“Trainees” são jovens que estão cursando o último ano de uma graduação superior ou recém-formados que, após um bem estruturado programa de treinamento e desenvolvimento, passam a ocupar posições gerenciais, técnicas ou de coordenação. Algumas empresas preferem em seus programas de formação de ‘trainees’ que os profissionais seja graduados há dois ou três anos, enquanto outras optam por recrutá-los nas universidade. Em geral, a média de idade dos ‘trainees’ varia entre 22 a 28 anos, e eles têm que possuir o domínio de pelo menos um idioma, além de um exemplar currículo escolar. Contratar ‘trainees’, antes de mais nada, requer pensar no médio e longo prazo. Não adianta contratar jovens talentosos se não for dado a eles um terreno fértil para aplicação de suas habilidades e aspirações pessoais e profissionais.
Habilidades comportamentais, dinâmicas de grupo e sucessivas entrevistas
O que as empresas buscam encontrar nos “trainees’, por exemplo, com formação em administração de empresas, são mais habilidades comportamentais do que técnicas. Já que não possuem experiência, o que se procura avaliar nos processos seletivos, de um modo geral, são características relacionadas a liderança, carisma, capacidade de persuasão, organização, planejamento e controle de times e tarefas. Claro que, também, se avalia habilidades técnicas. Essas características comportamentais são avaliadas, principalmente, através de processos seletivos conduzidos por profissionais criativos de RH, onde a dinâmica de grupo, além de sucessivas entrevistas, são as principais ferramentas de avaliação e geração de consenso.
Duas grandes marcas do e-commerce e da auditoria procuram
Estar preparado, desde cedo, para enfrentar desafios é um diferencial importante na carreira de todo profissional. E a formação de novos talentos também representa uma oportunidade importante para as empresas. Prova disso é a Nova Pontocom, empresa de e-commerce do Grupo Pão de Açúcar, que está com as inscrições abertas para o Programa de Trainee. Além da Nova Pontocom, a EY (antiga Ernst & Young) também está com o programa de trainee, voltado para profissionais em início de carreira.
Atributos
Com duração de um ano, a Nova Pontocom dispõe de dez vagas disponíveis, que serão preenchidas por jovens que queiram se desenvolver no ritmo do e-commerce. Para atuar nessa área, os jovens devem gostar de desafios e colaborar com a estratégia de crescimento e expansão da empresa. Além disso, devem ter inglês fluente e conclusão do ensino superior entre dezembro de 2011 e 2013 nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Comunicação Social, Informática, Relações Internacionais, Matemática, Estatística, Física e todas as áreas de Engenharia.
Crescimento profissional
De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Nova Pontocom, Narita Oliveira, a experiência com trainees tem sido excelente e a tendência é melhorar a cada edição. “Desenhamos individualmente a trilha de desenvolvimento de cada um de acordo com suas áreas de destino e correlatas, fator que reforçou a sinergia entre pessoas e processos, não só da empresa, mas do Grupo como um todo”, revela a diretora. Já o sócio-líder da EY em Curitiba, Marcos Quintanilha, também considera uma ótima oportunidade para início de carreira. “Jovens com pouca ou nenhuma experiência têm a clara visão de progresso na carreira à medida que vão demonstrando sua capacidade de aprendizado e dedicação aos estudos e aos clientes”, ressalta.
Como ingressar
Para o ‘trainee’ na área de e-commerce, os interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro por meio do site www.novapontocom.com.br/trainee. Já para o programa da EY, as inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.traineesey.com.br/2013/index.php.
Curtas
* A Casas Bahia dá início a uma campanha nacional de recuperação de crédito. O movimento reforça a importância de reintegrar o cliente ao mercado de consumo.
* A Redirect anuncia a contratação do profissional Roes Henrique Vendruscolo como gerente de performance da agência. Ele passou por empresas como Buscapé Company, Tecnisa, entre outras.
* O mercado de trabalho para manicures está aquecido. Segundo a Associação Brasileira de Salões de Beleza, liderada por Kyrlei Boff, que também é presidente da rede Lady&Lord, a área carece de 5 mil profissionais.
* A WebStorm, especializada em e-commerce, participa do F5 SC, evento que irá reunir grandes nomes da área. A empresa participa de um painel para debater mídia online, métricas e mobile commerce.
Frase
Sou dono de uma verdade que não se traduz em palavras; Sou inteligente, sei disso, mas minha inteligência não é capaz de iluminações, nem de distribuir justiça”.
(Fernando Sabino)