Não é de hoje que a culinária japonesa se tornou uma unanimidade entre as mais apreciadas da gastronomia oriental, sobretudo, pela feliz combinação de alimentação saudável, harmoniosa, de uma apresentação visual de fotografia ao olhar e ao paladar. Com o surgimento de vários estabelecimentos dedicados a esta modalidade, a arte da culinária japonesa pode estar sendo praticada fora das características originais de manuseio e conservação dos produtos, impactando diretamente na qualidade. Com esta consciência e obcecados por qualidade e tradição, os empreendedores Bruno Cerezini e Ernesto Alves (‘Tikinho’), criaram um espaço único em Curitiba.                    

Quais inspiração, motivação e investimentos para o inicio do restaurante?

Bruno Cerezini:

Sou de uma família de empreendedores na área de alimentos comrestaurantes no formato buffet no almoço. Sempre tive facilidade para criar arranjos organizacionais para viabilizar negócios, claro com algum dinheiro e parceria, e aí resolvemos aproveitar o espaço do restaurante da família e passamos a utilizar para culinária japonesa à noite. Assim nasceu o Sushiarte, algo parecido com uma incubadora, além da competência do meu sócio, o ‘Tikinho’.Com um sócio com a experiência como sushi man em São Paulo com os melhores mestres da arte da culinária japonesa, criamos as bases para um negócio que exige respeito no manuseio de alimentos frescos, servidos para poucas pessoas, nada em quantidade que necessite de conservação dos produtos.

Ernesto Alves(Tikinho):

Amotivação principal é o fato de a culinária japonesa ter despertado enorme interesse, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. Em muitos aspectos é muito mais saudável, mas se não forem mantidas algumas tradições milenares, por exemplo, no manuseio e conservação dos alimentos, todo o conceito ‘vai por água a baixo’. Não é possível controlar a qualidade em culinária quando se produz e manuseia para grandes quantidades. Tive o privilégio de trabalhar com os melhores profissionais da arte da culinária japonesa em São Paulo, a exemplo dos mestres Kazuki e Kiyotaka Kimura( me apelidou de Tikinho), entre outros. Tive a oportunidade de conviver na maior diversidade gastronômica do planeta, que é a cidade de São Paulo, e aplico na íntegra as melhores lições desses mestres em Curitiba, a cidade mais exigente do Brasil. Não é por acaso que Curitiba é uma cidade referência em exigência em qualidade e novas tendências. Neste sentido, nosso espaço caiu no gosto dos mais exigentes apreciadores curitibanos.

Como foi pensado o cardápio?

Nosso cardápio foi elaborado com a mais fina arte da culinária japonesa. Temos entradas, temakis, sashimis, uramakis, hot sushi, nigirizushi, hossomaki-gunkan, combinados e pratos quentes. Mais do que ingredientes selecionados e sabores especiais, queremos estabelecer uma experiência gastronômica única, com pratos exclusivos e cuidadosamente elaborados. Por isso, associamos a palavra ‘arte’ à nossa marca porque temos a certeza que é possível haver essa sutil comunicação entre a cozinha oriental e seus apreciadores.

Como foi a formação e a conquista da clientela?

Temos um ótimo relacionamento com pessoas formadoras de opinião em Curitiba, que conhecem e apreciam tradição e qualidade em culinária. Desta forma, o processo de indicação através do ‘boca a boca’ tem sido um dos grandes aliados do nosso negócio. Nosso atendimento é 100% personalizado e trabalhamos bastante com reservas antecipadas. Nosso espaço é pequeno com capacidade para 50 pessoas. Há planos de criar novos modelos a partir deste conceito, mas com toda cautela que os negócios recomendam.

Av dos Estados, 95. Água Verde. Curitiba. www.sushiarte.com.br 41 3022-7704.


 

CURTAS

* Para quem deseja fugir do movimento nos supermercados, uma boa opção para as compras de material escolar é adquirir os produtos online. Com entrega para todo o Brasil, o Extra.com.br oferece itens de papelaria, mochilas, livros didáticos, lancheiras, agendas, calculadoras e muito mais, com preços acessíveis e condições de pagamento facilitadas.

* São José dos Pinhais recebeu no domingo (25) o Circuito Vida Corrida, projeto da Casas Bahia para democratizar as corridas de rua.

* Faça do seu alimento o seu medicamento. Com este pensamento, os irmãos William e Wagner Spirandelli lançaram a loja Curitiba Natural no bairro Água Verde. Produtos como granola, cereais, diet, light, sem glúten e complementos alimentares são encontrados em qualidade superior. Facebook.com./curitiba.natural. Rua Castro, 260.

* Um dos drinks mais tradicionais quando se pensa em verão é, sem dúvida, a caipirinha. Queridinha da maioria dos brasileiros, ela encanta a todos os paladares pela variedade de composição e sabor refrescante e adocicado. Para tornar essa iguaria ainda mais tropical, o Saanga Grill resolveu testar um mix de frutas bem brasileiro. Confira a receita: 1/2 kiwi picado, um maracujá, um lima da pércia picada, morangos a gosto picados, um picolé de fruta, vodka, saquê ou cachaça.


 

FRASE: 

A vanguarda do progresso pertence aos povos que cuidaram da educação do caráter em plano não inferior ao da educação da inteligência.” (Eugenio Gudin  engenheiro e economista)