr@topexecutivesnet.com
• A Força Aérea Brasileira (FAB) abre inscrições para preencher 115 vagas destinadas a profissionais da área de saúde, sendo 88 para médicos, 21 para dentistas e seis para farmacêuticos, com especialização em diversas áreas. As inscrições vão até 3 de julho e o edital encontra-se no site www.ciaar.com.br/concursos.html
• A partir de amanhã, estão abertas as inscrições ao concurso público para preenchimento de 1.119 vagas para o judiciário paranaense. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho no site portal.tjpr.jus.br/web/concursos.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Livro
Em “Geração Digital”, os leitores vão encontrar estratégias de marketing para o consumidor, que deixou de ser mero receptor passivo. A geração digital é muito mais crítica e opinativa e se comunica pela web diariamente, expressando ideias e experiências com produtos e compras, além de compartilhar informações sobre empresas e negócios. Logo, o consumidor virou mídia e nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar de fora dessa realidade.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * FRASE “A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”
((Joseph Joubert)
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para anapaula@stampanews.com.br.
Endereço para correspondências: Travessa João Turin, 37, cj. 501 Batel CEP 80.240-100 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * ANA PAULA DE CARVALHO anapaula @stampanews.com.br |