Seu perfil atende os requisitos que o mercado procura?

Ana Paula de Carvalho — anapaula@stampanews.com.br

O termo empregabilidade tem muita relação com os requisitos que você reúne para que seu talento se torne indispensável num mercado cada vez mais fugaz. Se vale ainda a máxima de que “ninguém é insubstituível”, procure listar suas competências e qualidades para ser indispensável. Para 1.150 CEOs de todo o mundo ouvidos pela consultoria americana PricewaterhouseCoopers, criatividade para inovar, flexibilidade para se adaptar a mudanças e espírito colaborativo são as principais habilidades que formam um colaborador talentoso. Se você conseguir dominá-las, o mercado promete disputar seu passe.
Confira as competências mais valorizadas pelo mercado:
88% – Flexibilidade para mudanças
88% – Liderar e desenvolver pessoas
87% – Espírito colaborativo
85% – Criatividade e inovação
85%- Antecipar e administrar riscos

Como desenvolver seu talento
Alguns tipos de talento são naturais. Outros podem ser desenvolvidos. Ninguém se torna talentoso da noite para o dia. Para adquirir competência, há um enorme investimento na formação educacional, que vai muito além – nos dias de hoje – de graduação e pós-graduação. É preciso estar disposto, na prática, a adquirir experiências em diversas áreas e vencer os desafios.
Outra característica valorizada é a capacidade de se adaptar a mudanças. Segundo a Price, 88% dos CEOs consideram esta a mais importante habilidade nos dias de hoje. O profissional deve ser um provocador de mudanças e levar as pessoas junto com ele. Quem busca atingir resultados acima do esperado precisa ser crítico e sempre fomentar mudanças. Além disso, uma pitada de liderança é sempre bem-vinda, porque num mundo da hipercompetitividade, estão em alta os líderes que reúnem visão estratégica e capacidade para desenvolver novos talentos

Atitude como diferencial
Se você é um profissional que combina ótimo desempenho e alto potencial, já está na direção certa para ser reconhecido como um talento. Mas poderá se perder no caminho se não acrescentar a essa conta um outro elemento: a atitude. De acordo com os presidentes, humildade, boa comunicação, ou seja, saber falar e, principalmente ouvir, e desenvoltura para se relacionar bem são traços comportamentais que não podem faltar a um talento.
Mas ter atitude nos negócios não significa abandonar valores éticos e descuidar da boa convivência. Ninguém mais quer aquele líder que passa por cima da equipe e dos pares para conseguir o resultado.

Afinidade com a cultura organizacional
Na empresa Google, por exemplo, a atitude é levada muito a sério. A empresa só contrata profissionais que demonstrem afinidade com sua cultura corporativa, conhecida pela flexibilidade e pelo ambiente colaborativo. Os funcionários são incentivados a indicar candidatos com o perfil da empresa com direito a viagens para quem emplacar mais contratações.
O processo de recrutamento no Google tem outras peculiaridades, como o número de entrevistas até a contratação, que pode passar de dez. Uma boa formação é importante, mas não faz da pessoa um talento corporativo. Iniciativa, olhar atento às oportunidades e habilidade de relacionamento são qualidades igualmente importantes e estão ao alcance de qualquer um que almeje um bom lugar no mercado.
As armas mais usadas pelos CEOs para desenvolver talentos:
93% – Investir em treinamento e desenvolvimento
76% – Criar regras mais flexíveis no trabalho
73% – Aumentar salários e benefícios
70% – Redefinir funções e cargos.
67% – Procurar talentos em mercados diferentes

Oportunidades à vista
De acordo com a pesquisa Price, verifique itens que os presidentes das empresas procuram, mas não acham:
67% – Combinar excelência técnica com conhecimento do negócio
65% – Experiência global
63% – Liderar e desenvolver pessoas
63% – Criatividade e inovação
59% – Antecipar e administrar riscos
Você é um deles?!

CURTAS
* Acontece nos dias 3 e 4 de dezembro no Cietep o Fórum de Mídias Digitais e Sociais (FMDS 2010). O evento é destinado a gestores dos departamentos de marketing, profissionais que geram conteúdo por meio das mídias digitais e sociais, profissionais de planejamento, mídia, criação e atendimento nas agências de comunicação e marketing, professores e estudantes ligados às áreas de desenvolvimento de mídias digitais e sociais. Inscrições: https://www.fmds.com.br

* A Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) realiza amanhã mutirão de empregos com colocação direta nas empresas. Informações: (41) 3029-4244.

* O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)  abriu inscrições para seleção de estagiários em seis áreas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 e 29 de novembro, https://www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_inscricao.aspx?evento=646

* A Quinta Procuradoria de Justiça Criminal, do Ministério Público do Paraná, abre uma vaga de estágio remunerado em Direito. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de novembro. Informações: https://www.mp.pr.gov.br.

FRASE
“Você consegue o melhor dos outros quando
você dá o melhor de você mesmo.”

Harry Firestone