Seja claro ao expor idéias Na correria do dia-a-dia, o pensamento muitas vezes é tão rápido e sempre muito ágil diante da nossa palavra. Nesses casos, é comum expressar ideias que nem sempre são compreendidas pelo interlocutor. Começamos a falar pelo meio, truncamos o pensamento, mudamos o rumo da conversa e, ainda por cima, ficamos irritadas porque a mensagem não foi captada. Como ainda não nos comunicamos por telepatia, é preciso ordenar esse verdadeiro emaranhado de ideias que é o nosso pensamento para colocar tudo na ordem certa. Muitos profissionais abusam dos pronomes como se todos pudessem entender o que pretendem dizer. É “ela” aqui numa conversa, “aquele” em outra reunião, mas não se identificam as pessoas pelo nome, causando conflitos por falha na comunicação.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Diálogo ineficiente As informações que estão na cabeça de quem fala não são, necessariamente, as mesmas que estão na cabeça de quem ouve. Às vezes o que é tão claro e simples para quem fala pode ser extremamente complexo, difícil e estranho para quem ouve. Por isso, confira sempre se os ouvintes entenderam o sentido que você está tentando comunicar. E, depois de analisar a reação que suas palavras provocam explique, esclareça e defina fatos, lugares, causas, efeitos, conseqüências. Assim, você estará sendo eficiente no seu diálogo e, consequentemente, no seu trabalho.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Perda de tempo Não saber se comunicar bem pode causar perda de tempo no seu trabalho. Pense e responda: você explica algo, mas sempre existem dúvidas por parte das pessoas? Então, ou você está falando como não deve ou a pessoa não está se esforçando para entender. Ao fornecer explicações, vá para um ambiente fechado e com pouco barulho, o que melhora o entendimento. Além disso, os projetos rendem mais quando a comunicação é mais eficiente, já que eles não precisam ser refeitos a todo o momento. A falta de clareza é um ladrão de tempo e este é o que mais pode ser evitado, com uma boa e simples conversa.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Dicas para se expressar bem
• Avalie quanto seu interlocutor já sabe sobre o assunto que você fala
• Contextualize bem o tema para ser compreendido nas conversas
• Faça perguntas no meio da conversa para se certificar de que está sendo compreendido
• Observe as reações do interlocutor para avaliar seu nível de compreensão. Na dúvida explique melhor o que estiver dizendo
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
CURTAS
• O jornalista Gladimir Nascimento acaba de optar pelo empreendedorismo, fundando a Jornalismo FM na web, que estreou ontem. O endereço é www.jornalismofm.com.br e, pelo jeito, vai dar o que falar.
• No dia 31 de março, Roberto Shinyashiki vem a Curitiba para uma palestra beneficente em prol da APACN. O tema da apresentação será “Liderança em tempo de crise: o novo líder para cima e para baixo”. Informações: (41) 3024-7475.
• A empresa Adubos Delta em Curitiba está com vagas para analista de PCP e analista de negócios com experiência na área de fertilizantes. Os currículos devem ser enviados para [email protected]
• Vão até essa quinta-feira as inscrições para o curso gratuito de Capacitação em Administração Sustentável, oferecido pela Unindus em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estudantes matriculados no 3º semestre de cursos de Administração de qualquer instituição de ensino de Curitiba e RMC podem se inscrever. Informações: (41) 3271-9106/9216.
• O Senai ainda tem vagas para curso gratuito de Qualificação Profissional de Armador. São 40 vagas no total, divididas em turmas para os períodos da manhã e tarde. Podem participar jovens com mais de 18 anos e ensino fundamental completo que residem em Curitiba ou na Região Metropolitana, preferencialmente em Araucária. Informações: (41) 3883-2247.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Livro
No ambiente cada vez mais competitivo em que vivemos, já não basta ser bom. É preciso construir uma identidade consistente e visível suficiente para “vender” uma imagem expressiva para todos aqueles dos quais seu sucesso e sua felicidade dependem.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * FRASE “O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada.”
George Bernard Shaw
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para [email protected].
Endereço para correspondências: Travessa João Turin, 37, cj. 501 Batel CEP 80.240-100 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * ANA PAULA DE CARVALHO anapaula @stampanews.com.br
|