No último final de semana, participei de um seminário maravilhoso sobre marketing 2.0, liderado por Marta Gabriel, expert no assunto de mídias digitais, mobile marketing QR Code e outros termos que humildemente confesso nem saber que existiam. Ali tive a certeza que ainda sou uma “índia” digital, tocando meu tamborzinho (e-mail) e emitindo sinais de fumaça (SMS).
Nesse cenário, a tecnologia ganha uma relevância que ainda vai se tornar maior ainda com a evolução de ferramentas e condições técnicas para desfrutar desse admirável mundo novo. Ainda não são todos que possuem um celular de última geração ou internet com ultravelocidade.
Quando isso acontecer, a tecnologia vai se tornar aquele bezerro de ouro dos primeiros tempos da humanidade e o que talvez me assuste é o impacto que esse novo mundo trará às relações humanas nas questões referentes à solidão, ao isolamento, à depressão e a outras patologias da vida moderna.
Distanciamento dos tempos atuais
Dentro das organizações, quantas vezes nos relacionamos com o colega do lado por mensagens instantâneas, onde o contato e o diálogo são dispensados? A brilhante palestrante Martha Gabriel expôs em mais de um momento essa preocupação. A certa altura do encontro, ela revelou: “Quantas vezes eu e o Guanabara [outro palestrante] estamos um do lado do outro num evento e nos comunicamos através do twitter”.
Mudos tecnológicos
Onde ficam o diálogo, a troca de ideias e de experiências? Corremos o risco de nos tornar ilhas, de nos distanciar uns dos outros.
Caminhamos para um cenário de mudos tecnológicos. Basta olhar a pouca diversidade dos adolescentes, que conhecem poucas palavras (afinal p q palav se vc pod tc?) e, por isso mesmo, sabem se expressar cada vez menos no mundo real.
Lembro que quando comecei a atuar como jornalista o contato pessoal com a fonte era muito maior. Como repórter, falava cara a cara com a fonte – e olha que existia telefone, o celular estava começando a chegar e não havia ainda internet… e não faz muito tempo assim.
Conhecer presencialmente, observar os trejeitos, o clima, o comportamento corporal do entrevistado vale ainda nos tempos de hoje, mas é cada vez mais raro. Hoje, a internet substituiu o olho no olho. Os profissionais da minha área atualmente resolvem tudo por telefone, skype, msn… É claro que hoje os tempos são outros, as 24 horas se encurtaram, mas, para os nostálgicos como eu, lamento esse distanciamento da fonte, que nas horas cruciais pode fazer diferença conhecê-las pessoalmente.
Dicas para aproximar mundos virtuais e pessoais
Acredito ser possível conciliar o universo virtual do pessoal com atitudes simples:
* Procure reservar na agenda um horário para encontros pessoais, um happy hour para troca de experiências, networking e, por que não, apenas relaxar e jogar conversa fora;
* Reuniões on-line são interessantes, encurtam distâncias, mas nada como estar frente a frente e evitar eventual mal entendido;
* Ninguém inventou ainda um beijo ou um abraço igual ao presencial. Cuide dos relacionamentos, expresse sentimentos, retribua e verá que ainda está para nascer uma máquina que sorria.
Dicas
* A Realiza Arquitetura está com vagas de estágio abertas nas seguintes áreas: arquitetura, desenho AutoCad, Revit, perspectiva, administração, finanças e gestão de projetos. Informações: (41) 3242-0052 realiza@realiza.com
* A CentralServer está com inscrições abertas para o Programa de Trainee. Os candidatos devem estar cursando os dois últimos anos ou ser recém-formados em cursos da área de Tecnologia da Informação, como Desenvolvimento de Sistemas, Rede de Computadores, Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. As inscrições podem ser feitas no site www.centralserver.com.br/rh/
* Vão até o dia 24 de setembro as inscrições para os programas de estágio e trainees da TIM, com 350 vagas abertas no total. Informações: www.tim.com.br.
* O professor da FAE Lucas Lautert Dezordi recebe amanhã, em Brasília, o 1º lugar no Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia. Dezordi foi contemplado pela coautoria do livro “Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação: Teoria e Experiência Brasileira”.
* O site de compras coletivas OfertaÚnica.possui 20 vagas nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Grande São Paulo. O candidato deve ter conhecimento de marketing, tecnologia, entender sobre a natureza das redes sociais e ter perfil comercial. Informações: atendimento@ofertaunica.com.br
FRASE
“Em um mundo onde existe uma riqueza de informação, existe frequentemente uma pobreza de atenção.”
Ken Mehlman