Hoje sofremos de uma patologia chamada déficit de atenção, porque recebemos por dia milhões de informações e já não temos ouvidos e olhos suficientes para perceber tudo que é relevante para nossa formação profissional.
Mas quero alertar para que, ao menos, preste atenção às informações que circulam pelos veículos de comunicação, sejam jornais, revistas especializadas ou portais. É aí que pode estar seu próximo emprego sua consultoria, sua oportunidade de mudar de profissão.

Perspicácia
De acordo com o headhunter Hamilton Fonseca, nas entrelinhas das boas notícias de economia e negócios existem ricas oportunidades esperando pelos profissionais. “Os executivos precisam usar de inteligência e perspicácia para ir ao encontro delas”, revela.
Na sociedade do conhecimento, está havendo uma mudança de paradigma na maneira como os profissionais buscam novas oportunidades de trabalho ou partem para a  carreira ‘solo’. “A maioria dos profissionais ainda não se posiciona de maneira pró-ativa diante das leituras e análises de tendências de mercado e novos negócios”, avisa.

Classificado de emprego é todo dia
Na hiperconcorrência dos dias atuais, não dá mais para o profissional ficar parado, aguardando chegar o domingo para ler os classificados de oportunidades dos jornais. “É preciso estar muito bem informado e saber capturar dados vitais para a construção de estratégias únicas e inovadoras. É mais inteligente descobrir onde estão as oportunidades e ir ao encontro delas do que esperar que elas sejam apresentadas a você”, orienta Fonseca.
Paralelamente a isso, manter ativa sua rede de relacionamentos e inserir seu currículo nos principais escritórios de headhunters também são medidas importantes.
 
Não basta pulverizar o currículo

Hamilton Fonseca sugere um método inovador aplicado em situações de reposicionamento pessoal e profissional. Através de sessões individuais, ao vivo e virtuais, o profissional faz um balanço da carreira e direciona abordagens incomuns ao encontro das boas e verdadeiras oportunidades. A metodologia utiliza princípios e técnicas da comunicação e do planejamento estratégico associadas ao refinamento de informações de negócios. “Não basta enviar currículos, é preciso criar condições favoráveis para que o empresário ou dirigente se interesse pelo seu diferencial a partir de uma abordagem única e criativa”.

curtas
* A rede UCI Cinemas, presente nos shoppings Estação e Palladium, abre vaga para profissional de vendas na região de Curitiba. O candidato deve ter formação em administração, experiência na área de vendas e eventos e veículo próprio. Informações: www.ucicinemas.com.br no link “Trabalhe na UCI”.

* A coordenadora de Cooperação Institucional e Internacional das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), Roseli Rocha dos Santos, observa que no segundo semestre deste ano a procura pelo intercâmbio acadêmico vem aumentando, especialmente para países como Portugal e Espanha. A UniBrasil possui convênios com faculdades e universidades de países como México, Espanha, Portugal, Peru, Argentina, Cuba, Alemanha e Polônia.

* A Corinfo Soluções Web, de Curitiba, criou uma solução inédita para o setor da construção civil, onde é possível controlar, através de um software totalmente on-line, resultados, logística, estoque, orçamentos, relacionamentos com clientes, fornecedores e até mesmo retirar demonstrativos de fluxo de caixa.

* Começa amanhã, em Foz do Iguaçu, o Fórum Internacional de Administração (FIA). Organizado pelo Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração do Paraná, o encontro vai discutir sustentabilidade como forma de gerenciar negócios.

* A revista Geração Sustentável traz como assunto principal os caminhos para os profissionais do futuro, que deverão estar sintonizados com sustentabilidade e inovação. A reportagem de capa aponta quais são as áreas mais promissoras para se fazer carreira. Informe-se: www.geracaosustentavel.com.br

* Sustentabilidade é a palavra de ordem e gera oportunidades. Prova é showroom da Madeplast, que será inaugurado no dia 14 de setembro para oferecer a solução de madeira ecológica a arquitetos, decoradores e construção civil.

FRASE
“Pessoas que sobem são aquelas que se recusam a se sentar
com os braços cruzados desejando que as coisas mudem.”
Charlos R. Swindoll