Atento às últimas tendências na área de TI, o empreendedor Carlos Alberto Felber, diretor geral da CTR-Centro Técnico Raytec, empresa paranaense líder no segmento de assistência técnica para impressoras, decidiu comercializar no mercado paranaense um software de gestão capaz de revolucionar os custos e as facilidades no manuseio para as pequenas e médias empresas. A estratégia de diversificação foi possível graças a uma parceria com o Grupo Cybersul , gigante da área de software, com sede em Porto Alegre e escritórios em todo o Brasil.
Como surgiu a parceria e quais forças de negócios ela deve movimentar?
Há tantos anos prestando serviços de assistência técnica no mercado de impressoras e projetores em Curitiba, identificamos uma solução inédita, entre os produtos do Grupo Cybersul, criado em 2002 para fornecer soluções empresariais em Tecnologia da Informação para micro, pequenas e médias empresas. Originalmente, surgiu a marca da Cybersul Softwares de Gestão que tem seu foco no desenvolvimento e implantação de ERP’s, que até hoje é o principal produto do Grupo. Posteriormente, foram criadas marcas complementares, como a Mídia Pontocom, que oferece soluções em marketing digital, e a Mumbai, que produz sites, lojas virtuais e aplicativos móveis.
O que este software de gestão tem de particular ou único, comparando com os outros?
O principal produto responsável pela diversificação da nossa empresa, destaca-se, entre seus diferenciais, as ferramentas de flexibilidade agregadas ao sistema, onde cerca de 90% dos requisitos/alterações demandados pelo cliente durante o processo de implantação são implementados pelo próprio usuário ou técnicos de implantação. Recursos como criação de processos automatizados, inclusão de campos em cadastros, tabelas, botões, criação relatórios e gráficos personalizados, são facilmente implementados através das ferramentas. O resultado disso são implantações mais rápidas e com muito menor custo para as pequenas e médias empresas.
Qual a importância desta parceria numa atuação nacional?
Escolhemos a Cybersul porque, além de manter sua matriz em Porto Alegre, onde possui uma estrutura bastante robusta, trata-se de uma sede própria com mais de mil metros quadrados. Em São Paulo, a empresa mantém suas filiais estratégicas, contando com equipe técnica e comercial. Além disso, possui 12 unidades de negócio distribuídas por diversos estados brasileiras.
Como funcionam as Unidades de Negócio?
As Unidades são formadas por parceiros de negócio com certificação comercial e técnica, com isso eles estão habilitados a vender e implantar as soluções em sistemas de gestão da Cybersul. O principal objetivo destas Unidades é elevar a qualidade da prestação dos serviços através de um atendimento presencial e mais exclusivo.
Por que o interesse no mercado paranaense?
Curitiba tem o 4º maior PIB entre as capitais brasileiras e destaca-se por ter a economia mais forte do sul do país. No entanto, existem outros fatores que levam a esta parceria, visando resgatar ao mercado paranaense a pujança, que diz respeito a cultura empresarial. Acreditamos que existem muitas similaridades com os principais mercados que a Cybersul já se destaca, que é Rio Grande do Sul e São Paulo. Nós acreditamos que o empresariado paranaense reúne entre outras características: o empreendedorismo arrojado, típico do paulista, e a obsessão por resultado, genuíno da cultura gaúcha. O Grupo Cybersul ultrapassou a marca de 2.500 clientes atendidos em todo Brasil neste ano. www.ctr.com.br | https://www.cybersulinformatica.com.br/
Curtas
* O escritor Cezar Tridapalli participa do Festival Litercultura, com um bate-papo sobre humor na Literatura, ao lado de Luiz Felipe Leprevost. A conversa será no sábado (22) às 16h, no Clube Curitibano Sede Concórdia.
* A especialista em Comunicação Corporativa Sulamita Mendes lança nesta quarta (dia 19) o livro As Sutilezas e o Óbvio da Comunicação Corporativa, no Paço Municipal.
* O Colégio Medianeira incentiva a produção musical de Curitiba por meio do Edital Medianeira Nossa Música, que em 2014 contemplou o Fred Teixeira, com o CD Zero, e está com as inscrições abertas para 2015. Os artistas podem se inscrever até 07 de Dezembro no site https://www.colegiomedianeira.g12.br/blogs/medianeiranossamusica.
* Aconteceu na última terça-feira (11) o Seminário Projetos Inteligentes, co-realização da AsBEA-PR, PUC-PR e construtora TODA, no teatro TUCA da PUC PR. O evento gratuito contou com a presença de profissionais renomados internacionalmente, como Jaime Lerner, Kengo Kuma, Saeid Samadi, Edo Rocha e cerca de mil participantes, que puderam conferir o as palestras ao vivo e via transmissão para as salas de aula. www.asbea-pr.org.br
Diga o que você pensa com esperança. Pense no que você faz com fé. Faça o que você deve fazer com amor!
(Cantora e compositora Ana Carolina)