Você coloca-se no lugar do outro?

Ana Paula de Carvalho — anapaula@stampanews.com.br

É comum a gente reclamar de tudo nessa vida, da pedra que a gente pisou na rua ao chefe que, queira enxergar ou não, dá o seu melhor. Geralmente, no entanto, nosso ponto de vista sobre o melhor não é o mesmo da outra pessoa.
Você já parou para pensar quanto tempo deixaríamos de desperdiçar se nos colocássemos no lugar do outro?
Dia desses um executivo admitiu durante uma conversa que a posição mais difícil dele numa empresa foi assumir a transição de uma fusão sem demitir ninguém e disse que foi horrível ter tido aquela posição em que as pessoas o encaravam com olhos aflitos.
Nos Estados Unidos – e a tendência é que chegue por aqui – já existem consultores especializados na análise de conflitos e em minimizá-los. O problema é que nunca nos colocamos no lugar do outro, no ponto de vista de outras pessoas, colegas, chefias.
Queremos tudo para ontem e de preferência queremos nos dar bem, levar vantagem em tudo, a tal horrenda Lei de Gérson da qual deveríamos nos envergonhar.

Respeito: já ouviu falar?
Se tudo é selvageria, se pré-julgamos o outro, o que fazer para amenizar o ambiente de trabalho e mesmo pessoal? Esquecemos, muitas vezes, de respeitar a personalidade da outra pessoa. Cada ser nesse infinito planeta é um só, com suas manias, defeitos, qualidades.
Por isso, compreender que o mundo é composto por essa diversidade de personalidades já ajuda a amenizar os conflitos, entendendo que o outro possui variáveis incontroláveis, assim como o negócio em si. As empresas, de modo geral, são formadas por esse ser vivo feito de pessoas, personalidades e pontos de vista diferentes.

Educação é tudo
Muitos dos conflitos de trabalho poderiam ser resolvido apenas com um obrigado, um por favor. Esquecemos de utilizar essas palavras mágicas que abrem as portas para um bom diálogo, o atalho para agregar pessoas ao nosso projeto, a cumprir metas. Liderança tem muita relação com isso, ou seja, abrir o canal para o diálogo, promover uma gestão participativa e que some capacidades.

Fazer o bem pelos motivos certos
O consultor Deni Belotti defende que os princípios de Trate as pessoas da maneira como você gostaria de ser tratado e Faça o que é certo, mesmo quando ninguém estiver olhando originam-se da aplicação dos ensinamentos trazidos pela Bíblia. E assegura que o problema é que, mesmo quando tentamos fazer coisas boas, não podemos estar certos quanto aos nossos motivos. Você pode estar sempre seguro, quando faz algum ato de gentileza para um cliente ou colega de trabalho, e que não está fazendo isso apenas para ganhar o favor deles? Ou, quem sabe, obrigá-los a, no futuro, agir de forma recíproca, retribuindo o ato que você praticou? O que você faz pode realmente ser uma coisa boa, mas as razões para fazê-lo podem ser porque também é bom para você, alerta ele.
Devido a isso, é sempre importante refletir se fazemos o bem pelo bem em si ou esperando retribuição, reconhecimento, evidência. Se esse for o caso, de nada vale se a intenção não corresponder à atitude sem interesses.

curtas

* A jornalista e especialista em Comunicação Organizacional e Marketing, Sulamita Mendes, realiza palestra na quinta-feira em Campo Mourão sobre relacionamento com a imprensa. A apresentação acontece a convite das entidades Sistema Ocepar, Sescoop Paraná e Coamo.

* Lamentável não constar nenhuma instituição de ensino paranaense no Prêmio Jovem Cientista, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Gerdau e Fundação Roberto Marinho. Confira os vencedores no site: www.jovemcientista.org.br.

* A GVT seleciona candidatos nas áreas administrativo-financeira, analista de cobrança e analista de tesouraria. Currículos devem ser enviados para jaqueline.pereira@gvt.com.br.

* O escritório de arquitetura Realiza busca estagiários para os seguintes setores: administrativo, financeiro e arquitetura. Os interessados deverão entregar currículo na Rua Alcebíades Plaisant, 575, Água Verde ou enviá-lo para realiza@realiza.com.

* O Joanah Pink Centro Integrado da Mulher está entre os 10 finalistas selecionados para o prêmio Empreendedor de Sucesso, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Ao todo, 374 empresas se inscreveram para o prêmio e o resultado será divulgado no próximo dia 29, em São Paulo.

* Acontece nos dias 8 e 9 o Fórum de Marketing e Negócios do Paraná, com videoconferência de Michael Porter. Informações: www.forumdemarketingenegocios.com.br

FRASE
Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho
Carlos Drummond de Andrade