O Brasil, decisivamente, é um país de contrastes, grandes números e, não por acaso, o melhor dos BRIC´s. Dados do IBGE, relativos ao final de 2010, mostra que dos 68,2% de brasileiros ocupados, 23,1% têm como local de trabalho a própria casa.
Novas formas de trabalho e ocupação
Como headhunter e pesquisador na área de capital humano há mais de 25 anos, é um privilégio acompanhar, nesses dados, a evolução (e desaparecimento) das profissões, além de ver a consolidação de novas formas de trabalho e ocupação do talento humano.
Mais 30 milhões trabalham em casa
Não é qualquer país que tem uma população de mais de 30 milhões de trabalhadores que exercem as atividades profissionais, sejam como contratados, prestadores de serviços ou empreendedores autônomos, a partir do próprio domicílio. A pesquisa não deixa totalmente claro se as donas-de-casa foram incluidas na pesquisa. Vale ressaltar que o IBGE passou a contar – pela primeira vez, até onde se sabe – quantos brasileiros optaram por trabalhar no mesmo local onde residem.
Informática nos lares triplicou em dez anos
A mesma pesquisa revelou que a presença do computador nos domicílios triplicou desde 2000, passando de 10,6% para 38,3%. Com certeza, este também é um grande elemento incentivador do crescimento da modalidade do trabalho em casa. Entre as vantagens, o horário flexível e o tempo para se concentrar em atividades intelectuais e de projetos, pode ser ótima opção para as empresas reduzir custos e aumentar produtividade.
Transito caótico incentiva home office
Por outro lado, o trânsito caótico nas grandes cidade impõe uma nova realidade, onde as idas e vindas a reuniões atrasa a produtividade e a obtenção de resultados. Com o ‘inchaço’ das grandes cidades, trabalhar em casa acaba ganhando um reforço por conta da explosão de carros por habitante. Curitiba, nesta aspecto, é a capital campeã em carro por habitante. São os novos tempos que, independente do lugar onde se esteja, o que importa é o resultado. E isso se faz de casa ou no ambiente corporativo convencional. É preciso quebrar paradigmas e resistêncais que ainda persistem em pleno século 21.
Negócios inovadores
Há poucos anos trabalhar em casa era possível para algumas atividades como costura, produção de comida congelada e artesanato. Com o tempo, as perspectivas foram crescendo e hoje inclui atividades criativas, como promoção de eventos, aluguel de som e luz para festas, agência de turismo, escritório de design para sites, criação de jogos para celulares e produção de incensos, velas e aromas. Se você se interessou por alguma dessas atividades, confira no site do Sebre algumas dicas para o seu negócio em casa: www.sucessosebrae.com.br
CURTAS
* O curso de Farmácia da UniBrasil se destaca entre as instituições de Curitiba, assumindo o primeiro lugar entre as instituições particulares de Curitiba, de acordo com o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da UniBrasil, professora Dra. Jane Manfron Budel, o resultado vem consolidar o trabalho desenvolvido ao longo desses cinco anos. A avaliação do Ministério da Educação nos mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade para colocar profissionais bem qualificados no mercado de trabalho. A infraestrutura do curso, o empenho dos alunos, a dedicação dos professores e o trabalho conjunto da Coordenação de Curso, da Direção Acadêmica e da Direção Geral da UniBrasil também foram, segundo a coordenadora, definitivos para o ótimo desempenho alcançado.
* A marca gaúcha Baby Chocolate, que atua com produtos diferenciados para bebês, decidiu apostar no mercado curitibano e inaugurou recentemente duas lojas na capital paranaense. Como o próprio nome sugere, os produtos trazem a temática de doces. Cada um é embalado em formatos exclusivos de confeitos, bolos, tortas e outras delícias,
aguçando os sentidos dos consumidores. Os quiosques da loja estão localizados nos Shoppings Crystal e
*A empresa paranaense SOFHAR, especialista em soluções nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, foi vencedora do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) na categoria Compromisso com a Excelência. O PPrQG é o principal prêmio de qualidade em gestão do Paraná e é promovido pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), e pelo Movimento Paraná Competitivo (MPC).
* A Microsoft Brasil anunciou uma parceria com a Arena do Brasil, prevendo criação de um Fundo de Fomento à Inovação no Brasil. A Iniciativa visa criar legado para a Copa 2014 com o conceito Microsoft Arena Innovation Center em estádios que sediarão os jogos.
* O presidente do SINCAPR (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Paraná), Paulo Pennacchi, homenageou os empresários Antonio Kalil Nicolau e Luiz Antonio Tosin. Ambos possuem mais de 30 anos de atuação no setor atacadista e foram reconhecidos durante jantar de confraternização da entidade, realizada no último dia 25 de novembro no Clube Curitibano.
* A Fullmarting, através de sua divisão Fábrica de Empresas tem desenvolvido com grande sucesso projetos baseados nos 7 Pontos Fundamentais do Marketing Empresarial. O sócio da empresa, Luiz Jardim, incentiva futuros empreendedores a acompanhar importantes depoimentos e referências no site www.fullmarketing.com.br
Frase:
Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Mas pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes
(Jorge Paulo Lemann)