É comum que os profissionais entrem nas organizações pelo currículo e saiam pelo comportamento. Afinal, investimos em cursos de graduação, línguas, oratória, mas esquecemos de nos burilar como seres humanos. De nada adianta ter tantos atributos de conhecimento formal se na hora de trabalhar não se consegue tratar com respeito e dignidade o seu colega, se atuar em equipe é penoso. Diz uma canção que “viver é afinar o instrumento / de dentro pra fora / de fora pra dentro / é uma questão de manter / a mente quieta / a espinha ereta / e o coração tranquilo.
Quantos de nós se enquadra nessa situação?!

Síndrome de “patinho feio”
Alguns estudiosos apontam que alguns comportamentos podem impedir promoções ou ascensão na carreira. Segundo a especialista em comportamento corporativo Daniela do Lago, as pessoas possuem a tendência de se boicotarem. E isso realmente é um fato: quantas vezes você já não lançou um pensamento ao universo dizendo que você não é capaz de assumir tal função, desafio ou tarefa?!
Quantas vezes nos julgamos incapazes ou terceiros também nos subestimam a capacidade e acabamos aceitando, convivendo com o menos se podemos ser mais.
É preciso quebrar o ovo, sair da condição de “patinho feio” e virar o jogo, conquistar as coisas que queremos, acreditar mais na gente mesmo e, principalmente, dar menos crédito aos que os outros pensam sobre nós.

Mostre seus talentos e corra atrás do que quer
Daniela, que também é professora da Fundação Getúlio Vargas, aposta que a promoção depende do próprio esforço e de se mostrar. Não é o exibicionismo puro, de se gabar de ter atributos como é comum nas organizações, mas de colocar nas mesas as qualificações que o tornam diferencial para merecer uma promoção ou um aumento de salário. “A promoção depende muito mais de a pessoa mostrar que possui um perfil condizente com a filosofia da empresa em que atua. Nem sempre a pessoa que mais faz horas extras, por exemplo, é a que traz mais resultados para a empresa. Na tentativa de mostrar-se esforçado e comprometido com o trabalho, o profissional pode estar sendo visto como desorganizado e lento”, completou.
Portanto, o que se busca na empresa é mostrar seus talentos, seu comportamento frente às expectativas da sua organização e bater no peito e afirmar que é capaz de assumir desafios, metas, resultados. Se você quiser, você consegue. Basta querer e não ficar de braços cruzados esperando que o chefe perceba seu esforço, mas partir para a batalha de ser visto em meio a tantos iguais.

Dicas
Confira os comportamentos enumerados por Daniela do Lago que devem ser evitados para conseguir ascender na carreira:

Hora extra: foi-se o tempo em que a qualidade do trabalho era medida pelo tempo gasto com ele. Ao contrário disso, a imagem que se passa é de incapacidade de organizar o próprio tempo e executar as atividades focado em resultados. Ocupação não significa eficiência.

Bajulação: Nem sempre a bajulação é algo positivo. Pelo contrário, com o decorrer do tempo, as pessoas não vão querer mais a opinião deste bajulador, por julgar que não tem senso crítico e, por isso, sua opinião não deve ser levada em consideração.

Timidez em excesso: na dose certa, ela não prejudica, mas não pode ser uma barreira para o alcance dos resultados. Para isso, aposte na autoconfiança. Pessoas autoconfiantes encontram mais facilidade no mundo corporativo. Geralmente elas sabem o que querem e vão em busca de seus objetivos.

Ser sempre do contra: divergir é algo que requer equilíbrio e senso crítico. Discordar é diferente de ser sempre do contra.

Deixar de fazer um planejamento: ele é imprescindível para quem quer uma promoção e o sucesso na vida profissional. Não adianta somente desejar ser promovido; deve-se planejar para que isso aconteça, o que inclui identificar pontos fracos e fortes, para saber se posicionar em oportunidades em que obterá valorização.

CURTAS
* A Escola da Magistratura Federal do Paraná também está com as inscrições abertas para o Curso Intensivo Preparatório para o XIV Concurso de Juiz Federal Substituto do TRF4. As inscrições vão até o dia 21 de maio. Informações: (41) 3078-6600.

* O especialista em redes sociais Augusto de Franco realiza palestra hoje às 19h na Fesp. R. Dr. Faivre, 141.

* A Oi abriu processo para estagiários e trainees. São 200 oportunidades em todo país. O recrutamento no Paraná acontece de hoje até quinta-feira na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), das 10h às 20h.

* O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, integrante do Sistema Fiep, realiza Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS 2010). O encontro acontece a partir de hoje no Cietep até quinta-feira.

* A FAE abre inscrições para o vestibular de inverno para os cursos de Administração, Psicologia e Educação Física. Informações: www.fae.edu/vestibular

FRASE
“A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos”
W. A. Peterson