Satisfação dos funcionários é estratégia de muitas empresas

Hamilton Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Há muitos anos os funcionários viviam em situações de trabalho simplesmente deploráveis e irrisórias. Os tempos eram outros na Revolução Industrial,  onde  funcionários trabalhavam em locais úmidos e escuros mais 15 horas por dia.

Humanização do ambiente de trabalho
De lá para cá, a tendência dos modelos de gestão e convívio nas empresas é, indiscutivelmente, a humanização do trabalho. Empresas de todos os tamanhos e faturamento estão descobrindo que tem muito a ganhar quando conseguem convencer os seus funcionários que o local onde eles trabalham é o melhor lugar para se ter o ganha pão e o convivio saudável e produtivo com os colegas e chefias. Quando uma empresa consegue fidelizar o seu público interno, a relação no trabalho e fora dele atinge níveis de maturidade e engajamento geradores de excelentes resultados.

A indústria também se preocupa
Não só o setor de serviços, que depende totalmente de pessoas motivadas e engajadas para uma boa realização das atividades, mas empresários e dirigentes industriais do Paraná elegeram a satisfação dos funcionários como uma das estratégias de maior importância para os seus negócios. É o que revela a XVI Sondagem Industrial 2011-2012- ‘A visão dos líderes industriais paranaenses’, realizada há 16 anos pela FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Satisfação do cliente vem antes
Segundo a Sondagem da FIEP, a estratégia eleita de maior importância para as indústrias paranaenses em 2012, é a ‘satisfação do cliente’ com 62,20%. Na sequência, o ‘desenvolvimento de negócios com 51,22%,  em seguida a ‘satisfação de funcionários com 30,73%.

O público interno reflete no público externo
As empresas estão se dando conta que os colaboradores e parceiros fazem parte do grande processo de conquista, indo desde a realização de novos negócios, até a manutenção de clientes externos. É uma antiga estratégia criada, inicialmente, como uma ferramenta de marketing, denominada de endomarketing’, ou marketing interno, onde o funcionário satisfeito reflete a sua satisfação no público externo, que é o cliente. Uma estratégia está relacionada a outra e tudo que é realizado na empresa, seja bom ou ruim, tem reflexo externo.

RH monitora temperatura do clima organizacional
O que começou com marketing interno para motivar funcionários da área comercial,  hoje virou importante estratégia e está diretamente ligada ao RH da empresa, que monitora a temperatura do clima no ambiente organizacional.

O que considerar na empresa e nos funcionários
Para desenvolver qualquer trabalho relacionado a satisfação dos funcionários, as empresas precisam se preocupar com os seguintes aspectos: Além de remuneração condizente com o mercado, condições de trabalho, equipamentos, ferramentas e infraestrutura; Benefícios fornecidos pela empresa; Relação produtividade-remuneração; Relação chefe-funcionário, Relacionamento interpessoal entre os funcionários; Espaço para especialização e capacitação técnica; Oportunidades de crescimento e estabilidade na empresa; Satisfação da realização pessoal.

Curtas

* No dia 17 de março, a psicóloga e especialista em trânsito Salete Coelho Martins realiza o 8º Encontro do grupo de apoio às pessoas que têm medo de dirigir. Informações: (41) 3319-4789 ou www.psicotran.com.br

* De 8 de março a 1o de abril o Shoping Mueller faz homenagem às mulheres com exposição “Minhas Mulheres”, da artista plástica Maureen Miranda, no Piso Cinemas.

* Nesta sexta-feira às 19h30, a Fit Club Novo Mundo realiza workshop de sensualidade feminina em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Informações: (41) 8504-8840.

 * Para quem quer estudar no exterior, acontece no dia 13 de março, das 16 às 21h, a Feira de Intercâmbio Expo, no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba, com entrada franca. No ato de inscrição, um cartão com código de barras garante contato antecipado com os representantes das instituições de ensino que chegam de diferentes continentes.

 * Banco de Conselheiros do IBGC se consolida como ferramenta estratégica na busca por profissionais. Para auxiliar as empresas na busca por profissionais gabaritados, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) disponibiliza ao mercado o Banco de Conselheiros. Composto por 657 profissionais de todo o País, sendo 16% deles originários da região Sul (total de 27 conselheiros do Paraná). Para mais informações sobre o Banco de Conselheiros do IBGC, consulte o site: www.ibgc.org.br/conselheiros/BancoConselheiros.aspx

Frase:
Meu maior objetivo não é plantar negócios, mas plantar relacionamentos. Os negócios são ao mesmo tempo meio e conseqüência
 (Flavio Augusto)