Trabalho em altura agora só com treinamento especial

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Demorou, mas nunca é tarde! Agora é norma e lei: os profissionais que trabalham em altura só podem exercer suas funções com capacitação especial. A determinação partiu do Ministério do Trabalho, impulsionados pelo alto índice de acidentes de trabalho: 49% dos acidentes na construção civil estão relacionados com quedas. A nova regra, que faz parte da NR35 (norma que regulamenta o trabalho em altura no Brasil), tem movimentado o segmento: aumentaram a oferta e a procura de treinamentos.

Aumento na oferta e procura de cursos especiais
Para atender a demanda, a Altiseg, especializada em segurança em altura, aumentou consideravelmente a oferta de cursos. A empresa, situada em Curitiba, já capacitou, somente no primeiro trimestre deste ano, mais de mil profissionais distribuídos em 81 turmas. Segundo Patrícia Santos, diretora executiva da Altiseg, em 25 anos de história, a empresa já capacitou mais de 20 mil profissionais. Os treinamentos tem a duração de 8 horas, 16 horas e 40 horas e abordam assuntos como: Normas e Regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, Sistemas e Procedimentos, Análises de Riscos e Condições Impeditivas, Riscos potenciais, EPIs, Acidentes Típicos, Aprendizados de Nós, Material Suspenso, entre outros. Os cursos são realizados nos Centros de Treinamento (CT) da Altiseg, que ficam localizados na Rua Anne Frank, 2621, no bairro Boqueirão em Curitiba; e Altiseg Filial: Rua Estilo Barroco, 452, Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP).

Pequenas turmas de alta qualidade
Há também a oferta de cursos in company, ou seja, dentro das empresas contratantes. Cada curso é montando de acordo com a realidade da empresa contratante, incluindo conhecimentos para a realização das tarefas diárias e para resgate. Recentemente a empresa fechou contrato com as empresas GVT e Oi para a capacitação de seus funcionários. De acordo com Ibrahim Kleber Saad Pereira, Técnico em Segurança no Trabalho e Gestor Comercial da Altiseg, somente na Oi, são mais de 1.200 profissionais que serão capacitados nos próximos meses em todos os estado do país. Os treinamentos ocorrem em cada capital, utilizando a estrutura do cliente, para as aulas teóricas e práticas, com duração de 16 horas cada turma de 12 participantes no máximo por turma, afirma Ibrahim. Este representa um grande salto do segmento, pois possibilita a quebra de paradigmas e a conscientização por parte das empresas que contam com serviços em altura de que é possível diminuir riscos e acidentes e proporcionar mais segurança aos trabalhadores.

Selo do INMETRO
Este novo passo faz parte de outros tantos que a sociedade parece dar, num esforço conjunto para garantir a segurança do trabalhador em altura. O Inmetro determinou recentemente que os produtos utilizados para trabalho em altura deverão possuir o seu selo. Ela é a primeira empresa do país a receber o selo do INMETRO em seus produtos.
Inscrições e mais informações pelo telefone (41) 3072-9000, ou pelo e-mail treinamentos@altiseg.com.br

Curtas
* O IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná) apresenta o case Ibema no Bovespa Mais nesta quarta-feira, às 19h, no Palacete dos Leões do BRDE. Informações: (41) 3016-2499 inscricao@ibefpr.com.br

* O site de comércio eletrônico CasasBahia.com.br desenvolveu um departamento para venda de produtos específicos de linha industrial, categoria que possui itens com características voltadas à produção e comercialização em grandes quantidades. No site www.casasbahia.com.br/linhaindustrial, o público tem acesso a equipamentos como cervejeiras, chapas e fogões industriais, entre outros, reunindo um sortimento de cerca de 400 itens em 22 categorias.

* Henrique Painhas e Giovana Dorigon, atletas do Clube Curitibano, conquistaram durante o Campeonato Brasileiro de Natação uma vaga para o Mundial Júnior de Dubai e vão se juntar à seleção brasileira.

* As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2013 já estão abertas. Professores de escolas públicas e privadas podem participar da competição que irá eleger as melhores iniciativas em sala de aula que fazem uso da tecnologia para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação no País. Os interessados devem inscrever seus projetos no site https://www.pil-network.com/educators/expert até o dia 30 de setembro.

Frase:
Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.
 (Dalai Lama)